Queijo fundo direito Queijo fundo direito

8 dicas para montar uma tábua de frios irresistível para o Natal e Ano Novo

16 de dezembro de 2024

Por Galbani

Na imagem, há uma tábua redonda de frios com queijos, embutidos e azeitonas

A tábua de frios é uma excelente opção de entrada para a ceia de Natal ou comemoração de Ano Novo. Ela é fácil de ser preparada, rende bastante e agrada qualquer paladar com sua variedade de alimentos. Por isso, é a solução ideal para que os convidados degustem aperitivos deliciosos antes do prato principal da ceia. 

A seguir, veja como montar uma tábua de frios irresistível! 

1. O que colocar em uma tábua de frios? 

O primeiro passo de como montar tábua de frios – chique ou simples – é sempre determinar quais ingredientes serão utilizados. Existem 5 categorias essenciais que não podem faltar:

  • Queijos: o carro-chefe da tábua de frios. A dica é optar por queijos diferentes entre si, apostando em texturas e sabores variados, como queijo brie, parmesão, grana padano e gorgonzola. 

  • Embutidos e curados: ajudam a complementar os frios com sabores marcantes. Os embutidos incluem salame, mortadela e presunto, enquanto os curados têm como principais exemplos o bacon em fatias, presunto cru e o pastrami

  • Acompanhamentos: entre os coadjuvantes da tábua de frios, entram os alimentos que complementam os sabores dos outros, como grissinis, torradas, castanhas, geleia, patê e frutas.

  • Pães: os pães limpam o paladar e combinam com os frios e outros componentes da mesa. A dica é apostar em tipos de diferentes sabores e texturas, como o pão australiano, sourdough e o de queijo provolone gratinado

  • Geleia, molhos e patês: com uma consistência cremosa, eles são a combinação perfeita para pães e petiscos salgados. Escolha opções como geleia de bacon, pasta de azeitona preta e molho de alho, geleia de damasco e geleia de frutas vermelhas, patê de ervas finas.

Por fim, outra dica é investir no Creme de Ricota Galbani, que traz o sabor do verdadeiro queijo fresco, combinando com os outros frios da mesa. Sua textura é bem cremosa e deliciosa.

2. Quais os melhores queijos para tábua de frios? 

Na hora de escolher os queijos para a tábua de frios, tente escolher ao menos 3 opções diferentes. O ideal é que tenham consistências variadas: macia, dura e semidura. Isso promove uma maior riqueza de sabores ao paladar ‘uma boa variedade de alimentos no evento. Veja algumas indicações de queijos para tábua de frios e suas principais características:

  • Queijos macios: mussarela (suave), queijo brie (intenso) e camembert (cremoso).
  • Queijos semiduros: provolone (levemente picante), Emmental (toque frutado) e Gouda (mais adocicado).
  • Queijos duros: Grana Padano (toque amendoado), queijo parmesão (textura mais crocante), Parmiggiano Reggiano (super intenso) e Pecorino (aromático). 

Veja também: Qual queijo usar na tábua de frios? 

3. Aposte em queijos italianos para uma tábua de frios sofisticada 

A qualidade dos ingredientes faz toda a diferença em uma tábua de frios chique. Até mesmo as versões mais simples ganham um toque especial caso os produtos sejam mais elaborados. Por isso, sempre prefira queijos de alta qualidade em sua mesa de frios. Os queijos da Galbani, marca nº1 da Itália, trazem o melhor do sabor italiano para as casas brasileiras.

Queijo Mussarela Galbani apresenta um delicado sabor suave que promove maciez ao paladar. Já o Queijo Parmesão Galbani tem uma textura crocante e um toque levemente adocicado, garantindo uma rica experiência gastronômica. O Queijo Parmigiano Reggiano Galbani, por sua vez, possui uma intensidade acentuada e é famoso por seu sabor que fica entre o doce e o picante. Por fim, o Grana Padano Galbani tem um maravilhoso toque frutado que garante uma explosão de sabores ao paladar. 

