Assim como a mussarela, o queijo parmesão está entre os queijos mais consumidos pelos brasileiros. Esse laticínio é super versátil e pode ser usado na cozinha de diversas maneiras, seja em uma tábua de frios ou na finalização de massas.
Apesar de ser muito comum, o queijo parmesão (ralado ou fracionado) também é um dos mais fraudados na indústria de laticínios graças a seu elevado valor agregado. Dessa forma, existem produtos que não são 100% parmesão, mas misturados com outros queijos e ingredientes.
Além disso, não é raro encontrar queijos de baixa qualidade nos supermercados. Por isso, é importante aprender a reconhecer qual produto está em ótimo estado. Veja a seguir algumas dicas que vão te ajudar a saber se o queijo parmesão é bom ou não!
Parmigiano Reggiano X Queijo Parmesão: entenda a diferença
Você já deve ter se deparado com os dois nomes na hora de comprar queijo parmesão no mercado, o que pode despertar dúvidas. O Parmigiano Reggiano é o queijo parmesão original que surgiu na Itália. Ele passa por um processo de fabricação extremamente minucioso, com vacas selecionadas e um processo de maturação de no mínimo 12 meses. O Parmigiano Reggiano possui o selo DOP (Denominação de Origem Protegida), o que significa que só pode ser produzido seguindo determinadas especificações e apenas nos locai autorizados por lei: as regiões de Parma, Reggio Emilia, Módena, Bolonha e Mantova na Itália.
Como pode ser caro e burocrático importar os queijos diretamente da Itália, produtores de outras partes do mundo começaram a reproduzir o Parmigiano Reggiano. Porém, como não cumprem todos os requisitos (principalmente o local de fabricação), não podem ser chamados por esse nome. Assim, surgiu o famoso queijo parmesão.
Veja também: Parmigiano Reggiano: 7 curiosidades sobre o queijo italiano
Qual é a cor do queijo parmesão?
Seja um autêntico parmigiano reggiano ou um queijo parmesão, a cor do produto deve ser a mesma: amarelo palha. Essa coloração amarelada é uma característica importante do produto e que deve ser observada na hora de escolher no mercado. Se o queijo parmesão estiver muito esbranquiçado ou amarelo escuro, é sinal de que não está nas suas melhores condições.
Qual é o sabor do queijo parmesão?
Como passa por um longo período de maturação, o queijo parmesão tem um sabor bastante aprimorado e intenso, que fica entre o apimentado e o adocicado. O gosto é tão marcante que toma conta de toda a boca, causando salivação na parte de trás da língua. Um bom queijo parmesão é salgado, mas não tanto a ponto de causar desconforto. No caso do Parmigiano Reggiano, o sabor é ainda mais intenso já que seu período de maturação é maior. Enquanto ele fica no mínimo 12 meses maturando, o queijo parmesão passa ao menos 6 meses nessa fase.
Qual é a textura do queijo parmesão?
O queijo parmesão é duro e apresenta uma casca firme. Ele praticamente não tem umidade, então não deve ter aspecto molhado. Além disso, todo queijo parmesão possui cristais (proteínas cristalizadas) em sua textura. Eles são responsáveis por dar aquela crocância deliciosa ao morder.
Existe uma tática que vai te ajudar a descobrir se a textura do queijo parmesão está boa ou não: pressione a casca com a unha e observe se conseguiu penetrar a massa. Caso não consiga, é sinal de que o queijo parmesão está bom, firme e consistente como ele deve ser. Já se conseguir, ele não está bom.
Como escolher parmesão?
Agora que você já sabe qual cor, textura e sabor o queijo parmesão deve ter, fica mais fácil escolher um produto de boa qualidade no mercado. Existem ainda outros fatores que podem te ajudar nesse momento, como observar a embalagem. Ela deve estar bem vedada, pois isso evita a contaminação por fatores externos. O aroma também é importante: o queijo parmesão tem cheiro forte, mas jamais deve ser azedo. Por fim, sempre atente-se à data de validade para ter certeza de que o produto ainda está próprio para consumo.
Veja também: Como conservar queijo parmesão?
Aposte em queijos Galbani para um parmesão de qualidade!
A melhor forma de garantir o melhor queijo parmesão para a sua dieta é sempre apostar em produtos de alta qualidade, como o Queijo Parmesão Galbani. O produto da marca nº1 de queijos na Itália tem produção brasileira e possui sabor bem marcante e levemente adocicado, além de uma deliciosa textura crocante.
Há ainda o Queijo Parmigiano Reggiano Galbani, que apresenta o selo DOP. Ele é produzido seguindo todas as restrições por lei e importado dos produtores autorizados italianos, garantindo sua qualidade excepcional. Feito de forma 100% natural, o Parmigiano Reggiano Galbani apresenta sabor de intensidade acentuada com notas frutadas e crocância especial.