Queijo fundo direito Queijo fundo direito

Bechamel, ao sugo ou pesto? Conheça os molhos para massas mais famosos do mundo

13 de dezembro de 2024

Por Galbani

Na imagem, há um potinho azul com molho bechamel para massa

Os molhos para massas são responsáveis por dar um toque extra de sabor e cremosidade para a receita. Seja um nhoque, fettuccine, espaguete ou qualquer outro tipo de massa, o resultado sempre fica mais saboroso quando finalizado com molho e queijo. A boa notícia é que existe uma grande variedade de molhos para você experimentar e variar nos pratos. 

Dentre todos eles, três podem ser considerados os mais famosos do mundo: bechamel, sugo e pesto. Mas você sabe as diferenças entre eles e como são preparados? Conheça melhor os molhos para massa que mais fazem sucesso! 

O que é molho bechamel?

O molho bechamel é uma clássica criação da culinária francesa. O seu primeiro registro foi feito pelo chef François Pierre La Varenne na publicação Le Cuisinier François em 1651. O nome do molho, porém, teria surgido como uma homenagem a Louis Béchameil de Nointel, que era maître do rei Luís XIV. O molho bechamel é feito com manteiga, leite e farinha de trigo (ou amido de milho). Sua textura é cremosa e o sabor é suave, sendo que a receita tradicional leva noz-moscada como tempero especial. 

Se você se pergunta qual a diferença entre molho bechamel e molho branco, é que o bechamel conta com o chamado roux. Essa é uma técnica francesa que consiste em misturar a farinha com a manteiga para engrossar mais o creme. O molho branco nem sempre conta com manteiga e, por isso, existe essa pequena diferença. 

O que combina com molho bechamel?

Como o molho bechamel é mais cremoso e encorpado, combina bastante com massas mais largas e espessas, como o tagliatelle. Ao mesmo tempo, por ser um molho bem leve também combina com massas delicadas, como o spaghetti. O bechamel também fica delicioso no preparo de nhoques e risotos. Ele pode acompanhar ainda diversos outros pratos, como frango, couve-flor gratinada e croque monsieur.

Veja também: Massa fresca x seca: qual a diferença entre os tipos de massa de macarrão? 

Como fazer molho bechamel:

Ingredientes: 

  • 1L de leite 
  • 3 colheres de sopa de Manteiga Galbani
  • 3 colheres de sopa de farinha de trigo
  • ½ colher de chá de sal
  • noz-moscada a gosto

Modo de preparo:

1) Adicione a manteiga em uma panela média e derreta em fogo médio. Adicione a farinha de trigo e mexa bastante com uma espátula por cerca de 2 minutos. Essa é a técnica do roux, que ajuda a engrossar o molho bechamel. 

2) Coloque o leite na panela e misture bem. A dica é usar um batedor de arame (fouet) para ajudar a dissolver bem a farinha e evitar que a massa fique empelotada. Aumente o fogo e continue mexendo até ferver. 

3) Quando o molho ferver, diminua o fogo e tempere com sal e noz-moscada. Deixe cozinhar por cerca de 10 minutos, mexendo de vez em quando durante esse tempo. 

4) Quando estiver bem encorpado, apague o fogo. O molho bechamel está pronto para servir!

O que é molho ao sugo?

O molho sugo é o tradicional molho de tomate, consumido em uma enorme variedade de receitas. Ele surgiu na Itália e, apesar de não se conhecer sua história exata, foi registrado pela primeira vez em 1803 por Vicenzo Agnoletti no livro Cucina Economia. O tomate é o protagonista do molho ao sugo, mas outros ingredientes devem ser adicionados na receita, como manjericão, alho e cebola. Porém, existem muitas versões dentro da própria Itália, então cada italiano tem seu jeitinho especial de preparar a receita. Uma curiosidade é que, apesar de serem parecidos, o molho sugo e o molho pomodoro são diferentes. O primeiro é mais leve porque passa por uma peneira, enquanto o segundo é mais robusto e conta com pedaços de tomate.

O que combina com molho sugo?

O molho sugo combina com diferentes tipos de massa, mas costuma ser ainda mais indicado para nhoques e massas longas, como o spaghetti. A lasanha também fica deliciosa com o molho sugo como recheio. Ele pode ser aproveitado também em outras receitas, como pizzas e pratos que levam carnes. O filé à parmegiana com molho sugo, por exemplo, fica maravilhoso.  

