Massa com vinhos é uma combinação que nunca tem erro. A textura e a cremosidade do prato com os sabores ricos e intensos da bebida alcoólica promovem uma grande experiência sensorial, onde as melhores características de cada produto são valorizadas. Apesar dessa mistura tradicional na Itália ter muitos amantes pelo mundo inteiro, não é todo mundo que sabe fazer uma boa combinação com direito a um verdadeiro equilíbrio entre os sabores. Você sabia que cada tipo de massa requer um vinho ideal? Aprenda a fazer a harmonização entre essas duas delícias típicas italianas!
Como harmonizar vinhos e massas: avaliar textura e molho é segredo da boa harmonização
Para realizar a harmonização entre vinhos e massas você deve prestar atenção principalmente em dois fatores. O primeiro é a textura do macarrão: massas mais leves pedem vinhos mais leves, enquanto as mais robustas pedem vinhos encorpados. Isso quer dizer que um espaguete combina muito mais com um suave Sauvignon Blanc, enquanto um fettuccine harmoniza melhor com um Cabernet Sauvignon de corpo médio.
O segundo fator importante é o molho que acompanha a massa. Molhos mais robustos, como aqueles feitos à base de carne e tomate, combinam melhor com rótulos de maior acidez. Já os molhos mais cremosos, como o bechamel, são mais valorizados com vinhos bem encorpados, pois evidenciam a cremosidade de forma natural.
Vinhos para massas com molho de tomate
Molhos à base de tomate, como o tradicional molho ao sugo ou molho pomodoro, ficam deliciosos em diferentes tipos de massas, como nhoques, lasanhas e espaguetes. Como o tomate tem um sabor mais ácido, o ideal é apostar em rótulos de maior acidez. Aqueles de corpo médio também ajudam a complementar a consistência do molho. O Chianti é uma boa opção pois, além dessas características, traz um aroma frutado e um toque floral que combinam com o tomate, já que ele é um fruto.
Veja também: Como fazer nhoque?
Vinhos para massas com molho à bolonhesa
O molho à bolonhesa é feito com tomate e carne moída, sendo consumido principalmente em lasanhas e espaguetes. Molhos feitos com carnes normalmente combinam melhor com vinhos mais intensos e de sabores marcantes. A carne traz boa suculência e mais gordura ao prato e, por isso, o ideal é apostar em vinhos com mais taninos. Afinal, essas substâncias ajudam a limpar o paladar. Na hora de harmonizar massas com molho à bolonhesa, vale apostar em vinhos como Malbec e Carmenère.
Vinhos para massas com molho branco
Os deliciosos molhos brancos, como o francês bechamel, são adorados no mundo inteiro por seu sabor suave e consistência cremosa. Eles combinam bem com massas variadas, como nhoque, lasanha, fettuccine e penne. Como o molho branco tem um percentual maior de gordura e uma boa cremosidade, o ideal é apostar em vinhos mais delicados que consigam equilibrar os sabores. Por isso, os vinhos brancos como o Chardonnay são os mais indicados. Se preferir vinho tinto, opte sempre por aqueles mais leves e de taninos macios, como o Pinot Noir com notas lácteas e amadeiradas.
Vinhos para massas com molho pesto
O molho pesto é uma tradicional criação italiana de sabor bem refrescante graças à presença de manjericão, queijo e pinhões pinoli. Trata-se de um molho bastante aromático e, por isso, o ideal é apostar em vinhos que também trazem uma riqueza de aromas. Assim, os sabores se equilibram e complementam-se bem. Na hota de harmonizar vinhos com molho pesto, opte por rótulos brancos frescos, leves e aromáticos, como Sauvignon Blanc e Pinot Grigio.
Vinhos para massas com molho de queijos
Molhos feitos com queijos, como o adorado molho quatro queijos, são conhecidos por sua intensidade de sabores. Eles vão bem em lasanhas, nhoques, espaguetes, penne e qualquer outro tipo de massa. A junção de queijos promove um molho bem denso e, por isso, a dica é apostar em vinhos de bom corpo e acidez viva. Os rótulos brancos são os mais indicados por ajudarem a equilibrar os sabores marcantes dos queijos. O Chardonnay e o Syrah são algumas opções de vinhos para harmonizar. No caso de molhos à base de queijos e ovos, como o carbonara, o Chardonnay também é um dos mais recomendados.
Vinhos para massas com frutos do mar
Outra forma de harmonizar vinhos e massas é levar em conta o tipo de carne que está sendo servida no prato. Frutos do mar, por exemplo, pedem vinhos mais refrescantes e até mesmo com notas florais, que valorizem a comida sem apagar o sabor dos temperos. Os rótulos que harmonizam melhor com massas com frutos do mar são os rosés, como o Merlot ou o Malbec.
Vinhos para massas com aves
Já os pratos de massas com aves, como frango, são bem versáteis no quesito harmonização. Caso a carne seja temperada com ervas, a dica é apostar em vinhos brancos mais leves, como o Sauvignon Blanc. Já se o frango apresentar temperos mais intensos e molhos mais cremosos, o ideal é apostar em rótulos brancos mais encorpados, como o Chardonnay. O Pinot Noir é um tinto leve ideal para quem não é tão fã do vinho branco, pois traz um toque aromático que complementa bem o sabor do frango.
Vinhos para massas com carne vermelha
A carne vermelha apresenta como principais características seu sabor intenso e sua suculência inconfundível. Por isso, a dica para uma boa harmonização é optar por vinhos mais encorpados, pois eles ajudam a complementar bem a textura da carne. Além disso, opte sempre por aqueles de sabores bem marcantes. O Syrah é uma ótima opção de vinho para massas com carne vermelha, pois apresenta um toque frutado que complementa a suculência. Ele vai muito bem principalmente com o contrafilé, assim como o Cabernet. Já para filé, o Pinot Noir é o mais indicado, enquanto o Cabernet Sauvignon combina com basicamente qualquer corte.
Aposte em queijos Galbani para aumentar a riqueza gastronômica de vinhos e massas
Além de harmonizar com vinhos, as massas no geral também combinam muito bem com queijos. Eles podem ser usados em diferentes etapas das receitas, do preparo até a finalização do prato. O Queijo Mussarela Galbani, por exemplo, é a escolha perfeita para molhos como bechamel e quatro queijos. De sabor suave e delicado, a mussarela derrete com facilidade e dá mais cremosidade ao resultado final.
O Queijo Parmesão Galbani, por sua vez, é conhecido por seu sabor levemente adocicado e textura crocante, garantindo uma maior riqueza ao paladar quando salpicado por cima da massa.
Já o Parmigiano Reggiano Galbani possui um delicioso sabor intenso, que fica entre o doce e o picante. Produzido diretamente pelos fabricantes italianos autorizados a fabricar esse produto, deixa qualquer massa com o gosto mais marcante, seja no preparo dos molhos ou na finalização por cima do prato.
Por fim, o Grana Padano Galbani apresenta toques frutados e amendoados que o tornam o queijo perfeito para gratinar massas, garantindo um sabor especial no resultado final.
Veja também: O que harmoniza com queijo grana padano?