A tábua de frios é um dos pratos mais escolhidos para servir em uma reunião de amigos, encontro com família ou em um jantar romântico. Além de ser muito saborosa, também é extremamente prática. Por contar com vários ingredientes, é fácil de agradar todo mundo. Além disso, é uma receita que abre margem para diversas possibilidades. Não existe uma obrigação de ingredientes e cada pessoa pode montar do jeito que preferir.
Outra vantagem é que a organização também pode variar. É possível fazer uma tábua de frio simples ou uma tábua de frios chique. Tudo vai depender das escolhas dos ingredientes e da montagem do prato. Porém, apesar de ser bem livre, existe uma lógica que deve ser seguida para que o resultado seja realmente uma tábua de frios. Mas qual é o jeito certo de preparar? Saiba como montar tábua de frios de forma prática, completa e irresistível.
O que é preciso para montar uma tábua de frios?
O primeiro passo de como montar tábua de frios é separar exatamente o que será usado. Antes de mais nada, deve-se escolher a tábua que vai ser a base de tudo. Normalmente, ela é retangular ou redonda, com tamanhos bem variados. Se for receber muitos convidados, não tem problema fazer mais de uma. Em seguida, é preciso escolher os ingredientes que farão parte do prato. Mas o que é bom para tábua de frios? Existem quatro categorias essenciais: queijos, acompanhamentos, molhos e extras.
Queijos: Os queijos são o grande destaque da tábua de frios – simples ou chique. O mais interessante é optar por queijos diferentes entre si, com texturas, consistências e sabores variados. Os melhores tipos de queijo para a tábua de frios serão melhor explicados a seguir.
Acompanhamentos: os pães são os principais acompanhamentos em uma tábua de frios. Eles ajudam a limpar o paladar e são ótimos para serem consumidos com queijo e extras. As melhores opções de pão para tábua de frios são o francês e o de forma, principalmente do tipo integral. Os pães de longa fermentação são perfeitos para uma tábua de frios chique. Outras opções de acompanhamentos são torradinhas, grissini, e cream cracker.
Extras: os extras englobam os outros alimentos que ajudam a compor a tábua de frios. Nessa categoria entra a charcutaria, que nada mais é do que as carnes. Existem basicamente dois tipos de carnes que combinam bem com a tábua de frios: os embutidos (salame, mortadela, presunto) e os curados (bacon, presunto cru, pastrami). Outros alimentos que entram como extras na tábua de frios são as castanhas e frutas.
Molhos: por fim, é importante ter alguns tipos de molhos para dar mais cremosidade à tábua de frios. Os patês são ótimos para acompanhar os pães e ajudam a dar uma maior variedade de sabores. Os mais indicados são patê de atum, presunto, ervas finas e ricota. Outra sugestão de molho é a geleia, que combina muito bem com pães e queijos. As melhores geleias para uma tábua de frios são de frutas vermelhas e damasco, sendo que o mel também é uma ótima escolha.
Quais os queijos para montar uma tábua de frios?
Como o queijo é o grande destaque, merece uma atenção especial. Dentre todos os tipos, o que pode ser colocado em uma tábua de frios? O ideal é escolher algumas opções de queijos macios, semiduros e duros. Dentre os macios, os mais indicados são o queijo Mussarela, o Camembert e o queijo Brie. O mussarela possui um sabor bem suave, o Camembert é super cremoso e o Brie tem um gosto bem intenso.
Já os melhores queijos semiduros incluem o Provolone, o Gouda e o Emmental. Enquanto o Provolone é levemente picante, o Gouda é mais adocicado e o Emmental tem um toque frutado. Por fim, os melhores queijos duros são o Pecorino, o Grana Padano e o Parmigiano Reggiano. O Pecorino tem um sabor bem forte, aromático e levemente picante.