Como fazer molho ao sugo:

Ingredientes: 

  • 2Kg de tomate maduros
  • 3 dentes de alho cortados ao meio
  • 1 cebola grande cortada em pedaços
  • 1 ramo de manjericão
  • 1/2 xícara de azeite de oliva
  • Sal a gosto

Modo de preparo: 

1) Lave os tomates e corte-os em 4 partes. Coloque-os em uma panela grande com a cebola, 2 cabeças de alho e as folhas de manjericão (deixando algumas reservadas para finalização).

2) Tampe a panela e deixe cozinhar, lembrando de amassar os tomates com uma colher de pau de vez em quando. 

3) Assim que os tomates ficarem murchos, tire a tampa e deixe cozinhar até secar parte da água que se formou durante o cozimento.

4) Depois, passe o molho por uma peneira. Então, volte o conteúdo para a panela e deixe engrossar mais um pouco com o azeite de oliva, um dente de alho e as folhas de manjericão que restaram.

5) Após desligar o fogo, o molho sugo está pronto para servir! 

O que é molho pesto? 

O molho pesto é muito conhecido no mundo todo por sua clássica cor verde. Essa coloração existe por causa do seu ingrediente principal: o manjericão. A história do molho pesto começou na cidade de Gênova, na Itália, que é considerado o lugar que mais tem manjericão no mundo. Isso se deve principalmente ao clima favorável para sua produção. Os italianos criaram o molho pesto como uma forma de valorizar essa erva, e logo a receita se espalhou pelo planeta. Além do manjericão, a receita leva pinhões pinoli, queijo parmesão, alho, sal e azeite. O sabor do molho pesto é refrescante, aromático e intenso.

Veja também: Conheça os benefícios nutricionais do queijo parmesão 

O que combina com molho pesto?

O molho pesto traz um sabor bem marcante para qualquer massa, seja espaguete, lasanha ou nhoque. Além desse clássico da culinária italiana, ele pode combinar com muitas outras receitas, como a saborosa pizza de molho pesto. Outras sugestões de consumo dessa delícia italiana são no recheio de sanduíches, em bruschettas e como acompanhamento de pratos com frango. 

Como fazer molho pesto?

Ingredientes: 

  • 1 xícara de chá de folhas de manjericão frescas;
  • 1 xícara de chá de Queijo Parmesão Galbani;
  • ½ xícara de chá de azeite de oliva;
  • 3 colheres de chá de pinoli;
  • 4 dentes de alho;
  • Sal a gosto;
  • Pimenta-do-reino a gosto.

Modo de preparo: 

1) Coloque o sal e o alho na base do pilão. Depois, adicione as folhas de manjericão (a erva deve vir depois porque o sal e o alho evitam sua oxidação). 

2) Adicione o pinhão, o Queijo Parmesão Galbani e o azeite, nessa ordem. 

3) Macere bem até formar uma pasta bem homogênea. Sirva o molho pesto na receita que preferir!

Caso não tenha pilão, você pode fazer molho pesto no liquidificador. Basta adicionar todos os ingredientes e bater em velocidade baixa. A dica é dar intervalos pequenos enquanto estiver batendo para evitar o aquecimento do molho e a oxidação do manjericão. 

Use queijos Galbani para dar toque especial na finalização da massa ao molho 

Queijo Parmesão Ralado

Saiba mais

Todos esses molhos para massa possuem diferenças entre si, mas têm uma coisa em comum: ficam deliciosos quando finalizados com queijo! O queijo ralado salpicado por cima da massa traz um toque especial para o prato. Além de delicioso, garante uma crocância extra ao paladar. O Queijo Parmesão Galbani, marca nº1 de queijos na Itália, tem um sabor rico levemente adocicado e refrescante. Intenso e crocante, ele garante uma explosão de sabores.

Outra ideia de finalização é gratinar a massa no forno. Para isso, você pode usar os queijos parmigiano reggiano ou grana padano. Os dois queijos italianos possuem sabores intensos e notas frutadas que trazem um gostinho delicioso no paladar quando gratinados. O Parmigiano Reggiano Galbani e o Grana Padano Galbani possuem o selo DOP (Denominação de Origem Protegida), indicativo de que foi produzido pelos poucos produtores italianos autorizados a fabricar esses queijos. 

Queijo Parmigiano Reggiano

Saiba mais

Grana Padano

Saiba mais

O Parmigiano Reggiano Galbani traz um sabor de intensidade acentuada que fica entre o picante e o adocicado. Já o Grana Padano Galbani tem gosto marcante e notas amendoadas que dão um toque especial em qualquer receita. 

Queijo fundo esquerdo

Produtos

Queijo fundo direito