O queijo Parmigiano Reggiano é conhecido por seu sabor inconfundível. Ao mesmo tempo que é salgado, também tem um toque mais doce. Além disso, é amendoado e intenso, mas ainda assim com detalhes frutados e levemente picados. Essas características, aliadas ao fato de ser produzido com poucos ingredientes específicos e ter um sabor que melhora com o tempo, fizeram com que o Parmigiano Reggiano ganhasse a fama de ‘queijo perfeito’.
Por ser um alimento de sabor bem complexo, muitas pessoas não sabem exatamente como incluí-lo nas refeições. Confira a seguir como comer queijo Parmigiano Reggiano de forma a explorar totalmente suas características únicas!
Como consumir o queijo parmesão Parmigiano Reggiano?
O fato do queijo Parmigiano Reggiano ter um sabor tão completo permite que ele combine com uma grande variedade de receitas. Por ter um toque frutado, é um queijo muito usado para gratinar pratos. O Parmigiano Reggiano combina muito bem com massas, tanto para gratinar quanto nos molhos. Além disso, ele pode ser consumido em risotos. Esse queijo traz um toque mais acentuado a esse típico prato italiano.
Apesar de ser muito consumido em massas e risotos, o Parmigiano Reggiano também pode ser consumido em lascas. Nesse caso, basta cortá-lo neste formato e comê-lo puro ou acompanhado de algum complemento, como vinagre balsâmico. Essa forma de consumo é muito utilizada na hora de compor tábuas de frios. Enquanto isso, a versão ralada do Parmigiano Reggiano pode ser usada também por cima de sopas, caldos e saladas.
Outras formas de consumir o queijo Parmigiano Reggiano
Muitas pessoas gostam de consumir também a casca do queijo Parmigiano Reggiano. Por ser muito dura, é melhor que ela seja ralada. Porém, existe a possibilidade de colocar uma fatia da casca dentro de sopas e caldos na hora de cozinhá-los. Dessa forma, ela normalmente consegue ser dissolvida.
Outra ideia de como comer Parmigiano Reggiano é combinando-o com frutas. Na tradição italiana, esse queijo é muito usado para acompanhar frutas típicas do verão europeu, como pêssegos, damasco, kiwi e figos. Outros exemplos que combinam bem com o Parmigiano Reggiano são pera, uva, maçã e morango.
O que harmoniza com queijo parmesão Parmigiano Reggiano?
Uma das melhores formas de comer queijo Parmigiano Reggiano é com uma taça de vinho para acompanhar. Seja em massas, risotos, tábuas de frios, caldos ou com frutas, esse queijo harmoniza muito bem com vinhos. Essa harmonização não é difícil de ser feita, pois o seu sabor combina com diferentes rótulos.
No geral, o Parmigiano Reggiano harmoniza bem com vinhos brancos, como o Pinot Grigio. Além disso, também combina com vinhos tintos encorpados, já que é um queijo naturalmente maduro e intenso. Alguns exemplos são Merlot e Cabernet Sauvignon. Além dos vinhos, o Parmigiano Reggiano também harmoniza com cervejas pilsner ou de bastante malte.
Como é feito o queijo Parmigiano Reggiano?
O Parmigiano Reggiano é feito com apenas três ingredientes: leite cru de vaca, coalho e sal. A produção é extremamente minuciosa, já que é preciso garantir a qualidade de um verdadeiro Parmigiano Reggiano. Esse queijo passa ainda por um longo processo de maturação, que precisa durar ao menos 12 meses. Depois desse período, é inspecionado para ter certeza de que atende todas as características que fazem dele um Parmigiano Reggiano. Ele precisa ter textura granulada, consistência dura e cor amarelada, dentre outros fatores.
Todo esse cuidado também existe porque esse queijo possui o selo DOP (Denominação de Origem Protegida). A indicação garante que o queijo só pode ser chamado de Parmigiano Reggiano quando segue uma série de características específicas e é fabricado apenas no seu lugar de origem.
O Parmigiano Reggiano só pode ser produzido nas regiões de Parma, Reggio Emilia, Modena, Bolonha e Mântua, na Itália. Qualquer queijo parmesão que não seja produzido seguindo esse local e suas características é considerado um queijo ‘tipo’ parmesão e não pode ser chamado de Parmigiano Reggiano.
Qual a diferença do Grana Padano e do Parmigiano Reggiano?
O Parmigiano Reggiano é frequentemente confundido com o Grana Padano. Os dois possuem muitas semelhanças que justificam essa confusão. Ambos são queijos duros, semi-gordos, de textura granulosa e cor amarelada. Além disso, possuem sabores bem marcantes, apesar de que o Parmigiano Reggiano é um pouco mais intenso e o Grana Padano é levemente mais adocicado. Outro detalhe é que ambos possuem o selo DOP.
Uma das maiores diferenças entre o Parmigiano Reggiano e o Grana Padano está no processo de fabricação. O Grana Padano precisa de um tempo de maturação menor, com ao menos 9 meses. Além disso, eles são produzidos em locais diferentes. A fabricação do Grana Padano só pode ser realizada nas regiões de Emilia Romagna, Lombardia, Piemonte, Trentino-Alto Ádige e Veneto, também na Itália.