25 de outubro de 2024
Risoto de camarão preparado com arroz arbóreo, camarão, vinho branco, manteiga, tomate, queijo parmesão e creme de ricota. Finalizado com cebolinhas picadas e queijo parmesão.
A receita de risoto de camarão é daquelas que roubam a cena com seu sabor fresco e consistência cremosa. Ele é um dos variados tipos de risoto que existem por aí, clássico da culinária italiana que foi inventado há muito tempo atrás. Acredita-se que a receita tenha surgido no século XI na região da Lombardia, na Itália. Na época, havia muitos árabes no local, que introduziram o arroz na culinária do país. A receita de risoto foi se desenvolvendo aos poucos até chegar no Risoto Alla Millanese, versão mais famosa e que deu origem a todas as outras.
Dizem que o prato surgiu em Milão após um acidente. O mestre Valério de Fiandra, que pintava os vitrais da catedral, estava usando açafrão para conseguir uma coloração amarelada quando acabou deixando cair um pouco no risoto que seria servido mais tarde durante o casamento de sua própria filha. O que era um erro acabou se tornando sucesso e todo mundo adorou a combinação. Hoje em dia, o risoto pode ser preparado de diversas maneiras: de queijo, funghi, legumes, frango e, é claro, o adorado risoto de camarão.
Veja também: 10 pratos para ter uma verdadeira experiência gastronômica na Itália
O que faz do risoto de camarão uma receita tão diferente do arroz tradicional é sua cremosidade característica. Um dos principais segredos para chegar nessa consistência está na escolha do arroz, que deve ser sempre o arbóreo ou carnaroli. Eles apresentam uma maior quantidade de amido, o que garante maior cremosidade ao prato. O vinho também é importante porque, dentre outras funções na receita, estimula a liberação de amido no arroz, promovendo uma consistência ainda mais cremosa.
Outra técnica importante para dar cremosidade ao risoto de camarão é a mantecatura. O método consiste em desligar o fogo, esperar cerca de 2 minutos e adicionar manteiga gelada na panela, para depois mexer bem os ingredientes e garantir que o prato fique ainda mais cremoso. A adição de creme de ricota é outra dica extra para garantir essa consistência típica de risoto. O derivado do leite é naturalmente macio e pastoso, o que dá mais cremosidade ao prato italiano.
Além de ajudar na liberação de amido do arroz, o vinho no risoto de camarão tem um papel importante no equilíbrio da acidez. A bebida alcoólica também traz mais aroma ao prato, tornando-o ainda mais rico. Os melhores vinhos para a receita de risoto de camarão são os brancos e secos, como Sauvignon Blanc e Chardonnay.
Veja também: 5 segredos italianos para fazer o risoto perfeito
A escolha dos ingredientes é um passo fundamental para trazer o melhor dessa receita. Risoto de camarão é um prato delicado que precisa dos produtos de maior qualidade para garantir um resultado perfeito. O Creme de Ricota Galbani, marca nº1 de queijos na Itália, traz o sabor suave do verdadeiro queijo fresco, além de uma consistência extremamente cremosa que faz a diferença no resultado final do risoto. Existe ainda o Creme de Ricota Galbani Light, que tem as mesmas propriedades e traz uma redução de gorduras.
A Manteiga Galbani é outro produto de cremosidade incomparável, além de garantir um sabor refinado e de excelência para a receita. Na hora da finalização do prato, vale apostar no Queijo Parmesão Ralado Galbani, que apresenta uma textura crocante deliciosa. Ele tem ainda um sabor intenso e levemente adocicado, garantindo um gostinho especial ao risoto de camarão.
Veja também: Qual queijo usar para risoto?
Depois de aprender como fazer risoto de camarão, é hora de aprender a harmonizar o prato com vinhos! Afinal, toda receita italiana fica ainda melhor quando acompanhada dessa bebida deliciosa. No geral, pratos com frutos do mar combinam bem com vinhos brancos e mais leves, que enfatizam a refrescância da receita. O Chardonnay e o espumante Prosecco são duas opções que harmonizam com o risoto de camarão, trazendo uma experiência gastronômica ainda mais rica e saborosa.