Adicionar lascas de queijo grana padano por cima de massas, risotos e saladas deixa qualquer receita muito mais sofisticada e deliciosa. Essas pequenas raspas fazem uma enorme diferença pois suas nuances de sabores intensos e levemente amanteigados harmonizam com diversos pratos. Mas como tirar lascas de grana padano? Existe uma técnica bastante simples para obter as lasquinhas a partir da peça fracionada, que é a versão mais encontrada no mercado. Saiba como!
Utensílio doméstico ajuda a tirar lascas de grana padano com perfeição
Esqueça a faca comum e a espátula de fatiar queijo! A melhor forma de tirar lascas de grana padano é usando um outro utensílio de cozinha: o descascador de legumes! Esse objeto traz um resultado bem mais uniforme do que a faca comum ou a espátula, que podem acabar resultando em lascas irregulares e quebradiças.
A técnica é bem fácil: passe o descascador ao longo de todo o grana padano seguindo a direção de cima para baixo, como se estivesse descascando uma batata. Basta repetir esse movimento até conseguir a quantidade necessária. As lascas de queijo grana padano vão sair bem fininhas, delicadas e no tamanho ideal para salpicar por cima de pratos.
Como cortar queijo grana padano? Veja outros possíveis cortes para o produto
Além das lascas, é possível cortar o grana padano em outros formatos. Um dos mais comuns é o de queijo ralado. Basta passar o produto pelo ralador para formar as tiras fininhas de grana padano. Já a técnica mais recomendada é cortar o queijo em formatos irregulares. Na culinária, o corte perfeito é aquele em que um mesmo pedaço contém partes da borda e do meio, já que a casca tem uma textura diferente e o centro concentra o sabor.
No caso dos queijos duros e triangulares (como o grana padano), isso é alcançado ao quebrar a massa em diversos pedaços bem irregulares entre si. Para isso, você deve usar a ponta de uma faca bem afiada pois ela consegue cavar bem o queijo. Por fim, também dá para cortar o grana padano em lâminas usando uma faca meia-lua.
Como armazenar grana padano?
Após cortas as lascas de grana padano, você pode precisar armazená-las por um tempo, seja porque sobrou uma boa quantidade ou porque só será necessário em outro momento. Por ser um queijo duro e curado, ele pode ficar em temperatura ambiente sem risco de estragar. Nesse caso, o produto deve ficar na embalagem, o local precisa ser arejado e o clima não pode estar tão quente. O grana padano também pode ser guardado na geladeira – de preferência nas bandejas de legumes porque ficam mais distantes da saída de ar. Esse método de armazenamento é o mais indicado depois que o produto é aberto.
No caso do grana padano ralado ou em lascas, o ideal é sempre deixar na geladeira (principalmente após aberto). Você pode guardar as lascas dentro de um pote hermético ou de vidro para melhor conservação do produto.
Veja também: Pode congelar queijo?
Como consumir o grana padano? Veja receitas com lascas do queijo
Depois de tirar as lascas de grana padano, é só utilizá-las na receita que desejar! O Grana Padano tem um sabor intenso, fresco e levemente docinho. Por isso, fica delicioso quando utilizado em pratos mais refrescantes, como na finalização das saladas caesar e caprese. O toque frutado do grana padano o torna ideal para gratinar massas. Qualquer lasanha, nhoque ou carbonara ganha um sabor muito mais rico quando gratinado com esse queijo italiano. Outra ótima sugestão é o risoto de grana padano. Além de usar o queijo durante o preparo, você ainda pode finalizar o prato com lasquinhas salpicadas por cima.
Veja também: Grana Padano: 5 formas de usar o queijo italiano em receitas
Na hora de preparar lascas de queijo, aposte no Grana Padano Galbani
O grana padano é um queijo duro de textura granular. Essas características são importantes para garantir lascas bem uniformes e delicadas. Por isso, é sempre importante investir em produtos de alta qualidade. O Queijo Grana Padano Galbani possui o selo DOP (Denominação de Origem Protegida), o que indica que é produzido pelos produtores italianos autorizados a fabricar esse produto. Sua textura é elástica e o sabor mistura intensidade e delicadeza, trazendo notas frutadas que dão um gostinho ainda mais especial ao paladar.