Queijo fundo direito Queijo fundo direito

10 pratos para ter uma verdadeira experiência gastronômica na Itália

27 de novembro de 2024

Por Galbani

Na imagem, há uma mesa ao ar livre com vinho e pratos com comidas italianas

A gastronomia italiana deu origem a algumas das receitas mais adoradas no mundo inteiro. Pizza, lasanha, macarrão, tiramisú… Muitas das invenções da culinária da Itália ultrapassaram as fronteiras do país e, hoje em dia, pessoas de diversas culturas são apreciadoras destes pratos. Porém, nada supera a experiência de comer essas delícias todas na própria Itália. 

Além do turismo histórico e cultural, o gastronômico deve fazer parte da sua viagem para que ela esteja completa. Quem tem a oportunidade de visitar o país não pode perder a chance de experimentar as receitas mais tradicionais diretamente no local que as originou. Confira a seguir 10 pratos essenciais para ter uma verdadeira experiência gastronômica na Itália!

1) Pizza Napolitana 

Não tem como falar de Itália e não lembrar da pizza, provavelmente seu prato mais famoso no mundo inteiro. Porém, a versão italiana não é exatamente igual à que estamos acostumados no Brasil. A Pizza Napolitana leva a farinha 0 ou 00 na sua massa, uma versão mais refinada do produto. A massa é bem macia por dentro e crocante nas bordas. 

Além disso, a verdadeira pizza napolitana costuma levar poucos ingredientes no recheio: molho de tomate, queijo mussarela e manjericão já são mais do que suficientes! Comer uma pizza napolitana em Nápoles, a cidade onde surgiu esse prato, é com certeza uma das experiências gastronômicas mais ricas que alguém pode ter. Se tiver possibilidade, comer uma pizza romana em Roma também é sempre uma ótima pedida. 

Veja também: Pizza italiana x brasileiras: descubra as principais diferenças da massa ao recheio

2) Nhoque 

O nhoque tem um grande destaque na culinária italiana. Essa massa com formato de bolinhas feita à base de batata e farinha é uma receita clássica no país e que pode levar uma variedade de molhos, tornando-a ainda mais deliciosa. Molho bechamel, bolonhesa e ao sugo são os mais consumidos pelos italianos, principalmente se a massa ainda levar o delicioso queijo Parmigiano Reggiano. Comer nhoque na Itália certamente é uma experiência gastronômica que vale a pena. 

3) Risoto 

A Itália também é o país do risoto, um prato tão adorado pelos brasileiros. A receita tradicional surgiu na região da Lombardia. O risoto é feito com arroz arbóreo e uma consistência super cremosa. Existem diversas versões para saborear, sendo o Risoto al Pomodoro, feito com o tradicional molho pomodoro de tomate italiano, um dos mais clássicos. Outro exemplo é o Risoto alla Milanese, feito a base de açafrão. Os italianos também adoram botar queijos no risoto, como o intenso Parmigiano Reggiano e o marcante Grana Padano. 

Veja também: Qual queijo usar para risoto: confira as melhores opções

4) Arancini

O arancini nada mais é do que um bolinho de arroz frito e empanado. Ele é um aperitivo conhecido por ser as “sobras do risoto”, já que leva seu ingrediente principal. A massa é feita com farinha, enquanto o recheio leva ragu e queijo parmesão. Em algumas partes da Itália o arancini tem o formato redondo, mas na Sicília – sua região de origem – ele é moldado de forma bem parecida com a coxinha brasileira. 

5) Spaghetti à Carbonara

O spaghetti à carbonara é um prato italiano que estamos muito acostumados a encontrar no Brasil. Ele é feito com macarrão espaguete, bacon, queijo pecorino ou parmesão, gema de ovos e pimenta preta. Trata-se de uma receita simples e que leva poucos ingredientes, mas que mesmo assim garante um sabor intenso e marcante ao paladar. Talvez você já tenha comido um macarrão à carbonara, mas nada se compara a consumir essa delícia na Itália.

