Queijo fundo direito Queijo fundo direito

O que compõe a pizza marguerita? Veja os ingredientes que não podem faltar

13 de novembro de 2024

Por Galbani

Na imagem, há pizza marguerita com tomate e manjericão em cima de tábua para assar pizza

Considerada a “rainha das pizzas”, a pizza marguerita é um clássico apreciado em todos os cantos do mundo. Com uma receita transmitida de geração em geração há mais de um século, essa iguaria italiana ficou famosa por sua simplicidade e sabor inigualável. Mas, afinal, o que compõe a pizza marguerita? Quais são os ingredientes que nunca devem faltar em uma receita de pizza marguerita tradicional?

Segundo a receita original de Nápoles, uma boa pizza marguerita deve ter apenas os seguintes ingredientes: tomate, mussarela e manjericão – todos de excelente qualidade e colocados cuidadosamente sobre a massa, sem exagero nas porções. A seguir, saiba mais sobre os ingredientes utilizados na pizza marguerita e pegue as dicas para aprender a fazer em casa esse símbolo da culinária italiana!

A história da pizza marguerita começou no século 19

A pizza marguerita nasceu em 1889, quando o chef napolitano Raffaele Esposito foi convocado pela rainha Margherita di Savoia para preparar suas famosas pizzas. O pizzaiolo, então, preparou uma pizza típica em sua homenagem com tomate, mussarela (fior di latte) e manjericão, representando as cores da bandeira italiana. A criação fez um enorme sucesso, tanto que se tornou o prato preferido da rainha.

Veja também: Pizza napolitana

A base da pizza marguerita é um bom molho de tomate artesanal

O molho de tomate artesanal não pode faltar na pizza marguerita e deve ser adicionado antes de qualquer outro ingrediente. A dica aqui é não exagerar; o ideal é colocar algumas colheres de molho no centro da superfície da massa, e espalhar com movimentos giratórios até cobrir o disco uniformemente, sem chegar na borda.

Algumas pessoas preferem usar o tomate pelado. Nesse caso, a recomendação é picá-los grosseiramente e amassar com um garfo até obter uma polpa. Mas atenção: o pior inimigo de uma boa pizza é a água que sai dos tomates. Por isso, depois de cortá-los em pedaços pequenos, deixe-os repousando sobre um prato para liberar o excesso de água. Aquecer os tomates na panela também funciona, desde que você não coloque-os ainda quente sobre a massa de pizza.

Dica: Achou o molho de tomate um pouco ácido? Antes de espalhar sobre a pizza, diminua a acidez adicionando uma colher (chá) de bicarbonato de sódio.

Queijo mussarela: a estrela da italianíssima pizza marguerita

Depois do molho, é a vez do queijo mussarela entrar em cena. No entanto, para que a pizza fique especial e com aquele gostinho irresistível da Itália, o segredo é usar o Queijo Mussarela Fatiado Galbani – a marca de queijo preferida dos italianos, presente em mais de 100 países, incluindo o Brasil. Como a mussarela já vem fatiada, esta etapa é super fácil: basta espalhar todo o queijo sobre o molho de tomate e, em seguida, levar a pizza para assar no forno.

Queijo Mussarela Fatiado

Saiba mais

O toque final: folhas frescas de manjericão por cima

Quando surgir uma bela borda dourada e a mussarela derreter bem, retire a pizza do forno e decore-a com algumas folhas frescas de manjericão, seguido de um fio de azeite de oliva extra-virgem por cima. Isso vai dar um toque extra de cor e aroma que tornará sua pizza marguerita ainda mais irresistível.

Tudo pronto? Agora é só saborear: mangia che ti fa bene!

Veja também: Como fazer massa de pizza artesanal?

Queijo fundo esquerdo

Produtos

Queijo fundo direito