Queijo fundo direito Queijo fundo direito

Conheça os principais tipos de queijos italianos

18 de outubro de 2024

Por Galbani

Pedaços de queijo parmesão em tábua de madeira

O queijo italiano é um dos pontos altos da culinária da Itália. O país é conhecido por alguns dos pratos mais famosos do mundo, como as pizzas e receitas com massas. Muitos clássicos desta gastronomia não existiriam se não fossem os queijos. 

A Itália é um dos maiores produtores de queijo do mundo. Ela possui uma forte tradição no segmento e é o berço de alguns dos laticínios mais famosos e consumidos em todos os cantos do planeta. Confira a seguir quais são os principais queijos italianos e conheça um pouco mais sobre cada um deles.  

Parmigiano Reggiano

O famoso queijo parmesão tem origem na Itália. Considerado um dos mais populares do mundo, sua primeira versão se chama queijo parmesão Parmigiano Reggiano. Trata-se de um queijo italiano duro, de textura granulada e sabor marcante, que passa por um processo de maturação por 12 meses. 

O Parmigiano Reggiano tem o selo DOP (Denominação de Origem Protegida). Isso significa que ele só pode ser produzido em um território específico e apenas os produtores oficiais podem comercializá-lo para o mundo. Só se produz o Parmigiano Reggiano nas regiões de Piemonte, Lombardia, Trentino Alto-Adige, Veneto e Emilia-Romagna, na Itália. Hoje em dia, existem outras versões de queijo parmesão produzidas em diferentes partes do mundo. Porém, o tradicional Parmigiano Reggiano é somente aquele produzido nesses locais específicos. 

No Brasil, o Parmigiano Reggiano é vendido pela Galbani, marca nº 1 de queijos na Itália. Ele possui o selo DOP que garante sua qualidade e autenticidade de sabor e produção. Além do Parmigiano Reggiano, a Galbani também oferece o Queijo Parmesão de produção brasileira nas versões fracionada e ralada. 

Grana Padano 

O Grana Padano é outro queijo italiano bastante apreciado no Brasil e no mundo. Ele é um tipo de queijo parmesão muito parecido com o Parmigiano Reggiano. Porém, o Grana Padano é um pouco mais salgado, passa por um processo de maturação por 9 meses e é produzido ao norte do Rio Pó, enquanto o Parmigiano Reggiano tem produção no sul. 

O Grana Padano também possui o selo DOP. Ele só pode ser fabricado nas regiões de Parma, Reggio Emilia, Módena, Bolonha e Mântua, na Itália. No Brasil, o Grana Padano também é vendido pela Galbani, que garante o selo DOP de produção e qualidade. 

Queijo Mussarela

O Queijo Mussarela é o mais consumido no Brasil e um dos mais comercializados no mundo inteiro. Trata-se de um queijo italiano com sabor mais leve, de intensidade suave e textura elástica. Ele pode ser produzido com leite de vaca ou de búfala. A tradicional Mozzarella Di Bufala Campana também é uma DOP. 

Alguns dos motivos que explicam por que o queijo italiano mussarela faz tanto sucesso no mundo são o sabor mais levinho e sua praticidade, Ele pode ser consumido facilmente no dia a dia e é um ótimo ingrediente para variadas receitas, sejam elas salgadas ou doces. O Queijo Mussarela da Galbani é comercializado na versão fatiada, facilitando seu uso no dia a dia. 

Queijo Gorgonzola 

Outro famoso queijo italiano é o Gorgonzola. Criado na cidade de mesmo nome, ele tem uma consistência mais mole, possui mofo verde e tem um sabor extremamente intenso. Por ser DOP, só pode ser produzido nas regiões de Lombardia e Piemonte, na Itália. O queijo italiano Gorgonzola pode ser do tipo picante ou doce, sendo que os dois fazem sucesso no mundo inteiro e compõem diferentes receitas. 

Queijo Pecorino Romano 

O queijo Pecorino Romano é um dos mais antigos da Itália. Acredita-se que ele foi criado há mais de dois mil anos. Apesar da sua longa história, continua sendo muito consumido no mundo inteiro. Trata-se de um queijo italiano duro de massa cozida e olhaduras discretas. O Pecorino Romano também é um DOP e só pode ser produzido em Sardenha, Lazio e Toscana. É um queijo italiano com sabor mais salgado e muito usado em massas. Uma curiosidade é que a tão famosa carbonara é feita originalmente com o Pecorino Romano. Hoje em dia, esse prato se tornou tão popular que podemos encontrar diversas versões que usam outros queijos, como o Parmigiano Reggiano. Porém, a verdadeira carbonara leva o Pecorino Romano em sua receita.  

Queijo Mascarpone

O queijo Mascarpone é um tipo de queijo italiano cremoso que surgiu na região da Lombardia. Sua consistência lembra bastante a de um cream cheese, mas é feito com creme de leite de vaca. Ele possui um sabor bastante delicado que combina bem com receitas doces. O queijo Mascarpone é utilizado na tradicional sobremesa italiana Tiramisu e em tortas dos mais variados sabores. 

Queijo Provolone 

O queijo Provolone também possui uma grande popularidade no mundo todo. Trata-se de um queijo gordo curado, com massa filada e semidura. Ele pode ter um sabor bem picante ou mais suave. O Provolone Valpadana possui o selo DOP e só pode ser produzido nas regiões de Lombardia, Veneto, Emilia-Romagna e Trentino Alto-Adige. Esse queijo italiano é frequentemente usado em pratos com massas e é ótimo para gratinar. 

Queijo Caciocavallo 

Menos popular que os outros exemplos de queijo italiano no Brasil, o queijo Caciocavallo é conhecido por seu sabor mais suave quando é jovem e mais picante conforme envelhece. Ele possui a curiosa forma de uma pêra (que lembra a cabeça de um cavalo) e é pendurado para envelhecer. Trata-se de um queijo coalho semiduro com massa filada e feito a partir do leite bovino

Queijo fundo esquerdo

Produtos

Queijo fundo direito