Queijo fundo direito Queijo fundo direito

Qual o sabor do queijo Grana Padano?

18 de outubro de 2024

Por Galbani

Três pedaços de queijo Grana Padano cortados

O Grana Padano é um queijo italiano que conquistou grande espaço na culinária mundial. A fama desse queijo duro e semi-gordo no Brasil está relacionada principalmente pela sua combinação saborosa com massas, que é um símbolo da gastronomia italiana. Porém, ele consegue ir muito além disso e compõe receitas dos mais variados tipos. 

Existem muitos fatores que explicam por que o queijo Grana Padano é tão saboroso, desde o seu processo de maturação até mesmo a alimentação das vacas que produzem o seu leite. Mas afinal, como se define o sabor do queijo Grana Padano? Entenda!

O sabor do Grana Padano é suave e marcante ao mesmo tempo

O sabor do Grana Padano é considerado fascinante entre os especialistas da gastronomia e os amantes de queijo. Ele é suave e delicado, com um toque amendoado e uma leve picância. Além disso, também é frutado, o que o torna tão perfeito para gratinar. Embora tenha um sabor acentuado, o Grana Padano não chega a roubar o paladar de outros ingredientes de uma receita, por isso é um ingrediente tão apreciado na culinária. 

Existe um motivo para o sabor do Grana Padano ser tão específico. Ele é produzido a partir do leite de vaca aquecido, sal e coalho. O queijo Grana Padano passa por um longo processo de maturação que dura 9 meses. Seu preparo conta ainda com a lisozima, uma enzima que controla a proliferação de bactérias durante esse processo. 

Toda a preparação do Grana Padano é tão controlada que até o alimento das vacas que dão o seu leite precisam ser especificados. Elas podem se alimentar de feno, pasto e silagem de milho. Essa fabricação precisa ser extremamente minuciosa para garantir o sabor tão característico do Grana Padano.

Qual a diferença do queijo Grana Padano para o parmesão? 

Muita gente se confunde nas definições de Grana Padano e queijo parmesão. Na verdade, o Grana Padano e o Parmigiano Reggiano são os queijos parmesão originais. Os dois são queijos duros, semi-gordos, de textura granulosa e preparados com leite de vaca, passando ainda por um longo processo de maturação. 

Além disso, o Grana Padano e o Parmigiano Reggiano possuem o selo DOP (Denominação de Origem Protegida). Isso significa que eles só podem ser fabricados em uma região específica e comercializados por seus produtores, seguindo sempre algumas características determinadas. 

Os queijos parmesão que não possuem o selo DOP são aqueles produzidos em outras partes do mundo. Eles podem até se aproximar do Grana Padano ou do Parmigiano Reggiano, mas não podem ser chamados assim. Isso significa que o Grana Padano e o Parmigiano Reggiano são os queijos parmesão originais que deram origem aos outros. 

Qual a diferença do Grana Padano com o Parmigiano Reggiano? 

São muitas as semelhanças entre o Grana Padano e o Parmigiano Reggiano, mas também há diferenças. Uma das mais importantes é a localização da produção. O queijo Grana Padano é fabricado ao norte do Rio do Pó, nas regiões de Emilia Romagna, Lombardia, Piemonte, Trentino-Alto Ádige e Veneto. Já o Parmigiano Reggiano é produzido ao sul do Rio do Pó, em Parma, Reggio Emilia e em parte de Mantova e Bolonha. 

É necessário no mínimo 9 meses para realizar o processo de maturação do Grana Padano. Queijo Parmigiano Reggiano, por sua vez, precisa de ao menos 12. Além disso, as vacas usadas para produzir o leite nesta versão só podem se alimentar de feno e pasto. 

Há uma diferença também no paladar. O sabor do Parmigiano Reggiano é um pouco mais intenso e costuma sofrer uma maior alteração ao longo do tempo do que o do Grana Padano. Queijo Parmigiano Reggiano tem uma produção bem mais limitada que o Grana Padano. 

Como usar o queijo Grana Padano?

O sabor marcante e suave do Grana Padano o torna um queijo perfeito para diferentes tipos de receitas. Ele combina muito bem em massas, como lasanha e nhoque. Também pode ser incluído na receita de carbonara e utilizado em risotos. O sabor levemente frutado do Grana Padano faz com que ele seja muito comum em pratos gratinados. 

O fato de ele também não se sobressair tanto quanto outros queijos permite que seja uma boa escolha para recheios de carnes e omeletes. O Grana Padano também combina com vegetais e pode ser utilizado em receitas como couve-flor gratinada. Além de tudo isso, ainda pode ser consumido sozinho, como em uma mesa de frios. 

O que harmoniza com queijo Grana Padano?

A combinação de Grana Padano com vinhos sempre funciona bem. Na hora de realizar a harmonização, é importante ficar atento a alguns fatores. Queijos duros, no geral, passam por longos processos de maturação e são mais maduros. Por isso, pedem vinhos mais envelhecidos e encorpados. Alguns dos vinhos que harmonizam com o queijo Grana Padano são Lambrusco, Prosecco, Vinho do Porto e Malbec. 

No Brasil, o Grana Padano é vendido pela Galbani, marca nº 1 de queijos na Itália. Ele possui o selo DOP que garante a autenticidade de sua produção italiana e qualidade de sabor. A Galbani oferece ainda o tradicional Parmigiano Reggiano, também com o selo DOP que atesta sua fabricação.

Queijo fundo esquerdo

Produtos

Queijo fundo direito