Ralar o pedaço ou peça de queijo em vez de usar o queijo em fatias pode ter vantagens no preparo de pratos: garante um derretimento mais rápido, uma distribuição mais uniforme, maior rendimento e mais praticidade na hora de preparar molho branco e gratinados. Quando o queijo está ralado grosseiramente, ele consegue incorporar melhor em massas e molhos, garantindo que seu sabor especial esteja bem dissipado no prato e não concentrado apenas em uma porção dele.
Você pode comprar o queijo ralado pronto no mercado ou garantir um pedaço ou peça para ralar em casa, aumentando seu rendimento e economizando no valor da receita. Caso não tenha ralador de queijo em casa, nós vamos te ensinar um truque simples e prático que substitui o utensílio. Confira!
Como ralar o queijo sem ter ralador?
Para ralar o queijo sem ralador, você precisará apenas de um utensílio: liquidificador! Esse método simples consiste em colocar o queijo dentro desse eletrodoméstico e bater. Porém, é preciso tomar alguns cuidados para evitar problemas. Confira o passo a passo:
1) Corte a peça de queijos (parmesão, mussarela ou o de sua preferência) no formato de cubinhos. Isso evita que a peça fique presa nas lâminas do liquidificador e que danifique o aparelho.
2) Bata o queijo no liquidificador na menor velocidade. Vá batendo aos poucos, dando alguns impulsos.
3) Após bater tomando esses cuidados, desligue o liquidificador quando o queijo já estiver bem raladinho.
Veja também: Conheça os principais tipos de queijos italianos
Dicas importantes para ralar queijo no liquidificador
Para que essa receita funcione, é importante que o liquidificador seja bem potente. Modelos mais frágeis podem acabar queimando e, por isso, não são indicados. A principal atenção deve ser na hora de bater. Não fique batendo o queijo de forma constante, pois isso pode acabar estragando o produto, além de danificar o próprio liquidificador. Além disso, algumas poucas batidas já são o suficiente, pois o excesso pode aquecer e derreter o queijo.
Como amolecer o queijo duro para ralar?
Queijos de massa dura, como o queijo parmesão, Parmigiano Reggiano ou Grana Padano, podem ser um pouco mais difíceis de ralar no liquidificador. Por isso, você pode tentar amolecer antes de começar a ralar. Para isso, basta deixar o queijo de molho no leite morno por cerca de 5 minutos. Assim, ele passa a ficar um pouco menos rígido e, consequentemente, mais fácil de ralar.
Quais queijos eu posso ralar?
Os melhores queijos para ralar são os duros e semiduros. Nessa categoria, encontram-se, por exemplo, o queijo parmesão, Parmigiano Reggiano, Grana Padano e Pecorino. Além disso, alguns queijos macios em peça também funcionam bem, como o queijo mussarela e o queijo prato. Por outro lado, queijos muito cremosos, como o cream cheese e o brie, não podem ser ralados por causa de sua consistência.
Escolha queijos Galbani para ralar!
Além de ter um bom liquidificador ou ralador, é importante escolher um bom queijo para ralar. Existem inúmeras opções no mercado, com características diferentes entre si. O ideal é apostar naquelas com um alto padrão de qualidade, como os queijos Galbani, a marca nº1 de queijos na Itália.
O Grana Padano Galbani e o Parmigiano Reggiano Galbani possuem o selo DOP (Denominação de Origem Protegida), indicativo de que seguem todas as características determinadas por lei e são importados dos produtores italianos autorizados a produzir esses alimentos. O Grana Padano Galbani tem um sabor marcante com um toque amendoado. Já o Parmigiano Reggiano traz um teor ainda mais intenso e com deliciosas notas frutadas. Os dois podem ser ralados e trazem um sabor bem intenso a qualquer prato.
Já o Queijo Parmesão Galbani pode ser encontrado tanto na versão fracionada quanto na versão ralada, já pronta para esse tipo de consumo. Ele tem um sabor bem salgadinho e fresco, além de uma textura crocante. Por fim, o Queijo Mussarela Galbani apresenta um gostinho bem suave e levinho, perfeito para uma grande variedade de receitas.
Como usar queijo ralado? Confira dicas de receitas!
O queijo ralado costuma ser muito utilizado na finalização de receitas, principalmente massas. Suas lasquinhas podem ser salpicadas por cima do macarrão, trazendo um sabor mais intenso e uma crocância especial ao paladar. Nesse caso, o Queijo Parmesão Galbani é sempre o mais indicado. Também é muito frequente o uso de queijo ralado na hora de gratinar receitas. Como o Queijo Grana Padano Galbani apresenta notas amendoadas, é um dos mais recomendados para essa prática.
O queijo ralado também pode ser um grande aliado no preparo de molhos, como o molho branco. Por ser uma receita mais delicada, recomenda-se o uso do Queijo Mussarela Galbani, pois possui um sabor mais leve. Também podemos usar diferentes tipos de queijo ralado no preparo de risotos, recheios de lasanha, croquetes, pão de queijo e muito mais. O Parmigiano Reggiano tem um gosto bem intenso e marcante, sendo assim ideal para quem deseja garantir uma explosão de sabores no paladar.
Veja também: Grana Padano: 5 formas de usar o queijo italiano em receitas