O nhoque é um prato tradicional da culinária italiana, caracterizado por pequenas bolinhas de massa, geralmente feitas à base de batata, farinha e ovos. É um prato reconfortante, que se tornou popular em várias partes do mundo, sendo facilmente adaptável a diferentes gostos e ingredientes, tanto na massa quanto no molho.
A receita de nhoque é tão versátil que a massa pode ser feita de batata, abóbora, aipim e até azeitona. Como complemento, o que não falta é variedade de molhos para combinar: bechamel, bolonhesa, à matriciana e ao sugo são alguns dos mais conhecidos da culinária italiana e também apreciados pelos brasileiros.
Quer aprender como fazer nhoque com receita completa, da massa artesanal ao molho? Confira as dicas a seguir!
O que é nhoque e qual sua origem? Conheça a história do prato
A origem do nhoque faz uma viagem no tempo à Itália, onde é um prato tradicional que faz parte da rica herança culinária do país. Acredita-se que sua história possa ter começado na Roma Antiga, quando os romanos preparavam bolinhos de massa feitos com farinha de trigo e água.
No entanto, a versão moderna do nhoque, especialmente o nhoque de batata, surgiu nas regiões do norte da Itália, como o Piemonte e a Lombardia, a partir do século 19. O uso da batata na receita se popularizou após a batata ser introduzida na Europa no século 16, proveniente das Américas.
O nome “nhoque” deriva do termo italiano “gnocco”, que significa “bolinho” ou “massa”. Ao longo dos anos, a receita de nhoque se adaptou a diversas culturas e conquistou paladares por diversos países, onde ganhou diferentes ingredientes e estilos de preparo, mas sempre mantendo sua essência como um prato reconfortante e muito saboroso para um almoço em família.
Como fazer nhoque? Os tipos de massa mais populares
O a receita de nhoque de batata é o modo de preparo tradicional. Normalmente, utiliza-se a batata asterix porque tem mais amido, o que deixa a massa mais sequinha. No Brasil, porém, é muito comum encontrar nhoque de batata doce, nhoque de mandioca e nhoque de abóbora, espinafre, beterraba e azeitona em diversos restaurantes, diversificando o prato com sabores incríveis.
Aprenda como fazer o nhoque de batata, a receita original da Itália:
- Cozinhe 4 batatas médias até elas ficarem bem macias. Em seguida, amasse-as com um garfo e passe por uma peneira;
- Coloque as batatas amassadas, peneiradas e frias em um recipiente e adicione 1 ovo (é indicado usar só a gema), 1 colher de manteiga, 1 colher de chá de sal e meia xícara do queijo de sua preferência.;
- Misture bem e vá adicionando 1 xícara de farinha de trigo aos poucos. Como a massa de nhoque deve ser leve, tenha o cuidado de não exagerar neste ingrediente;
- Quando chegar na consistência de enrolar, pare de misturar. Então, enrole a massa em uma bancada (use farinha por baixo para não grudar) e faça cortes em formatos de quadradinhos com cerca de 2cm cada. Uma dica é dar uma apertadinha no centro de cada pedaço, pois isso ajuda a pegar mais molho.
- Cozinhe sua massa já cortada em formato de nhoques em água fervente. A receita está pronta quando as bolinhas tiverem subido até a superfície.
- Sirva o nhoque com o molho de sua preferência e finalize com um queijo italiano da Galbani.
Como fazer molho para nhoque?
O nhoque é uma massa muito versátil que vai bem com uma enorme variedade de molhos. Porém, existem três que ganham destaque.
Nhoque à bolonhesa:
O tradicional molho à bolonhesa é feito a partir de uma mistura de molho de tomate e carne moída. Além de ficar uma delícia na receita de nhoque, também é perfeito em lasanhas e macarronadas. Veja como fazer molho à bolonhesa:
Ingredientes:
- 1 Kg de patinho moído
- 1 cebola
- 2 dentes de alho
- 2 colheres de sopa de azeite
- 2 xícaras de leite
- 2 latas de tomate pelado com líquido
- Sal a gosto
- Noz-moscada a gosto
- Pimenta-do-reino a gosto
Modo de preparo:
- Refogue a cebola e o alho com azeite em uma panela grande. Mexa bem até que eles fiquem transparentes.
- Adicione a carne moída e deixe fritar. Tempere com sal e pimenta-do-reino e continue refogando até que a carne não esteja mais rosada.
- Coloque o leite e mexa bastante até que ele evapore. Adicione a noz-moscada e continue mexendo bem. Nesse momento, você também pode adicionar 2 xícaras de vinho branco seco e mexer até evaporar.
