Queijo fundo direito Queijo fundo direito

Qual a diferença entre Grana Padano e Parmigiano Reggiano?

17 de outubro de 2024

Por Galbani

Pedaço de queijo grana padano em peça e ralado

O Grana Padano e o Parmigiano Reggiano (o famoso parmesão original) são dois queijos conhecidos e apreciados em todo o mundo. Ligados fortemente à tradição gastronômica italiana, ambos podem ser usados em uma variedade de pratos – desde saladas, molhos e sopas até risotos, gratinados e massas.

Embora apresentem uma série de características em comum, como o formato, a textura granulada e o sabor marcante, os dois queijos têm alguns atributos que os diferenciam claramente. Abaixo, destacamos as principais diferenças entre o Grana Padano e o Parmigiano Reggiano, para você saber escolher o queijo italiano ideal na hora de executar suas receitas. Acompanhe com a gente!

Grana Padano e Parmigiano Reggiano são produzidos em áreas distintas

A primeira diferença entre o Grana Padano e o Parmigiano Reggiano se refere à região onde os dois queijos são produzidos na Itália. Cada um tem a sua própria certificação DOP (Denominação de Origem Protegida), com uma área geográfica detalhadamente definida, o que garante a autenticidade e a qualidade dos produtos.

O Parmigiano Reggiano pode ser produzido em todas as províncias de Parma, Reggio Emilia e Módena, além de partes da Bolonha e Mantova. Já a área de produção do Grana Padano é maior e inclui 32 províncias localizadas em cinco regiões diferentes: do Piemonte ao Vêneto, passando pela Lombardia e Emilia-Romagna. O Grana Padano DOP produzido no Trentino, em particular na província de Trento, é denominado Trentingrana ou Grana del Trentino.

O sabor e textura do Grana Padano e do Parmigiano Reggiano

O Grana Padano amadurece mais rapidamente que o Parmigiano Reggiano, sendo produzido em três estágios de maturação: 9 a 16 meses, quando apresenta um sabor doce e delicado, textura mais mais e tom amarelo-claro; 16 a 20 meses, quando fica mais granulado, com notas de manteiga e frutas secas; e mais de 20 meses, quando possui um sabor amanteigado mais presente.

Já o Parmigiano Reggiano é envelhecido por, no mínimo, 12 meses. Uma de suas características mais notáveis é o sabor mais intenso, mais complexo, mais aveludado e mais salgado do que o Grana Padano. Quanto mais longa a maturação, maior será a intensidade de sabor ao paladar.

O tempo de maturação também modifica inevitavelmente o nível de granulação que, no caso do Parmigiano Reggiano, tende a ser superior ao do Grana Padano. A textura do Grana Padano é frequentemente descrita como mais cremosa e elástica, especialmente quando está na primeira fase de maturação.

O queijo Grana Padano tem menor quantidade de gordura

Ao contrário do Parmigiano Reggiano, que é composto por uma parte de leite integral e uma parte de leite desnatado, o Grana Padano contém apenas leite desnatado. Isso significa que o Parmigiano Reggiano apresenta uma maior quantidade de gordura, enquanto o Grana Padano é mais magro.

Diferença nas raças e alimentação das vacas leiteiras

Outras diferenças importantes surgem já na fase de produção da matéria-prima. No caso do Parmigiano Reggiano, a regulamentação exige que as vacas leiteiras sejam alimentadas apenas com forragens – frescas ou feno –, sobretudo sem silagem (processo que envolve o armazenamento e fermentação de vegetais). Para a produção do queijo, quatro raças de animais são permitidas.

Com o queijo Grana Padano, porém, os animais podem ser alimentados tanto com  forragens frescas ou secas quanto com silagem (principalmente de milho). Na produção do Grana Padano, é permitido o uso de Lisozima, uma enzima natural extraída dos ovos, que serve para inibir fermentações indesejadas do processo de silagem. Apenas duas raças de gado leiteiro são admitidas na cadeia de produção.

Para que serve o Queijo Grana Padano e o Parmigiano Reggiano?

Por conta do perfil de sabores, o Grana Padano é mais comumente usado na culinária em geral, enquanto o Parmigiano Reggiano é mais frequentemente ralado em cima de um prato para dar um toque final – mas isso não é regra.

Os dois queijos ficam uma delícia em pratos gratinados, sobre saladas e na preparação de massas, molhos e risotos. O Grana Padano, em particular, é uma ótima opção para compor uma bela tábua de queijos e frios.

Para garantir a qualidade de suas receitas, o Grana Padano e o Parmigiano Reggiano precisam ter a expertise italiana da Galbani, a marca número 1 de queijos na Itália. Com presença global em mais de 100 países, incluindo o Brasil, a Galbani se destaca pela excelência e paixão na produção de queijos italianos autênticos

Queijo fundo esquerdo

Produtos

Queijo fundo direito