Queijo fundo direito Queijo fundo direito

Pode congelar queijo? Veja a maneira certa de armazenar queijos especiais

18 de outubro de 2024

Por Galbani

Queijo parmesão ralado e pedaços de queijo parmesão cortados em cubos em cima de tábua de madeira

Muitas pessoas têm dúvida se pode congelar queijo ou se essa prática altera o sabor do alimento de alguma forma. Afinal, o congelamento é uma técnica muito utilizada para prolongar a vida útil de vários alimentos. Alguns produtos, inclusive, devem ser guardados no congelador para manter seu sabor, consistência, aparência e outras propriedades sem risco de sofrer danos causados por fatores externos. Mas será que o queijo se enquadra nisso?

Existe uma grande variedade de queijos no mercado. Mussarela, minas, Parmigiano Reggiano, Grana Padano, ricota… são muitas opções e cada uma delas possui um método de armazenamento diferente. Confira a seguir quando se pode congelar queijo!

Quais os queijos que podem ser congelados?

Depois de ir ao congelador, nem todo queijo fica exatamente da forma como era antes. Isso acontece porque a temperatura e a umidade acabam modificando um pouco sua consistência e até mesmo seu sabor.

Normalmente, os queijos duros e maduros, como o Grana Padano, o Parmigiano Reggiano ou o queijo tipo Parmesão, podem ser congelados sem grandes problemas. Eles passam por um processo mais longo de maturação, em que a umidade não é tão presente. Assim, os queijos duros podem ficar congelados de 4 a 6 meses.

Queijos amarelos podem ser congelados por até 2 meses

Além disso, os queijos mais amarelos normalmente possuem uma quantidade de gordura um pouco maior, o que permite que eles sejam congelados por bastante tempo sem sofrer tanto com as mudanças de temperatura e umidade. O queijo mussarela e o queijo prato entram nessa categoria. Normalmente, queijos macios podem ficar congelados de 30 a 60 dias – sempre conferindo a data de validade.

Porém, vale ressaltar que qualquer queijo quando congelado pode ficar com uma consistência diferente após o descongelamento. Eles normalmente se tornam mais quebradiços, o que pode ser um problema para alguns ou uma vantagem para outros, caso se queira um queijo parmesão ralado, por exemplo. Apesar dessa leve mudança, ambos os tipos podem ser congelados.

Dá para congelar queijo fresco?

Não! Os queijos frescos não passam por processos de cura, logo, possuem uma alta muita umidade. Quando eles são congelados, essa umidade pode acabar formando cristais de gelo. O resultado é um sabor bem diferente do que deveria ser. Os queijos frescos congelados não vão ficar necessariamente impróprios para consumo, mas certamente não ficarão tão gostosos.

Nessa categoria, encontram-se os queijos minas frescal, o queijo Brie e o queijo cottage, por exemplo. A ricota até pode ser congelada e sofrer menos alterações do que esses queijos, mas ainda assim costuma ficar mais úmida e granulosa.

Como fazer para congelar queijo?

Primeiro, coloque o produto em um pote hermético, pois isso evita que ele resseque por causa do contato com o ar. Se não tiver um potinho em casa, envolva-o com um papel filme ou papel alumínio.

Na hora de descongelar, o ideal é que isso seja feito por etapas. O descongelamento brusco em temperatura ambiente acaba mudando a textura, a consistência e a qualidade do queijo, podendo torná-lo até mesmo impróprio para o consumo.

O recomendado é descongelar o queijo deixando-o na geladeira por cerca de 24h. Esse tempo permite que a água presente nos queijos seja reincorporada, o que ajuda a manter suas características mais próximas das originais.

Por fim, nunca congele o mesmo queijo mais de uma vez. O recongelamento pode acabar danificando totalmente o produto. Após ser descongelado, o queijo deve ser consumido imediatamente.

Como armazenar queijos? Veja dicas para cada tipo!

  • Queijo parmesão, Parmigiano Reggiano e Grana Padano:

Por serem queijos duros e maturados, eles podem ser armazenados até mesmo em temperatura ambiente (exceto em cidades com clima muito quente) se estiverem com a casca, pois ela mantém a umidade interior. O ideal é que a temperatura não passe dos 25ºC.

No geral, a melhor forma de armazenar queijo parmesão, Parmigiano Reggiano e Grana Padano é embrulhado em um plástico filme dentro da geladeira, mais precisamente na gaveta inferior de legumes. Esse espaço tem mais umidade e garante até um maior tempo de maturação caso a peça esteja intacta.

  • Queijo mussarela e queijo prato:

Esses são queijos intermediários: não são frescos mas também não são maduros. Nesse caso, o recomendado é que a mussarela e o queijo prato fiquem armazenados na geladeira, de preferência nas prateleiras do meio. Esse cuidado evita o ressecamento. O ideal é que sejam colocados em um pote hermético, pois a ausência de contato com o ar preserva as propriedades e os mantém macios.

  • Queijo minas frescal, ricota e cottage:

Queijos frescos jamais podem ser armazenados em temperatura ambiente – eles devem sempre estar na geladeira. Para guardar, o ideal é remover o queijo de sua embalagem plástica e guardá-lo em uma queijeira.

Outra dica é remover o soro liberado por ele todos os dias, pois seu excesso no pote acaba deixando o queijo com um aspecto melado, alterando o sabor. Além disso, sempre mantenha a queijeira bem tampada para evitar que o produto resseque.

O ideal é que os queijos frescos fiquem na prateleira superior da geladeira (nunca na parte da porta), mas é importante ter cuidado para que eles não fiquem diretamente na saída de ar. O motivo é o mesmo do por que queijos frescos não devem ser congelados: o ar altamente gelado em contato com eles acaba criando cristais de gelo por causa da umidade.

Escolha sempre queijos de qualidade

Para aumentar a vida útil dos queijos, a melhor alternativa é priorizar produtos de boa qualidade. Existe uma infinidade de opções nas prateleiras dos mercados, mas é sempre recomendável escolher aquelas que passam por processos de fabricação bem minuciosos.

O queijo Parmigiano Reggiano Galbani e o Grana Padano Galbani, por exemplo, têm o selo DOP de qualidade. Esse selo garante que os produtos foram importados diretamente dos produtores italianos autorizados a fabricá-los e comercializá-los. O Parmigiano Reggiano Galbani e o Grana Padano Galbani possuem sabores bem intensos e marcantes, perfeitos para serem consumidos sozinhos ou em receitas.

Já o Queijo Parmesão Galbani, de produção brasileira, é bem sequinho e crocante, com sabor de intensidade acentuada. Outra opção é o Queijo Mussarela Galbani que vem em fatias soltinhas e macias. Seu sabor suave, fresco e delicioso se mantém sempre que é bem armazenado. Vale a pena testar!

Queijo fundo esquerdo

Produtos

Queijo fundo direito