Aproveite ao máximo a Galbani!
Pesquisa avançada
O que há na despensa?
X
Ingredientes X

Dicas

Conservação perfeita de ervas aromáticas
Conserve as ervas aromáticas em potes hermeticamente fechados, em um local seco e escuro, pois a luz pode afetar e alterar o seu sabor.

Como conservar folhas de alface durante mais tempo?
Comece por lavar cuidadosamente cada folha, secando-a com um pano de cozinha limpo. Em seguida, forre um recipiente com toalhas de papel e coloque uma camada de folhas, intercalada com as toalhas e terminando com estas. Tampe bem e guarde junto com os vegetais na sua geladeira.

Molho de tomate menos ácido
Para tornar o molho de tomate menos ácido, acrescente uma pitada de açúcar enquanto cozinha.

Como cozinhar a massa como um verdadeiro italiano?
O ponto ideal de cozimento é o que os italianos chamam al dente. Para tal, você deverá verificar o tempo de cozimento do formato da massa. Coloque bastante água em uma panela e leve ao fogo; tempere com um pouco de sal e assim que ferver, coloque a massa e abaixe um pouco o fogo. Depois que a massa estiver cozida, você pode passá-la na água fria para que ela fique solta e pare o processo de cozimento.
Para as massas frescas, siga o mesmo processo, mas lembre-se que o tempo de cozimento é sempre menor do que nas massas secas.
O que significa al dente?
É o termo italiano dado ao ponto ideal de cozimento da massa, em que esta se encontra macia e firme.
Quais são as ervas aromáticas mais utilizadas na cozinha italiana?
Conhecidos por apreciarem uma comida saborosa, os italianos têm ervas aromáticas preferidas com as quais temperam e enchem de sabor os seus pratos, entre elas se destacam: orégano, manjericão, salsa, alecrim e sálvia.

O que é uma Bruschetta?
Trata-se de um aperitivo/entrada – ou antipasto como chamam os italianos, que consiste em uma fatia de pão torrado, temperado com alho e um fio de azeite, tradicionalmente servido com tomate, sal, pimenta e um pouco de manjericão.

Esse prato é bastante diversificado na culinária e nele podem ser acrescentados outros ingredientes, variando de acordo com a imaginação de cada um.

Crostini: o que é?
Originalmente chamado de Crostino, é um aperitivo/entrada italiano muito semelhante à Bruschetta, mas feito com pão Ciabatta, servido com defumados, queijos e vegetais.

Dicas úteis para picar cebola
Para picar uma cebola facilmente, deve ter uma faca afiada. Primeiro, descasque a cebola e retire o pedúnculo. Em seguida, corte verticalmente, ficando com duas metades.

Coloque a metade da cebola sobre uma tábua de cozinha, faça vários cortes no sentido horizontal mas sem chegar ao final da cebola. Depois, faça cortes verticais de cima para baixo, obtendo pequenos cubos. Caso queira um corte mais fino, pique os cubos com movimentos contínuos de vai e vem.

Massa de pizza ao seu gosto
Uma das formas de aromatizar a massa para as suas pizzas é adicionar as suas ervas aromáticas preferidas, frescas ou secas.

Como conservar ervas aromáticas frescas
É muito importante manter o sabor das ervas aromáticas, especialmente quando as colhe do seu jardim ou as compra frescas.

É possível congelar ervas como manjericão, hortelã, salsa ou coentro. Para isso, lave-as bem e escorra o melhor possível (pode passá-las levemente por toalhas de papel para que fiquem intactas). Depois,
espalhe-as em sacolas de plástico e leve ao congelador, mantendo-as deitadas. Quando estiverem
congeladas são fáceis de usar; basta cortar os pedaços e usar nas receitas.

O seu azeite pode ser original
É possível aromatizar o azeite com os sabores que você mais gosta. Basta esquentar ligeiramente o azeite em fogo baixo até ferver e colocar as ervas a seu gosto como manjericão, salsa ou coentro. Depois, deixe esfriar, triture no liquidificador, passe por uma peneira e guarde em um frasco hermético. E assim, terá o seu azeite original, pronto e sempre à mão.
Pão bem conservado
Deve-se conservar o pão em um local seco e fresco ou congelá-lo para usar sempre que quiser, deixando-o descongelar à temperatura ambiente.
Descascar tomates? Fácil!
Há uma técnica ideal para tomate bem maduro: deve-se fazer um corte em forma de cruz na base do tomate e mergulhá-lo em água bem quente, durante cerca de 1 minuto. Em seguida, basta retirar a pele.
Como conservar molhos
Coloque o molho quente em um recipiente e deixe-o esfriar à temperatura ambiente. Quando estiver frio, tampe e leve-o à geladeira. Uma camada de gordura superficial irá se formar e deverá ser removida apenas quando for utilizar o molho.
Como limpar cogumelos
Deve-se evitar lavar os cogumelos frescos pois eles são porosos e absorvem água. Assim, deverá ser
utilizado um pincel ou escova própria para os limpar. Caso necessite lavá-los, faça-o de forma rápida,
passando por água e depois envolva-os em um pano seco.
Se precisar retirar os talos dos cogumelos, não os desperdice, pois são excelentes para recheios e para
aromatizar caldos (de peixe, carne ou mesmo legumes).