O queijo mussarela é o mais consumido do Brasil e é popular no mundo todo. Por ser bem levinho e saboroso, além de ter um valor mais acessível, é a escolha preferida de muitas pessoas para comer no café da manhã ou no lanche da tarde. A mussarela tem uma grande vantagem de combinar bem com diferentes alimentos. Além disso, também pode ser usada nos mais variados tipos de receita, das salgadas até as doces.
Mas afinal, o queijo mussarela é saudável? Muitas pessoas se perguntam se realmente vale a pena comer esse laticínio do ponto de vista nutricional. Confira a seguir quais são os benefícios da mussarela, se ela pode ser mesmo considerada um alimento saudável e como incluí-la na dieta.
Benefícios do queijo mussarela
Existem muitos benefícios no consumo da mussarela. Trata-se de um queijo bastante rico em proteínas. Esse nutriente tem papel fundamental em diferentes funções essenciais para a vida, como produção de energia e impulsionamento do sistema imunológico.
O queijo mussarela também é rico em cálcio, que ajuda no fortalecimento dos ossos. Além disso, é uma boa fonte de gorduras boas. Um exemplo é o ômega 3, que atua como anti-inflamatório, ajuda na cognição e redução de inflamação, dentre outras coisas.
Além de todas as vantagens nutricionais, o queijo mussarela tem a grande vantagem de ser um queijo bem levinho. Seu sabor é marcante mas não é tão intenso, o que permite que ele combine com os mais variados alimentos. A mussarela também é macia e super saborosa, agradando aos mais diferentes tipos de paladar.
A mussarela é um queijo saudável?
Com tantos benefícios, é fácil afirmar que a mussarela é sim um queijo saudável. Sua considerável concentração de proteínas, cálcio e gorduras boas traz vantagens para a saúde e contribui para o bom funcionamento do organismo. É um produto indicado para diferentes tipos de dieta, inclusive para aquelas que focam na perda de peso. O motivo disso é que as gorduras boas do queijo ajudam a dar uma sensação de saciedade, o que contribui para o processo de emagrecimento. Porém, é importante ter cuidado com o excesso.
Comer queijo mussarela faz mal?
O queijo mussarela não faz mal quando consumido com moderação, já que ele é fonte de proteínas e um outros nutrientes. Porém, a mussarela em excesso acaba trazendo uma grande quantidade de calorias que pode se tornar um problema.
Quando moderado, o queijo não traz problema nenhum, mas é importante ter essa atenção para evitar o consumo exagerado. Vale ressaltar também que o queijo mussarela não é recomendado para pessoas com intolerância à lactose, pois esse açúcar está presente em sua composição.
Como consumir o queijo mussarela dentro da dieta?
Como o queijo mussarela combina com diversos alimentos, ele pode aparecer nas receitas mais variadas possíveis. A mussarela é muito consumida no café da manhã, normalmente acompanhada de pão e outros complementos. Ela também é um bom ingrediente para sanduíches naturais e lanches saudáveis para a tarde.
O queijo mussarela é ótimo para massas. Ele pode estar presente em pratos como nhoque e lasanha. Inclusive, esse é um dos queijos mais usados em receitas bem populares no Brasil, como pão de queijo, bolinha de queijo e pizza.
A mussarela é tão versátil que pode aparecer na entrada, no prato principal e até mesmo na sobremesa. Tábuas de frios, frango à parmegiana e escondidinho de batata são alguns exemplos de pratos que levam esse laticínio. Sobremesas como pizza doce e pudim de queijo também podem levar mussarela.
Como escolher o queijo mussarela?
Na hora de escolher o queijo mussarela, é importante ficar atento a alguns fatores. Um deles é a aparência. A mussarela é amarela, macia e não tem manchas. Além disso, é bom se atentar à tabela nutricional. As melhores opções sempre são aquelas que têm menos aditivos.
O Queijo Mussarela em fatias da Galbani, marca n° 1 de queijos na Itália, possui um sabor levinho de intensidade suave. Ele pode ser encontrado tanto na versão família (300g) quanto na versão tradicional (150g). É possível optar ainda pelo Queijo Mussarela Ralado Fresco da Galbani, que facilita o preparo de receitas que pedem o uso de queijo ralado.