O macarrão colorido é uma febre na internet! A técnica consiste em tingir as massas artesanais usando outros alimentos, sem qualquer tipo de corante. O resultado é uma refeição repleta de cores vivas, diferentes e divertidas. Esse prato curioso traz um toque especial para qualquer refeição e ainda é uma forma criativa de chamar a atenção de crianças para o almoço ou jantar. O mais legal é que preparar o macarrão colorido é mais fácil do que parece!
Como é feito o macarrão colorido?
As cores vivas do macarrão colorido são obtidas a partir de outros alimentos, como beterraba, repolho roxo e açafrão. A partir do cozimento de cada um desses ingredientes, obtém-se um corante. É esse mesmo corante que será incorporado na massa antes mesmo de ela ser sovada, descansada e cozida, dando origem ao macarrão colorido no final do processo. A inclusão desse alimento extra na massa traz uma pequena alteração no sabor, mas não é nada muito perceptível já que é usado apenas o líquido corante obtido do cozimento.
Macarrão colorido x salada de macarrão colorido: entenda a diferença!
O macarrão colorido é aquele em que a própria massa possui cores diferentes da tradicional. Pode ser roxa, azul, rosa, verde ou qualquer outra. Já a sala de macarrão colorido é um prato em que a massa é acompanhada de alimentos coloridos, como cenoura, beterraba, brócolis e batata-roxa. Os dois são opções bem deliciosas e com aparência chamativa.
Veja também: Italianos comem massa todo dia?
Macarrão parafuso colorido, fettuccine, ravioli… saiba quais massas podem ganhar cores diferentes!
Como o corante é incluído na massa antes dela ser preparada, é possível fazer macarrão colorido com basicamente qualquer tipo! Após os processos de sova e descanso, é só cortar a massa no formato desejado. O tão famoso macarrão parafuso colorido é obtido seguindo essa técnica, assim como o fettuccine, o ravioli, o cappelletti, o farfalle e qualquer outro. Vale ressaltar que é possível criar até mesmo formatos novos de macarrão colorido. Na hora de preparar a massa, você pode cortá-la no formato de coração, estrela ou de qualquer outra coisa, criando assim um prato ainda mais original.
Como conseguir diferentes cores de macarrão colorido? Saiba o alimento por trás de cada cor!
Para cada cor de macarrão colorido, existe um alimento e uma misturinha bem específica que deve ser seguida para alcançar aquela determinada coloração. Confira:
- Macarrão colorido roxo: Adicione ¼ de repolho roxo em uma panela com 1 xícara de água, coloque a tampa e cozinhe em fogo baixo por cerca de 40 minutos. Coe o líquido através de uma peneira para outra panela, deixe o líquido reduzir por mais 10 minutos em fogo baixo e reserve.
- Macarrão colorido azul: O primeiro passo para obter o corante azul é o mesmo do roxo: cozinhe o repolho na panela de água por 40 minutos, coe com uma peneira e deixe reduzir por mais 10 minutos. Em seguida, você deve colocar o líquido (que estará na cor roxa) em um potinho. Adicione 1 pitada de bicarbonato de sódio, misture e reserve. Como o azul é uma cor mais difícil de pegar, você pode apostar em um corante artificial, se necessário.
- Macarrão colorido verde: Bata 1 maço de manjericão com ¼ de xícara de água no mixer. Passe a pastinha formada por uma peneira e reserve.
- Macarrão colorido amarelo: Hidrate 1 colher de sopa de açafrão com 1 colher de sopa de água morna, misture e reserve.
- Macarrão colorido rosa: Bata 1 beterraba cozida em um mixer, formando um purê. Passe-o na peneira e reserve.
Semolina é dica especial para preparar macarrão colorido
Como há mais um ingrediente no preparo do macarrão colorido, a massa pode acabar ficando mais hidratada, já que os alimentos usados para fazer o corante trazem água em sua composição. A dica é usar pouca água na hora de preparar o corante e adicionar sêmola do trigo na massa, pois ela tem pouca proteína e, consequentemente, absorve menos água.
Como fazer macarrão colorido: aprenda a fazer fettuccine roxo!
Para ensinar como fazer macarrão colorido, vamos usar o corante roxo de exemplo. Porém, o processo é o mesmo para todas as cores. Além disso, a receita a seguir é de fettuccine, mas você pode cortar a massa no formato que desejar. Confira o passo a passo:
Ingredientes:
- 300g de farinha de trigo
- 100g de semolina
- 3 ovos
- Sal a gosto
- Cerca de 5L de água
- Farinha para polvilhar a bancada
- Corante roxo (obtido pelo repolho roxo)
Modo de preparo:
1) Misture a farinha de trigo com o sal em uma tigela bem grande. Em seguida, adicione a semolina e misture novamente.
2) Faça um buraco no meio da massa. Dentro dele, adicione o corante roxo e os ovos. Misture bem, sempre realizando movimentos circulares do centro em direção à borda da tigela. Mexa bastante até que se torne uma massa homogênea. Então, faça uma bola com a massa e leve-a até uma bancada polvilhada com farinha.
3) Amasse a massa até que ela fique bem lisa e macia. Após cerca de 15 minutos, cubra com um filme e deixe a massa descansar entre 30 minutos e 2h.
4) Desembale a massa e divida em 4 partes. Use um rolo de macarrão para abri-las no formato de um retângulo até que fiquem bem fininhas. Então, corte a massa no formato de fettuccine (ou o que desejar).
5) Após o corte, coloque a massa na panela com água e sal fervente e misture um pouco com um garfo para que os fios soltem bem. A massa leva em torno de 7 minutos para ficar al dente. Depois desse tempo, é só desligar o fogo, escolher e servir o macarrão colorido.
Aposte no Queijo Parmesão Galbani para finalização do macarrão colorido
Depois que seu macarrão colorido estiver pronto, você pode servi-lo da forma como desejar. Como a cor é o maior diferencial do prato, você pode apostar no macarrão alho e óleo, já que não terá um molho cobrindo a massa. Para dar um gostinho especial, a dica é salpicar queijo parmesão ralado por cima do macarrão colorido. Essa finalização dá um toque extra na aparência do prato e ainda traz um sabor bem marcante ao paladar, ao mesmo tempo que promove uma textura crocante.
O Queijo Parmesão Ralado Galbani já vem pronto para apenas salpicar por cima do macarrão colorido. Ele traz um sabor intenso e levemente adocicado, além de uma crocância deliciosa que garante explosão de sabores no paladar.
Veja também: Como escolher queijo parmesão no supermercado?