6) Lasanha 

A lasanha é outra receita italiana que também faz parte da cultura brasileira por estar tão presente em almoços de família e restaurantes. Esse prato consiste em camadas de massa leve recheadas com alguma carne, queijo e/ou molho especial. A lasanha à bolonhesa e o ragu são os mais tradicionais na culinária da Itália, mas o molho branco e o quatro queijos não ficam atrás. Os queijos mussarela e parmesão costumam ser os mais usados no preparo dessa receita. 

Veja também: Lasanha de carne moída com queijo parmigiano

7) Ossobuco 

Os italianos também gostam de carne e o ossobuco é a prova disso! Esse prato é feito com pernil de vitela cozido com legumes. O ossobuco normalmente está acompanhado de um bom risoto ou de batatas. A carne é cozida por horas, o que a deixa bem molinha. Essa receita surgiu na Lombardia e costuma ser consumida com mais frequência no inverno. Por isso, se for na Itália – principalmente na época mais fria – não deixe de experimentar o ossobuco. 

8) Tagliatele à Bolonhesa

Não dá para ir à Itália sem comer o saboroso molho à bolonhesa, feito à base de carne moída e tomate. Ele está presente em diversas receitas, como algumas já mencionadas, mas uma boa sugestão é o Tagliatelle à Bolonhesa. Essa massa é um pouco mais robusta, o que ajuda a segurar melhor o molho. Isso garante uma experiência gastronômica ainda mais completa, permitindo que todos os sabores e ingredientes sejam bem valorizados. 

9) Macarrão ao molho pesto 

O molho pesto é um tradicional molho italiano que também tem feito bastante sucesso no Brasil nos últimos anos. Ele é feito com ingredientes puramente italianos: azeite, alho, manjericão e queijo parmesão ou pecorino. O molho pesto traz ao macarrão um sabor refrescante e intenso, bem diferente do usual. Portanto, não deixe de experimentar um autêntico molho pesto quando estiver pela Itália. 

10) Tiramisú

Para finalizar a refeição, a dica é sempre apostar na sobremesa mais tradicional da Itália: tiramisú. O doce traz uma combinação intensa de biscoito, chocolate, café e queijo mascarpone. Essa junção faz com que ele entregue uma grande diversidade de sabores: o amargo do café, o doce do chocolate, a cremosidade do mascarpone e a crocância do biscoito. Assim, o tiramisú é a escolha perfeita para quem quer uma verdadeira experiência gastronômica na Itália repleta de sabores intensos, marcantes e únicos. 

Queijos Galbani trazem o gostinho da Itália 

É sempre melhor experimentar essas delícias italianas na própria Itália, já que é o país que deu origem a elas e há todo um contexto histórico e cultural envolvido. Mas se você deseja reproduzir as receitas em casa, uma dica para trazer o gostinho da Itália é apostar nos queijos Galbani, a marca nº1 de queijos na Itália. 

Grana Padano

Saiba mais

Queijo Parmigiano Reggiano

Saiba mais

Os queijos Grana Padano e Parmigiano Reggiano são importados diretamente da Itália e apresentam o selo DOP (Denominação de Origem Protegida), garantindo que são produzidos apenas pelos produtores italianos autorizados. O sabor frutado e marcante do Grana Padano o torna perfeito para receitas de risoto e para gratinar massas, enquanto a intensidade e riqueza do Parmigiano Reggiano são ideais para pratos como nhoque e espaguete. 

Já o Queijo Parmesão Galbani tem um sabor sequinho e refrescante, além de uma textura crocante. Ele é ótimo para receitas de lasanha, arancini e muitas outras. O Queijo Mussarela Galbani, com seu sabor suave e delicado, é ideal para o recheio da deliciosa pizza napolitana. 

Queijo Parmesão fracionado

Saiba mais

Queijo Mussarela Fatiado

Saiba mais
Queijo fundo esquerdo

Produtos

Queijo fundo direito