A comida italiana é a comfort food de muitas pessoas pelo mundo, inclusive no Brasil. Depois de um dia corrido e desgastante, nada como comer algo que te faz se sentir bem e traz um sentimento de nostalgia, bem-estar e aconchego como uma pizza marguerita e outras massas, pratos típicos da culinária da Itália.
Mas será que esses alimentos também são considerados comfort food para os italianos? Ou será que eles preferem comidas de outras cozinhas internacionais? Uma pesquisa comandada pela Bva Doxa, em parceria com uma empresa de delivery internacional, revelou quais são as principais comfort food para os italianos. Veja o resultado a seguir!
Veja também: Italianos comem massa todo dia? Descubra se é mito ou verdade
Qual é a comida italiana mais “comfort food” para italianos?
Quando se fala de comida italiana, logo se pensa em pizza. A verdade é que os italianos também! De acordo com a pesquisa, a pizza e a focaccia são consideradas as principais comfort foods de 60% dos italianos que participaram do estudo. A Itália tem uma forte cultura de abraçar suas tradições. Isso é um dos motivos que explica por que os italianos sentem essa sensação de bem estar ao comer dois dos pratos mais clássicos da gastronomia do país.
Veja também: Meio pizza romana e meio focaccia: a “pinsa” italiana viraliza com novas versões
Qual a diferença entre pizza e focaccia?
Muita gente não sabe, mas a focaccia é uma “ancestral” da pizza. Ela é uma espécie de pão baixo (cerca de 2 cm de altura) feita de farinha, água, sal, fermento e azeite. A focaccia lembra bastante a pizza por ser uma massa baixa, mas é mais grossa e aerada, além de não ter o formato redondo.
Um detalhe importante é que essa comida italiana leva azeite na massa, enquanto a pizza não. Tanto a focaccia quanto a pizza são invenções italianas e fazem parte da cultura local, o que explica o fato de ambas trazerem essa sensação de aconchego para eles.
Além da pizza e focaccia, italianos são fãs de doces
Logo depois da pizza e da focaccia, a pesquisa mostra qual é a segunda paixão dos italianos no quesito comfort food: doces! 40% dos participantes afirmaram que adoram comer sobremesas quando estão precisando de um momento de conforto. Os italianos entrevistados acreditam que o açúcar ajuda a melhorar o humor e, por isso, é a comida perfeita para dar aquele ânimo.
Gelato é a sobremesa que traz sensação de conforto
Muitas pessoas adoram comer sorvete em um dia ruim e cansativo. Os italianos pensam exatamente dessa forma! O gelato é uma sobremesa italiana clássica. Apesar de ser uma espécie de sorvete, há algumas diferenças. Ele é preparado com uma menor adição de açúcar e pouca (ou nenhuma) incorporação de ar. Como resultado, o gelato tem uma textura mais cremosa que o sorvete que estamos acostumados. Segundo a pesquisa, 38% dos italianos optam por um delicioso gelato quando tudo que eles querem é uma comfort food.
Veja também essa sobremesa: Receita de Cannoli de Ricota com Pistache
Chocolate deixa os italianos mais felizes, segundo a pesquisa
A sensação boa que o chocolate traz é universal. 32% dos italianos entrevistados afirmam que comem chocolate quando precisam de uma comfort food. Afinal, ele ajuda a aumentar os níveis de serotonina (hormônio da felicidade), promovendo um grande bem-estar mesmo quando o dia foi complicado.
Quer uma comida italiana para fazer de comfort food? Aprenda a fazer pizza e focaccia!
Se você está em busca de uma comfort food, que tal seguir as dicas dos italianos e apostar na pizza ou na focaccia? Esses dois alimentos são facilmente encontrados no Brasil, seja em restaurantes, padarias ou em deliverys. Porém, cozinhar também é um processo terapêutico e que pode te ajudar a se sentir ainda mais feliz. Além disso, não há nada melhor que uma receita caseira para melhorar qualquer dia. Por isso, aprenda duas receitas rápidas de pizza e focaccia!
Receita de pizza italiana
1) Adicione 650ml de água filtrada, 2g de fermento biológico fresco, 1 Kg de farinha tipo 00 e 25g de sal em uma tigela. Misture bem por cerca de 15 a 20 minutos até que a massa fique bem firme e elástica.
2) Jogue a massa em uma forma untada com azeite e cubra para que ela não resseque. Deixe que descanse por cerca de 4 horas (é o tempo de fermentação).
3) Divida a massa em 4 partes iguais, boleie cada uma e coloque em uma tigela. Deixe descansar por mais 24h na geladeira. Se quiser, pode deixar a massa descansando por menos tempo. Porém, a clássica pizza italiana passa por um longo tempo de fermentação e, por isso, é o indicado nessa receita.
4) Remova a massa da geladeira e, ainda tampada, deixe que descanse por cerca de 2h em temperatura ambiente. Depois disso, use as próprias mãos ou um rolo para abrir a massa. Abra até que a massa fique bem firme e lisa.
5) Adicione o recheio, que pode ser o de sua preferência. A comida italiana, no geral, costuma prezar por ingredientes comuns no país. Por isso, a dica é adicionar molho de tomate caseiro, queijo mussarela, rodelas de tomate, orégano e manjericão.
6) Leve ao forno pré-aquecido em 260ºC por cerca de 15 minutos. Depois disso, você terá uma saborosa pizza italiana artesanal.
Receita de focaccia
1) Misture 2 colheres de sopa de farinha de trigo com 5g de fermento em pó, 150 ml de água e 1 ½ de açúcar. Após mexer rapidamente, deixe descansar por aproximadamente 15 minutos.
2) Depois disso, adicione 1 colher de chá de sal e ¼ de xícara de azeite de oliva. Misture até que a massa fique mole e levemente pegajosa. Quando chegar nessa consistência, cubra com um pano e deixe descansando por aproximadamente 45 minutos. A massa precisa dobrar de tamanho.
3) Adicione a massa em uma forma 20cmx25cm untada com azeite. A massa deve preencher todos os cantinhos da assadeira. Deixe que ela descanse por mais 20 minutos, aproximadamente.
4) Por cima da massa, adicione cebolinha e salsinha, além de outros ingredientes que desejar. Alguns exemplos são queijos, rodelas de tomate, azeitona e cebola-roxa.
5) Leve a massa ao forno pré-aquecido a 180ºC por cerca de 30 minutos. Após esse tempo, você terá uma focaccia perfeita para comer como comfort food.
Aposte em queijos italianos Galbani para suas receitas!
Na hora de preparar a pizza italiana, o ideal é utilizar o queijo mussarela. Esse tipo de laticínio tem um sabor mais delicado, algo importante em uma receita como essa que leva muitos ingredientes no recheio. Além disso, a mussarela é um queijo que derrete com mais facilidade. Como a pizza fica pouco tempo no forno, isso é uma boa vantagem.
O Queijo Mussarela Galbani, marca nº1 de queijos na Itália, possui um sabor bem levinho e suave, ideal para o preparo de uma pizza italiana artesanal. A mussarela também é um ótimo queijo para usar na focaccia.
Porém, se quiser um sabor mais intenso, vale apostar no queijo parmesão. Além de dar um gostinho mais marcante, garante mais crocância para a receita. O Queijo Parmesão Galbani tem um sabor salgado e fresco, com um toque amanteigado. Ele apresenta ainda uma consistência sequinha e crocante, deixando o sabor mais interessante ao paladar.