De origem italiana, o queijo parmesão acompanha o dia a dia dos brasileiros há muito tempo. Seja ralado sobre o macarrão, em pratos gratinados ou dentro do pão de queijo, é um ingrediente decididamente essencial que todo mundo adora. No entanto, nem todos sabem que existem algumas regras para melhor preservá-lo e manter intactas as suas propriedades, tanto nutritivas quanto de sabor.
Listamos algumas dicas que vão te ajudar a conservar o queijo parmesão e prolongar seu consumo por mais tempo. Confira:
Como guardar queijo parmesão para não estragar?
Queijos duros e curados, como é o caso do parmesão, podem ser guardados fora da geladeira, desde que ainda estejam na embalagem original. Nesse caso, é necessário armazená-lo em um local seco, arejado e não muito quente.
Depois que a embalagem está aberta, deve-se evitar ao máximo o contato com o ar, já que o queijo pode endurecer, ficar ressecado e até mofar (especialmente em casos de queijos mal curados). Por isso, o ideal é envolver o pedaço de queijo parmesão em plástico filme ou guardá-lo em potes herméticos, de plástico ou vidro, dentro da geladeira. Assim, as características do queijo são preservadas.
O cuidado de guardar o queijo parmesão em potes herméticos ainda serve para manter o produto afastado de outros alimentos na geladeira, pois a parte gordurosa do queijo tende a absorver odores facilmente. Se você não tiver esse tipo de pote em casa, os sacos com fechamento hermético também funcionam muito bem.
E no caso do queijo parmesão ralado, como armazenar?
Quando se trata do queijo ralado parmesão em saquinhos, não há muitos mistérios para armazená-lo. A embalagem desses produtos foi, de fato, pensada para preservar o conteúdo da melhor forma. Depois de aberto, feche-o bem e guarde na geladeira, ficando sempre de olho na data de validade. Já o queijo ralado fresco pode ser guardado dentro de potes de vidro ou sacos com fechamento hermético.
Qual é o melhor lugar da geladeira para guardar o parmesão?
Para manter o queijo parmesão com boa integridade, pronto para o uso, uma dica eficaz é guardá-lo na gaveta de frutas e legumes, a parte mais úmida e menos fria da geladeira. Idealmente, os queijos devem ser armazenados entre 4°C e 8°C – faixa de temperatura que evita o endurecimento ou amolecimento em excesso.
Quanto tempo dura o queijo parmesão na geladeira?
Em média, um queijo parmesão pode durar cerca de 15 dias na geladeira. Queijos com maturação mais longa, porém, podem ser conservados por cerca de um mês. Quando embalado a vácuo, o queijo geralmente tem prazo de validade de 6 meses. Na dúvida, consulte o rótulo para ler as indicações de cada fabricante.
Parmesão ficou duro? Sem problemas!
Se você não tomou os cuidados necessários e seu queijo já está seco e duro, não se preocupe: ainda dá para utilizá-lo em algumas receitas. Caso seja possível, corte algumas lascas para dar cremosidade a um molho, por exemplo. Você também pode passar o queijo no processador para obter uma espécie de pó fino.
Pode congelar o queijo parmesão?
Não é recomendado congelar o queijo parmesão, principalmente em pedaços, pois a textura do produto pode mudar consideravelmente. O aroma e o sabor também se perdem quando o queijo é congelado. Por isso, na hora da compra, dê preferência às porções fracionadas ou ao queijo ralado parmesão que vem em pacotes menores.
No entanto, se você realmente tiver uma grande quantidade de queijo parmesão e perceber que não terá tempo suficiente para consumi-lo, é preferível ralar todo o queijo antes de colocar no congelador. Armazene-o em sacos próprios para freezer.
A Galbani, marca número 1 na Itália, com presença global em mais de 100 países, trouxe ao Brasil duas opções de parmesão produzidas com as melhores matérias-primas: o Queijo Parmesão Ralado e o Queijo Parmesão Fracionado. Ambos são uma ótima pedida para levar aquele toque italiano às suas receitas!