Queijo fundo direito Queijo fundo direito

Vinho para cada tipo de massa: saiba harmonizar alguns dos pratos mais famosos

18 de dezembro de 2024

Por Galbani

Na imagem, há um prato com macarrão espaguete à carbonara ao lado de uma taça de vinho branco

Poucas combinações na gastronomia funcionam tão bem quanto as massas e vinhos. Os dois apresentam sabores bem marcantes, combinam com ocasiões especiais e possuem uma forte história com a culinária italiana. Além disso, um consegue trazer o melhor do outro, fazendo com que a experiência gastronômica seja ainda mais rica. 

Você pode misturar diferentes tipos de massa com variados rótulos de vinhos, mas existem algumas combinações específicas que conseguem trazer à tona uma enorme riqueza de sabores, texturas e aromas. Quer saber quais são elas? Aprenda como fazer a harmonização e descubra qual é o vinho ideal para cada massa!

Como saber qual vinho harmoniza com massa? 

Existem basicamente dois fatores que devem ser levados em conta na hora de harmonizar massas e vinhos: leveza da massa e tipo de molho. O objetivo da harmonização é garantir que as características dos dois produtos se complementem, trazendo assim o melhor de cada um. Seguindo essa lógica, massas mais leves (como espaguete ao pesto) combinam melhor com vinhos mais leves, enquanto massas mais robustas (como nhoque à bolonhesa) harmonizam com rótulos mais encorpados. 

Já o tipo de molho é o fator mais determinante na hora de harmonizar vinhos. É preciso sempre levar em conta sua acidez, textura e sabor para descobrir qual é o vinho que melhor o complementa. Veja como fazer a harmonização de molhos e vinhos:

  • Massa com molho à base de tomate: para equilibrar a acidez do tomate, a dica é apostar em vinhos que também sejam mais ácidos, como o Merlot. Isso vale para molhos como o pomodoro e sugo.

  • Massa com molho com carne: a carne traz um toque extra para a massa graças ao seu sabor intenso. Por isso, é bom harmonizar com vinhos tintos mais elaborados, como o Carmenére e o Malbec. O molho bolonhesa é o principal exemplo dessa categoria (sendo que ele também harmoniza com o vinho do tópico anterior por contar com molho de tomate). 

  • Massa com molho branco: o molho bechamel, alfredo e suas variações combinam melhor com vinhos brancos bem encorpados, pois eles ajudam a realçar a cremosidade. O Chardonnay é o exemplo mais clássico, mas o Pinot Noir também fica delicioso com molho branco.  

  • Massa com molho pesto: o molho pesto tem um sabor refrescante bem característico e, por isso, combina melhor com vinhos brancos mais leves, como o Sauvignon Blanc.

  • Massa com molho de frutos do mar: muitas pessoas adoram comer massa com camarão e outros peixes. Nesse caso, é bom investir em vinhos frescos como o rosé Merlot.

Veja também: 5 ideias de molho para nhoque com receitas fáceis e deliciosas

O queijo no macarrão também pode influenciar na harmonização

O queijo é um ingrediente muito usado no preparo de massas, seja em molhos, nos recheios ou gratinado por cima. O seu sabor interfere no resultado final e, por isso, também é bom levar isso em conta na hora da harmonização. O queijo parmesão é um dos mais utilizados em molhos e recheios por ter um sabor mais intenso e adocicado, além de uma textura crocante deliciosa. Massas com esse queijo harmonizam melhor com rótulos mais maduros e encorpados, como o Merlot e Cabernet Sauvignon

Outro exemplo de queijo muito comum em receitas de massas é o Grana Padano. Por ter um toque frutado e amanteigado, é perfeito para gratinar massas e dar um toque especial no sabor final. O Grana Padano combina bastante com o vinho tinto Lambrusco e o branco Chardonnay, pois seus toques frutados combinam com o sabor desse queijo. 

Na hora de preparar sua massa, aposte nos produtos Galbani, marca nº1 na Itália. O Queijo Parmesão Galbani apresenta um sabor levemente adocicado e de intensidade acentuada. Sua textura crocante traz um toque extra ao paladar, proporcionando uma rica experiência gastronômica. Já o Grana Padano Galbani possui o selo DOP, indicando que foi importado diretamente dos produtores italianos autorizados a fabricar esse produto. Seu sabor é delicado, fresco e levemente adocicado, além de contar com uma fabricação 100% artesanal. 

Veja também: O que harmoniza com queijo grana padano? Confira as melhores bebidas para acompanhar 

Como harmonizar vinhos e massas? Veja sugestões para cada um dos pratos mais famosos

  • Lasanha à bolonhesa: por ser um prato robusto, pede um vinho mais encorpado e com bons taninos para limpar o paladar. Malbec, Carmenère e Cabernet Sauvignon são alguns exemplos de vinhos que harmonizam com lasanha à bolonhesa.

  • Espaguete à carbonara: como o sabor da carbonara é intenso e marcante, é bom escolher um vinho de boa intensidade, mas que também tenha acidez e suavidade. Os brancos são os mais indicados, como Chardonnay e Viognier. Os espumantes também são ótimos, pois o borbulhar ajuda a limpar a gordura do bacon. 

  • Fettuccine alfredo: o molho cremoso do fettuccine alfredo combina principalmente com vinhos que também são encorpados e cremosos. Os brancos Chardonnay, Pinot Grigio e Sauvignon Blanc são ótimos para harmonizar. 

  • Penne ao molho branco: por ser um molho cremoso, o penne ao molho branco combina bem com brancos como o Chardonnay. Já entre os tintos, o Pinot Noir é uma boa opção. 

  • Tagliatelle à bolonhesa: por ser um molho bolonhesa, vale apostar em vinhos tintos como o Merlot e Cabernet Sauvignon

  • Espaguete cacio e pepe: essa massa é preparada à base de queijo e pimenta, então é bom apostar em vinhos com notas frutadas para realçar esse sabor especial. Os tintos Sangiovese e Pinot Noir são boas escolhas para o cacio e pepe, assim como o Chardonnay para os fãs de vinho branco.

  • Penne ao pesto: o molho pesto é bem refrescante graças à presença do manjericão como protagonista da receita. Por isso, a dica é apostar em rótulos que também tenham maior frescor e suavidade. Os brancos Sauvignon Blanc e Verdejo são escolhas de sucesso. 

  • Macarrão à putanesca: o molho putanesca é bem intenso e tem um sabor mais salgado por causa das anchovas e alcaparras. Os tintos Merlot e Sangiovese são indicados porque ajudam a controlar essa intensidade.

  • Nhoque ao molho de queijos: a combinação de queijos faz com que o molho seja mais cremoso e denso. Por isso, combina com vinhos mais encorpados, como os brancos Chardonnay e Viognier. Dentre os tintos, o Syrah é uma ótima opção. 

  • Espaguete alho e óleo: por ser uma massa extremamente levinha, o ideal é apostar em vinhos que também sejam mais leves e evitar os encorpados. Os rótulos das uvas Sauvignon Blanc e Pinot Grigio são boas indicações. 

  • Pizza Marguerita: esse sabor de pizza clássico e bastante emblemático da Itália conta com ingredientes frescos como o manjericão. Por isso, quando for comer pizza marguerita vale apostar em vinhos mais leves, como Chardonnay, Pinot Grigio e Chianti.

Grana Padano

Saiba mais

Queijo Parmesão fracionado

Saiba mais
Queijo fundo esquerdo

Produtos

Queijo fundo direito