- Diminua o fogo e adicione os tomates com o líquido da lata. Abaixe o fogo e deixe a mistura cozinhar por cerca de 3h. A tampa deve ficar entreaberta e você precisa mexer de vez em quando. Além disso, pode adicionar um pouco de água quente aos poucos. Esse é o tempo utilizado na receita original de molho à bolonhesa e que ajuda a deixá-lo mais encorpado, mas você não precisa esperar todas essas horas caso esteja com pressa.
- Depois desse tempo, você terá um molho à bolonhesa bem cremoso e encorpado. Então, é só servir com o nhoque!
Nhoque ao molho sugo:
O molho ao sugo nada mais é do que o molho de tomate. Uma curiosidade é que o molho sugo e o molho pomodoro são praticamente a mesma coisa: a diferença é que o sugo passa por uma peneira que o deixa mais lisinho, enquanto o pomodoro é mais rústico. Veja como fazer molho sugo:
Ingredientes:
- 4 Kg de tomates cortados ao meio
- 4 cebolas picadas
- 4 dentes de alho picados
- 190ml de água
- 190ml de azeite de oliva
- 1 colher de sopa de sal
- Manjericão a gosto
Modo de preparo:
- Coloque os tomates em uma panela a fogo médio com água. Mexa bem para que eles não grudem.
- Quando os tomates estiverem mais amolecidos, apague o fogo e espere amornar um pouco. Coloque-os no liquidificador e bata por 8 a 10 segundos até que eles triturem bem.
- Coe a mistura de tomates pela peneira e reserve o líquido.
- Em uma panela, aqueça o azeite e refogue a cebola e o alho.
- Coloque o molho de tomate peneirado na panela e tempere com sal a gosto. Mexa bastante e deixe cozinhar por cerca de 30 minutos.
- Após esse tempo, desligue o fogo e adicione as folhas de manjericão. Pronto: seu molho sugo está pronto e já pode ser servido com o nhoque!
Nhoque ao molho branco:
Por fim, temos o molho bechamel, que é o famoso molho branco feito com leite, farinha e manteiga. Esse molho também fica delicioso quando preparado com queijo parmesão ou queijo muçarela. Veja como fazer molho branco:
Ingredientes:
- 2 xícaras de leite
- 2 colheres de sopa de farinha de trigo (ou amido de milho)
- 2 colheres de sopa de manteiga
- 1 caixa de creme de leite
- 100g de Queijo Parmesão Galbani ou Queijo Mussarela Galbani
- 1 colher de noz-moscada moída
- Sal a gosto
Modo de preparo:
- Antes de levar os ingredientes do molho branco ao fogo, dissolva a farinha de trigo em ½ xícara de leite e reserve.
- Em uma panela no fogo médio, coloque a manteiga e deixe-a derreter. Em seguida, refogue o alho e a cebola na manteiga.
- Jogue a mistura de leite com farinha na panela e mexa bastante. Então, adicione o restante do leite que ainda não havia sido usado.
- Adicione o sal e a noz-moscada na panela para dar um tempero especial.
- Coloque o creme de leite e o queijo parmesão/mussarela. Continue mexendo até que a mistura engrosse.
- Quando estiver mais encorpado, desligue o fogo. O molho branco está pronto e fica uma delícia com a receita de nhoque!
Além dessas opções, existem outros molhos que ficam deliciosos com o nhoque, como o molho pesto ou o arrabbiata.
Quais os melhores queijos para acompanhar o nhoque?
Quando se pensa em massa, não pode faltar um queijo ralado fresco na finalização! Para acompanhar o nhoque, o queijo parmesão é a principal escolha dos brasileiros, por ser mais conhecido e vendido em porções embaladas para durar uma refeição em família.
Para deixar seu nhoque de batata ou mandioca com um sabor mais sofisticado, conte com queijos italianos da Galbani, basta ralar na hora para finalizar o prato. A seguir, veja as melhores opções:
1) Parmigiano Reggiano
Esse é considerado o parmesão original. Trata-se de um queijo duro que passa por um período de maturação de 12 meses. O sabor do Parmigiano Reggiano é ainda mais intenso que outros tipos de parmesão, tem notas frutadas e é levemente adocicado. Fica perfeito na finalização da massa de nhoque, evidenciando seu sabor.
O Queijo Parmigiano Reggiano Galbani conta com o selo DOP (Denominação de Origem Protegida), que garante que ele só pode receber esse nome se seguir características determinadas pela legislação e se for produzido em regiões autorizadas da Itália.
2) Grana Padano
Outra sugestão é o Grana Padano, um queijo de pasta dura, conhecido por seu sabor rico e intrigante, com um paladar levemente doce e salgado ao mesmo tempo e textura granulada.
Também autorizado pelo DOP, o Queijo Grana Padano Galbani, é uma excelente escolha para finalizar pratos de massa, além de protagonizar tábuas de frios e gratinados.