Queijo fundo direito Queijo fundo direito

Molho bolonhesa: aprenda a fazer a receita original do molho italiano

26 de novembro de 2024

Por Galbani

Na imagem, há uma tigela com molho bolonhesa

Com sabor intenso e marcante, o molho bolonhesa (também conhecido como ragù alla bolognese) é conhecido mundialmente por sua receita simples: carne moída, tomate e sal, esses são os principais ingredientes para criar um autêntico molho bolonhesa italiano, embora não sejam os únicos. 

O molho à bolonhesa é utilizado como acompanhamento para uma variedade de pratos com massa, como lasanha à bolonhesa, macarrão à bolonhesa, nhoque à bolonhesa e tantas outras receitas que têm bolonhesa como protagonista. 

A seguir, descubra a história desse símbolo da culinária italiana e aprenda a fazer a receita tradicional! 

Veja também: Como fazer nhoque?

Quem inventou o molho à bolonhesa? 

O molho à bolonhesa é chamado de ragú alla bolognese na Itália e recebeu esse nome porque surgiu na cidade de Bolonha, que fica no norte do país. Acredita-se que a receita como conhecemos hoje tenha surgido nessa região por volta do século XVIII, mas existiam outras versões anteriores que foram aperfeiçoadas até chegar na mais conhecida. Em 1982, sua receita oficial foi registrada na Câmara de Comércio de Bologna pela Academia Italiana de Cozinha. 

O que vem no molho à bolonhesa?

O molho bolonhesa original é feito à base de carne moída (bovina e suína), tomate, cenoura e aipo, vinho tinto, caldo de carne e temperos simples, como cebola e pimenta do reino. Porém, a primeira versão da receita era um pouco diferente inicialmente. O diafragma bovino era a única carne que podia ser utilizada no molho bolonhesa, mas a receita foi repaginada e outros cortes dianteiros do boi passaram a ser usados, já que o diafragma era difícil de ser encontrado. Além disso, uma curiosidade é que o molho de tomate foi o último ingrediente a ser adicionado à receita. Antes era utilizado o molho do próprio cozimento da carne como base. 

A receita oficial foi registrada na Câmara de Comércio de Bologna afirmando que o molho leva ainda carne suína em sua composição, de preferência a panceta suína.

Como fazer molho bolonhesa? Aprenda receita original! 

Ingredientes: 

  • 300g de carne moída 
  • 150g de panceta suína (barriga de porco)
  • 300g de polpa de tomate (molho de tomate)
  • 50g de cebola picada
  • 50g de cenoura
  • 50g de salsão 
  • ½ taça de vinho tinto
  • 1 copo de leite 
  • Caldo de carne 
  • 3 colheres de sopa de azeite de oliva ou 50g de manteiga 
  • Pimenta-do-reino a gosto 
  • Sal a gosto

Modo de preparo

1) Refogue a barriga suína cortada em uma panela de fundo grosso. Coloque o azeite ou manteiga, a cebola, o salsão e a cenoura. Cozinhe tudo em fogo baixo até que os vegetais amoleçam. 

2) Adicione a carne bovina moída na panela. Refogue bem e, então, adicione o vinho. Misture de forma suave até evaporar. 

3) Adicione o molho de tomate e tampe a panela. Deixe cozinhar por 2 horas em fogo baixo. Aos poucos, adicione o caldo quando necessário. 

4) Quando o cozimento do molho bolonhesa estiver quase no fim, adicione o leite. Isso ajuda a amenizar a acidez do tomate. Então, coloque sal e pimenta a gosto. 

5) Se o molho bolonhesa for utilizado em massas secas, a receita original diz que se deve adicionar ½ copo de creme de leite, mas é opcional. Caso coloque, mexa bem até incorporar. 

6) Quando o preparo já estiver bem homogêneo, o molho à bolonhesa está pronto para ser servido na receita de sua preferência! 

Qual a diferença entre molho sugo e molho bolonhesa?

O molho bolonhesa e o molho sugo podem parecer a mesma receita para algumas pessoas, mas existe uma grande diferença: a bolonhesa leva carne, enquanto o sugo é preparado apenas com tomate e temperos. Assim, o molho ao sugo é o tradicional molho vermelho que pode servir de base para outros molhos, incluindo o bolonhesa em alguns casos. Já o famoso ragu é feito à base de carnes variadas, como costela, contrafilé, peixe ou suína. O ragu bolonhesa é o nome dado quando a carne usada é a bovina moída. Nesse caso, ele é considerado o mesmo que o molho bolonhesa. 

Veja também: Molho branco com queijo Grana Padano

O queijo Parmigiano Reggiano dá o toque final ao molho à bolonhesa

O molho bolonhesa garante um sabor inesquecível para diversas massas. Sua textura é consistente e encorpada, enquanto seu sabor é bem rico, intenso e traz uma leve picância. A lasanha à bolonhesa é um clássico da culinária italiana, fazendo sucesso tanto no país de origem quanto em diferentes partes do mundo, como o Brasil. O espaguete à bolonhesa é outra receita fácil e muito saborosa. Além disso, o bolonhesa também combina super bem com o nhoque, que por si só já tem uma massa mais densa, trazendo melhor incorporação do molho. 


Para dar um toque final com sofisticação e um sabor único, não pode faltar um bom queijo ralado fresco. O Parmigiano Reggiano é uma ótima escolha, pois é considerado o queijo parmesão original. Ele apresenta o selo DOP (Denominação de Origem Protegida), indicativo de que o queijo é original e só pode ser produzido com a receita autêntica italiana de sua terra de origem, além de seguir as orientações estabelecidas por lei. 

O Parmigiano Reggiano é um queijo duro, ligeiramente quebradiço e de sabor muito intenso, levemente doce e picante. Assim, ele combina com a riqueza do molho bolonhesa. Os dois juntos proporcionam uma explosão de sabor, principalmente em receitas de massas. 

No Brasil, o autêntico Parmigiano Reggiano é oferecido pela Galbani, marca nº1 de queijos na Itália. O produto apresenta o selo DOP, garantindo sua qualidade de sabor e fabricação. Seu gosto é marcante, delicado e intenso, além de contar com notas frutadas que dão um toque ainda mais especial para qualquer receita. 

Queijo Parmigiano Reggiano

Saiba mais
Queijo fundo esquerdo

Produtos

Queijo fundo direito