O Grana Padano e o Parmigiano Reggiano são os queijos parmesão originais. Eles possuem texturas granulosas e sabores bem marcantes, com um toque levemente frutado. O Grana Padano é um pouco mais suave que o Parmigiano Reggiano, que é muito intenso. Os dois possuem o selo DOP (Denominação de Origem Protegida) indicando que eles só podem receber esse nome se forem produzidos em seus locais de origem e seguirem determinadas especificações. A Galbani, marca nª 1 de queijos na Itália, oferece os autênticos queijos Grana Padano e Parmigiano Reggiano no Brasil com o selo DOP garantindo sua qualidade.
O corte dos queijos na tábua de frios faz toda a diferença
A apresentação de um prato é importante em qualquer receita. No caso da tábua de frios, isso é ainda mais importante. Um detalhe que é bom se atentar na hora de montar o prato é o corte do queijo. Cada tipo tem uma maneira de cortar específica que ajuda a favorecer o seu sabor. No geral, é importante que cada pedaço tenha uma parte do centro e das bordas do queijo.
Os queijos Grana Padano e Parmegiano Reggiano, que são triangulares, devem ser cortados em lascas. Já o queijo mussarela, que tem fatias quadradas, deve ser cortado em formatos retangulares. Queijos redondos como o Brie e Camembert devem ser cortados em fatias triangulares, como as de bolo. O mesmo vale para queijos em bola, como o Gouda.
Qual a quantidade ideal de alimentos em uma tábua de frios?
É muito importante ter atenção na quantidade de alimentos na tábua de frios simples ou chique. Esse cuidado evita a falta de comida e o desperdício. No geral, deve-se calcular 300g por pessoa divididos em 200g de frios e 100g de acompanhamentos. Ou seja: cada pessoa come 100g de queijo, 100g de embutidos/curados (salame, presunto e outros frios) e 100g de pães e outros acompanhamentos, como castanhas, frutinhas e mais.
Esse número não é exato para todo mundo, já que alguns comem mais e outros menos. Porém, é uma quantidade aproximada que ajuda a definir quanto de comida precisa comprar e colocar na tábua de frios.
Como montar tábua de frios? Veja dicas de organização
A organização da tábua de frios tem uma importância estética, mas ainda por cima tem uma importância funcional. Após decidir a quantidade de alimentos de acordo com o número de pessoas que estarão presente, é hora de montar o prato. A apresentação pode ser mais organizada ou espontânea. Porém, é sempre interessante evitar posicionar alimentos que podem influenciar demais o sabor pertos um do outro.
Por exemplo: o queijo Brie e os pães não devem ficar lado a lado, pois o sabor do queijo pode acabar ficando no pão. Mesmo que a mistura não fique ruim, pode interferir quando for comer o pão com um queijo Grana Padano ou qualquer outro alimento. Outra dica de como montar tábua de frios é separar por sessão, deixando os frios juntos, os molhos e as pastinhas em potinhos no centro e os pães perto uns dos outros no lado oposto.
Quais vinhos harmonizam com uma tábua de frios?
A tábua de frios fica 100% perfeita com um vinho para acompanhar. Esse prato também pode ser servido com outras bebidas, como cerveja e drinks. Porém, além de deixar a tábua de frios chique, os vinhos combinam bem com todos os alimentos servidos nela. Por isso, é uma ótima alternativa.
É legal escolher mais de um rótulo para acompanhar a tábua de frios, principalmente quando se trata de um encontro com muitas pessoas. Cada queijo combina melhor com um tipo de vinho e, por isso, pode ser interessante ter essa variedade. Existem alguns vinhos que harmonizam bem com a tábua de frios no geral.
Dentre os vinhos tintos, o Cabernet Sauvignon e o Malbec são os mais indicados. Eles possuem corpo médio e sabor levemente frutado, o que harmoniza bem com os queijos duros e semiduros mais intensos. Já o Chardonnay é um vinho branco que combina bastante com as tábuas de frios. Ele é um pouco mais encorpado, mas, ainda assim, suave. Por isso, harmoniza principalmente com os queijos mais leves, como a mussarela.