Queijo fundo direito Queijo fundo direito

Qual queijo usar para risoto? Confira as melhores opções

18 de outubro de 2024

Por Galbani

Prato com risoto funhi ao lado de pote com queijo parmesão

O risoto é um dos pratos mais emblemáticos da culinária italiana. Essa receita surgiu no século XI no norte da Itália e tem o arroz como protagonista. Apesar de sua origem europeia, logo se espalhou pelo mundo inteiro. É um dos pratos da gastronomia italiana mais consumidos no Brasil, principalmente pelo fato do arroz ser um alimento tão típico da cultura brasileira. 

Existem diversas receitas de risoto espalhadas pelo mundo, mas praticamente todas levam um clássico ingrediente italiano: queijo. Esse laticínio é responsável por dar mais sabor, consistência e textura ao prato. Mas qual queijo usar para risoto? A verdade é que não há uma única resposta para essa pergunta. Existem diferentes tipos de queijo que funcionam bem, mas cada um deles combina melhor em um tipo de risoto. 

Risoto com Queijo Parmesão

O queijo parmesão é o mais clássico dos queijos quando falamos de risoto. Ele possui uma textura sequinha e granulosa. Seu sabor é uma mistura de picante com adocicado e, por isso, combina bastante com massas e risotos. O queijo parmesão é naturalmente mais salgado. Assim, recomenda-se colocá-lo sempre ao final da receita, pois isso ajuda a manter seu sabor. 

O Queijo Parmesão da Galbani pode ser usado em todos os tipos de risoto, mas é ainda mais indicado em receitas de Risoto de Legumes e Risoto à Milanese.

Risoto com queijo Parmigiano Reggiano 

O queijo Parmigiano Reggiano é aquele que deu origem a todos os tipos de queijo parmesão. Ele surgiu na Itália e possui o selo DOP (Denominação de Origem Protegida), o que indica que ele só pode ser produzido em sua região de origem. No Brasil, o autêntico Parmigiano Reggiano é vendido pela Galbani, marca nº1 de queijos na Itália. Trata-se de um queijo duro de sabor extremamente intenso e marcante com um toque frutado. 

Por ser considerado o queijo parmesão mais original, também pode ser utilizado em qualquer receita de risoto. O Parmigiano Reggiano é mais intenso do que o queijo tipo parmesão encontrado em grandes quantidades nas prateleiras de supermercado, por isso é bom ter cuidado com a quantidade. Ele é indicado principalmente nas receitas de Risoto de Queijo Parmigiana e Risoto Cacio e Peppe.

Risoto com queijo Grana Padano 

O Grana Padano é muito parecido com o Parmigiano Reggiano – inclusive, também é uma DOP. Porém, existem algumas diferenças nos processos de produção que acabam refletindo levemente no sabor. O Grana Padano é um queijo parmesão um pouco mais suave que o Parmigiano Reggiano. Uma grande vantagem é que, apesar de ser muito marcante, não rouba todo o gosto dos outros ingredientes do prato. O sabor do Grana Padano é amendoado com um toque picante e frutado. Por causa disso, é sempre recomendado para gratinar. 

O Grana Padano pode ser usado em uma enorme variedade de risotos. Algumas das melhores receitas para acrescentar esse queijo são Risoto de Cogumelo e Risoto de Grana Padano com Filé Mignon. No Brasil, o autêntico Grana Padano também é vendido pela Galbani. 

Risoto com queijo Mussarela 

O queijo mussarela é uma alternativa interessante para as receitas de risoto. Normalmente, são utilizados queijos mais intensos e marcantes no preparo deste prato, enquanto a mussarela acaba sendo esquecida. Porém, existem alguns tipos de risoto que combinam muito mais com ela do que com outros queijos. A mussarela tem a vantagem de ficar bem cremosa quando derretida, o que é ótimo para quem busca um risoto com essa consistência. 

Além disso, o fato de ter um sabor mais suave acaba tornando a mussarela uma aliada dos risotos feitos com ingredientes mais delicados. Assim, o queijo não deixa o prato pesado e complementa bem com a sua delicadeza. O Queijo Mussarela Galbani é perfeito para Risoto de Camarão e Risoto de Frango. 

Risoto com queijo Gorgonzola 

O Gorgonzola é um queijo bem cremoso e macio, além de ter um sabor único e intenso. Ele tem uma picância fascinante que o torna extremamente marcante. Nas receitas de risoto, ajuda a trazer mais intensidade ao prato. Por isso, esse queijo também italiano funciona muito bem nessa receita. O queijo Gorgonzola é um ótimo ingrediente para pratos como Risoto de Funghi e Risoto de Abóbora. 

Vale ressaltar que o famoso Risoto aos Quatro Queijos pode levar diferentes tipos desse laticínio. Os mais comuns são: queijo parmesão, queijo gorgonzola, queijo mussarela e queijo gouda.

Qual vinho para risoto de queijo?

Além de escolher o queijo, é importante saber qual vinho para risoto de queijo é o mais adequado. Essa bebida é muito usada nesta receita porque ajuda a liberar o amido, processo que deixa o risoto bem mais cremoso e amanteigado. Além disso, o vinho também controla a acidez do prato.

O melhor vinho para o risoto é o vinho branco. Algumas sugestões são o Chardonnay e o Sauvignon Blanc.

O que harmoniza com risoto de queijo?

O vinho também pode ser usado como um acompanhamento do risoto. Esse prato cremoso consegue combinar com diferentes tipos de rótulos. No geral, os queijos costumam se harmonizar bem com vinhos brancos. Porém, também existem outras possibilidades para o risoto de queijo. 

O que determina qual vinho harmoniza com o risoto são os ingredientes usados na receita. O Risoto de Camarão, por exemplo, combina com vinhos brancos e mais leves, já que se trata de um prato mais delicado. Um exemplo é o Sauvignon Blanc. Já o Risoto de Funghi, que tem um sabor bem intenso, harmoniza com rótulos tintos mais encorpados, como o vinho Chianti. 

Por outro lado, o Risoto de Legumes fica melhor com um modelo médio, como é o caso do Chardonnay. No caso do Risoto de Quatro Queijos, os vinhos da uva Pinot Grigio são uma ótima escolha, assim como o próprio Chardonnay.

Queijo fundo esquerdo

Produtos

Queijo fundo direito