4. O corte certo de queijo faz toda a diferença na mesa de frios  

Você sabia que existe um jeito certo de cortar queijo? O ideal é que cada pedaço do laticínio apresente uma parte da casca e do seu centro, pois isso valoriza seu sabor. Pode parecer um detalhe pequeno, mas que faz toda a diferença na hora de servir a tábua de frios na ceia de Natal ou no ano novo. Veja algumas dicas de como cortar queijo:

  • Queijos triangulares devem ser cortados em lascas irregulares (Parmigiano Reggiano, parmesão e Grana Padano)
  • Queijos redondos devem ser cortados em triângulos (Brie e Camembert)
  • Queijos retangulares devem ser cortados em fatias retangulares (Mussarela e queijo prato)
  • Queijo cilíndrico deve ser cortado em rodelas ou em cubos (Provolone)

5. Quais as melhores carnes e acompanhamentos para tábua de frios?

A escolha das carnes é outro passo importante na hora de montar uma mesa de frios e petiscos simples ou chique. Dentre os embutidos, os mais indicados são o salame, a mortadela, o presunto e a linguiça. Já os curados mais recomendados são presunto cru, bacon, pastrami, copa e toucinho. Para uma mesa de frios e petiscos simples, você pode optar por 2 embutidos e 2 curados. Já uma tábua de frios chique fica mais completa com ao menos 3 opções de cada tipo de carne. 

Quanto aos acompanhamentos, vale apostar em opções variadas que sejam fáceis de petiscar e combinem com o restante da mesa. Alguns exemplos são: castanhas, uvas, figos, azeitonas, pedaços de manga, torradinhas, grissini e cream cracker. Para uma mesa de frios e petiscos simples, você pode optar por 3 acompanhamentos, mas dá para investir em mais opções se quiser uma entrada mais sofisticada. Além disso, é possível inovar na tábua de frios chique com bruschettas e bolinhos especiais, como arancini e bolinho de bacalhau.

6. Organize a mesa de frios de forma sofisticada

  • Seja uma tábua de frios simples ou chique, a arrumação da mesa é fundamental para garantir a melhor experiência aos convidados. O preparo começa desde a escolha da tábua, que pode ser redonda, retangular, longa ou mais curta. 

  • Na hora de dispor os alimentos, tenha o cuidado para que eles não encostem demais uns nos outros porque pode acabar comprometendo o sabor. A dica para otimizar o espaço é dobrar os frios e apostar nos cortes já mencionados. 

  • Outra sugestão é dispor frutinhas, como uvas e morangos, na ornamentação da tábua de frios. A refeição já começa com os olhos e uma decoração bonita consegue deixar a mesa ainda mais irresistível!

7. Como calcular a quantidade de tábuas de frios? 

Para muitos, a parte mais difícil de como montar uma tábua de frios é calcular a quantidade de comida ideal para não ter desperdício e ninguém ficar com fome. No geral, deve-se calcular 300g por pessoas divididos em 200g de frios e 100g de acompanhamentos. Isso significa que, em média, cada indivíduo come 100g de queijo, 100g de embutidos/curados e 100g de pães e outros acompanhamentos (os molhos não entram nessa conta e devem ser distribuídos de acordo com a quantidade de comida no total). 

O número não é exato, já que existem pessoas que comem mais e outras menos. Além disso, deve-se levar em conta as escolhas pessoais: quem é vegetariano, por exemplo, não come embutidos, então vale aumentar a quantidade de queijos para essa pessoa. Porém, essa média ajuda a simular mais ou menos quanto você deve comprar de comida para que sua tábua de frios seja um sucesso.

8. O que combina com tábua de frios? Escolha vinhos que harmonizam com os ingredientes

Uma tábua de frios merece um delicioso vinho para acompanhar! O queijo combinado com a bebida promove uma explosão de sabores deliciosos e marcantes. O ideal é escolher mais de um rótulo, principalmente se o número de convidados for grande. Essa variedade também é importante porque cada queijo combina melhor com um tipo de vinho

Se você é fã de tintos, a dica é apostar em rótulos de corpo médio e levemente frutados, pois eles harmonizam bem com queijos duros e semiduros de sabores intensos. Cabernet Sauvignon e Malbec são ótimos exemplos que se encaixam nessas características. Os vinhos brancos, no geral, combinam bastante com qualquer tipo de queijo. O Chardonnay é encorpado mas, ao mesmo tempo, suave. Isso faz com que ele harmonize bem com queijos mais leves e dá um contraponto à intensidade do tinto. 

Outra sugestão é apostar em cervejas e drinks variados para complementar a tábua de frios. Essas bebidas também combinam com os queijos e embutidos e são uma boa alternativa para convidados que não são chegados a vinho. 


Veja também: O que harmoniza com queijo Grana Padano?

Creme de Ricota

Saiba mais

Queijo Mussarela Fatiado

Saiba mais

Queijo Parmigiano Reggiano

Saiba mais

Grana Padano

Saiba mais

Queijo Parmesão fracionado

Saiba mais
Queijo fundo esquerdo

Produtos

Queijo fundo direito