Queijo fundo direito Queijo fundo direito

Onde guardar o queijo ralado depois de aberto?

16 de dezembro de 2024

Por Galbani

Na imagem, há um potinho preto com queijo parmesão ralado

Ter um pouquinho de queijo ralado em casa pode ser a salvação na cozinha! Ele ajuda a incrementar a finalização do macarrão, é prático no preparo de molhos, fica delicioso quando gratinado em massas e pães e ainda pode ser usado em uma grande variedade de receitas. Mas afinal: qual o jeito certo de guardar o queijo ralado? 

A conservação adequada de um laticínio é extremamente importante pois prolonga sua vida útil e mantém suas características originais. Por outro lado, o mau armazenamento pode tornar o produto impróprio para consumo muito mais rápido. Quando o queijo já foi aberto, é ainda mais importante tomar esse cuidado, já que ele fica naturalmente mais exposto aos agentes externos. Descubra a seguir qual a melhor forma de guardar queijo ralado depois de aberto! 

Veja também: Como conservar queijo parmesão?

Como conservar o queijo ralado depois de aberto?

Qualquer queijo pode ser ralado (com exceção dos frescos), sendo que o queijo parmesão é o mais comum por ter uma textura naturalmente dura e crocante que facilita esse corte. Seja um queijo parmesão ralado ou qualquer outro, o ideal é sempre guardá-lo na geladeira. O ambiente refrigerado permite maior controle das propriedades do produto, preservando sua vida útil por mais tempo. 

No caso do queijo ralado em saquinhos, basta fechar bem a embalagem e guardar na geladeira. Já se for um queijo ralado fresco (que você mesmo ralou a partir de uma peça), a dica é armazenar o laticínio dentro de potes de vidros ou sacos com fechamento hermético e colocar na geladeira. A dica vale tanto para o queijo parmesão ralado quanto para o mussarela, o Parmigiano Reggiano, o Grana Padano ou qualquer outro que esteja nesse corte.

Veja também: Como escolher queijo parmesão no supermercado? 

Posso guardar queijo ralado no congelador? 

O ideal é não congelar queijo parmesão para evitar mudanças em suas características, já que naturalmente surgem algumas diferenças após o descongelamento. Porém, caso você tenha comprado uma quantidade muito grande e não teve tempo para consumi-lo, pode congelar queijo ralado seguindo alguns cuidados. 

Caso ele esteja fechado, deve-se armazenar na embalagem original; se estiver fechado, coloque o produto em sacos próprios para freezer ou em um pote hermético. Vale ressaltar que o queijo parmesão em peça não deve ser congelado inteiro: o ideal é ralar todo o laticínio e, então, levar ao congelador. Esse cuidado evita diferenças muito bruscas entre o interior e o exterior do queijo. 

Veja também: Qual a maneira certa de cortar queijo?

E qual o jeito certo de guardar o queijo parmesão em peça? 

Se você comprou o queijo parmesão em peça (para ralar depois ou comer sozinho), existem duas possibilidades de armazenamento. Por ser um tipo de queijo duro e curado, ele pode ser guardado fora da geladeira sem problemas, desde que fique na embalagem original. Opte sempre por um local arejado, seco e de temperatura agradável. A segunda possibilidade é colocar o queijo parmesão em peça na geladeira, que também ajuda a preservar suas propriedades.

Porém, se o queijo parmesão já estiver aberto, não há dúvidas: envolva o produto em um plástico filme ou coloque-o em um pote hermético e guarde-o na geladeira. A embalagem aberta facilita o contato do laticínio com o ar, o que pode causar mudanças nas suas características. Por isso, sempre deixe o queijo aberto na geladeira.

Como guardar queijo na geladeira? Saiba o melhor local dentro do refrigerador para armazenar frios ralados

Muita gente tem o costume de guardar queijo ralado nas prateleiras da porta da geladeira, mas você sabia que isso não é o ideal? Essa parte do refrigerador é a que mais entra em contato com o meio externo, já que a porta é aberta com frequência. O recomendado é guardar o queijo parmesão ralado ou em peça na gaveta de frutas e legumes, pois essa é a parte mais úmida e menos fria da geladeira. Já no caso do queijo mussarela ralado, o ideal é guardar nas prateleiras do meio. Esse tipo de laticínio é mais macio que o parmesão e precisa ficar um pouco mais perto da saída de ar, mas não tanto a ponto de causar ressecamento.

Quanto tempo o queijo ralado aberto dura na geladeira? 

O queijo parmesão ralado aberto dura, em média, 15 dias na geladeira. Já os queijos Parmigiano Reggiano e Grana Padano ralado podem ser conservados por cerca de um mês, já que passam por uma maturação mais longa. Por fim, o queijo mussarela ralado dura de 5 a 8 dias na geladeira. Vale ressaltar que, para essas médias de tempo funcionarem, é preciso seguir todos os cuidados essenciais para o bom armazenamento. Lembre-se também de sempre checar a data de validade na embalagem do produto. 

O Queijo Parmesão Ralado Galbani, marca número 1 de queijos na Itália, já vem em uma embalagem que proporciona ótima conservação do produto. O produto traz um delicioso sabor intenso e levemente adocicado para as mais variadas receitas. O Queijo Parmesão Ralado Galbani oferece praticidade para o dia a dia e dá um gostinho crocante delicioso para qualquer ocasião. 

Queijo Parmesão Ralado

Saiba mais
Queijo fundo esquerdo

Produtos

Queijo fundo direito