Queijo fundo direito Queijo fundo direito

Grana padano: o que é? Saiba tudo sobre a origem e características do queijo italiano

17 de outubro de 2024

Por Galbani

Queijo parmesão Grana Padano cortado em fatias em cima de tábua

O queijo DOP mais consumido do mundo é complexo em sabores, tem um processo de maturação relativamente rápido até chegar na versão que conhecemos (e amamos) e possui muitas especificidades em sua elaboração que o tornam exclusivo e praticamente um coringa na cozinha. Conheça tudo sobre ele aqui!

O grana padano não só é um queijo extremamente saboroso e com atributos únicos que o diferenciam do restante, ele também é o primeiro queijo duro do mundo. Sua origem remete à aproximadamente cinco milênios nos arredores de Milão, na Itália, desenvolvido por monges de um mosteiro que continua suas atividades até os tempos atuais.

Com uma grande popularidade, o grana padano figura nas principais listas de laticínios mais consumidos no mundo, muitas em primeiro lugar, devido à sua versatilidade de utilização, podendo ser incorporado em diversas receitas, além de consumido como uma entrada ou petisco.

Desde 1996, ele recebeu a renomada Denominação de Origem Protegida (DOP), uma certificação da União Europeia que é praticamente uma “patente” dada a determinados produtos da agroindústria, reconhecendo seu valor cultural para a culinária típica local e também limitando os lugares onde pode ser produzido.

Qual é a origem do grana padano?

Sua produção tem origem na Itália, especificamente na área territorial que cruza o país popularmente conhecida como Vale do Pó ou Planície Padana — daí seu nome, que explicaremos mais tarde —, composta por cinco regiões onde a fabricação é autorizada: Piemonte, Lombardia, Veneto, Emilia Romagna e Trentino Alto Adigio. Juntas, elas possuem em torno de 32 províncias que têm essa permissão.

O que significa grana padano?

Em uma referência à região em que é produzido desde a sua origem, conforme dissemos anteriormente, o nome “padano” se deve à nomenclatura da Planície Padana. E “grana”, que significa “granuloso” em italiano, é praticamente uma descrição da textura do queijo.

Como é feito o grana padano?

Para fazer o grana padano, as grandes empresas que são referência, como a Galbani, costumam utilizar apenas 4 ingredientes, são eles: leite de vaca, sal, coalho e a enzima lisozima, responsável por controlar o surgimento de fermentações fora do comum que possam causar a produção de gases nos queijos.

O leite, parcialmente desnatado por processos naturais, o coalho e um pouco do soro desse leite após seu repouso no processo de pré-produção, são misturados e colocados para descansar por no máximo 70 minutos até ser enformado. A partir daí, essa massa é conservada sem movimentação por no mínimo 48h, quando é colocada em salmoura, feita com água e sal, por um período entre 14 e 30 dias.

Passado esse tempo, os queijos são colocados em prateleiras, onde são envelhecidos numa temperatura que varia de 15ºC a 22Cº por, pelo menos, 9 meses, que costuma ser o tempo para o queijo chegar em sua formatação exata..

Qual o sabor do grana padano?

Este queijo é considerado um queijo duro, por fora e por dentro, com forma de tambor, casca dura e cor amarelo forte. Por dentro, ele tem uma coloração mais clara e um sabor mais adocicado, frutado e fresco, com um derretimento simples, podendo ser consumido em pratos ou em pedaços do corte direto.

Quais são os benefícios de incluir o grana padano na alimentação?

Com abundância das vitaminas A, B e D, que têm ação antioxidante, imunológica e colaboram para a saúde epitelial, capilar e ocular, respectivamente, o grana padano possui muitos benefícios para o bem-estar físico de quem o consome. Por possuir também concentração de zinco e selênio, ele é um aliado para o equilíbrio do sistema nervoso.

Além disso, o grana padano tem uma alta taxa de cálcio, que acelera o metabolismo e auxilia no combate ao ganho de peso, assim como no fortalecimento dos ossos e cartilagens, prevenindo doenças degenerativas.

Qual é a diferença entre grana padano e parmesão?

Essa talvez seja uma das perguntas mais frequentes que envolvem o grana padano, já que ele possui características bem semelhantes ao parmesão, como a textura granulosa, e muitas vezes pode ser confundido com esse outro queijo por consumidores de paladar mais leigo.

Acontece que suas produções possuem particularidades que os diferenciam bastante entre si, principalmente aquelas que envolvem os próprios ingredientes, a alimentação das vacas produtoras do leite utilizado na massa e o tempo de maturação, por exemplo. 

O Parmigiano Reggiano produzido na Itália é feito com leite de vaca, sal e coalho, enquanto o grana padano tem mais um item, que explicamos acima. Ainda, os animais que fornecem o leite para o primeiro se alimentam de feno e pasto apenas, ao passo que os produtores do material para o segundo comem silagem de milho.

Enquanto o grana padano precisa de pelo menos 9 meses para ser maturado, o parmesão exige um período de, no mínimo, 12 meses. Já no sabor e consistência, o grana é mais macio e tem um gosto mais adocicado e menos picante que o Parmigiano Reggiano, assim como menos gordura em sua composição.

Queijo fundo esquerdo

Produtos

Queijo fundo direito