21 de novembro de 2024
Lasanha de carne moída preparada com massa fresca pronta e recheada com uma carne moída de patinho refogada na cebola com vinho branco, leite, tomate pelado e molho bem encorpado. Em seguida, um molho bechamel preparado com leite, farinha de trigo, manteiga, noz moscada e Parmigiano Reggiano Galbani é adicionado. O queijo Parmigiano Reggiano Galbani é utilizado para gratinar a lasanha no forno como finalização.
Veja também: Receita de Lasanha de Frango com Cogumelos
A lasanha de carne moída com queijo apresenta como toque especial o molho bechamel, preparado com farinha de trigo, manteiga, queijo parmigiano reggiano e temperos. Também chamado de molho branco, ele traz uma textura cremosa e um sabor suave para o prato. O segredo para deixá-lo bem homogêneo é usar um batedor de arame, pois o utensílio evita que a massa fique empelotada. Além disso, deixe para adicionar o queijo parmigiano reggiano por último e lembre-se de mexer bem até que a mistura engrosse.
A receita original de lasanha de carne moída leva vinho branco em seu preparo. A bebida dá mais sabor e equilibra a acidez do prato, tudo isso sem se sobressair ao gosto da carne. Pinot Grigio e Sauvignon Blanc são boas indicações de vinho branco para usar no cozimento da lasanha de carne moída.
Veja também: Lasanha de ricota com espinafre e bacon
A tradicional lasanha de carne moída leva queijo parmigiano reggiano. Assim como a receita, o laticínio tem uma posição de destaque na culinária italiana. Ele foi criado por monges italianos que viviam próximo ao rio Pó no século XI. Até hoje, apresenta um processo de produção minucioso, com direito a vacas selecionadas e ao menos 12 meses de maturação. Hoje em dia, o produto só recebe esse nome se tiver o selo DOP (Denominação de Origem Protegida), garantia de que foi fabricado pelos produtores italianos autorizados.
O queijo parmigiano reggiano é perfeito para a receita de lasanha de carne moída por seu sabor marcante. Primeiro, ele deve ser adicionado no molho bechamel, pois é bem encorpado e traz um toque de intensidade para a mistura. Já a sua segunda função na lasanha de carne moída é gratinar. Graças ao seu toque frutado, fica uma delícia quando derretido no forno.
O Queijo Parmigiano Reggiano Galbani apresenta um sabor de alta intensidade e, ao mesmo tempo, delicado no paladar. Levemente adocicado e frutado, ele tem ainda textura ligeiramente quebradiça, o que garante uma crocância deliciosa. O Queijo Parmigiano Reggiano Galbani apresenta o selo DOP, que atesta sua produção italiana e a qualidade de fabricação seguindo as normas do Consorzio del Formaggio Parmigiano.
Veja também: 7 curiosidades sobre o parmigiano reggiano.
A lasanha de carne moída com queijo é bem robusta graças à presença da carne e do molho bechamel. Por isso, os vinhos mais encorpados são os mais indicados para acompanhar o prato, seja num almoço em família ou em um jantar especial a dois. Rótulos feitos a partir das uvas Cabernet Sauvignon e Malbec harmonizam bem com a lasanha de carne moída. Outras sugestões que podem combinar são Chianti ou Carmenére.
É impossível não lembrar da lasanha de carne moída quando pensamos na culinária italiana! Considerado o prato preferido de muitas pessoas, ele tem um sabor único que consegue juntar o tempero da carne com a maciez especial da massa. Acredita-se que a lasanha tenha surgido na Idade Média em Nápoles, região da Itália. O nome lasanha teria sido inventado como uma referência ao “lagnon”, uma receita de “bolo grego” criada na Antiguidade que lembra a receita italiana.
A primeira lasanha tinha um formato diferente da que conhecemos hoje, com tiras bem fininhas preparadas na água al dente. O recheio normalmente era de queijo e legumes, sendo que a carne moída foi incluída mais tarde. Porém, existe uma grande polêmica na história da lasanha: no século XXI, os ingleses tentaram reivindicar a criação da receita. Eles afirmaram que, no reinado do Rei Ricardo II, já existia um prato no país chamado “loseyns” que seria uma versão original da lasanha. Não dá para saber qual é a história verdadeira, mas é fato que a culinária italiana foi a responsável por aprimorar a receita e impulsionar sua popularidade mundo afora, incluindo no Brasil.