Queijo fundo direito Queijo fundo direito

Italianos comem massa todo dia? Descubra se é mito ou verdade

18 de outubro de 2024

Por Galbani

Pizza, macarrão, salada caprese e outros pratos com alimentos da culinária italiana em mesa

É impossível pensar na Itália e não lembrar das delícias dessa culinária, em especial as suas massas. Existem inúmeras receitas típicas que surgiram nesse país e hoje fazem sucesso no mundo inteiro. A gastronomia italiana é tão marcante que muitas pessoas acreditam que a massa para eles é o equivalente ao arroz com feijão para os brasileiros: um prato que se come diariamente. Mas será que isso é mesmo verdade? Descubra de uma vez por todas!

Afinal, os italianos comem massa todo dia?

A resposta pode ser inesperada, mas é a realidade: a maioria dos italianos não come massa todos os dias! Para muitos deles, esse prato nem mesmo é prioridade na alimentação. De acordo com uma pesquisa realizada com mais de mil italianos pela plataforma YouGov Itália, somente 17% dos entrevistados afirmaram que consomem massa diariamente ou pelo menos em 6 dias na semana. Aqueles que admitiram comer massa de 4 a 5 vezes na semana correspondem a 30%. Já a maioria dos entrevistados disse que come massa de 2 a 3 vezes por semana, completando 37% do total. Portanto, a ideia de que italianos comem massa todo dia não passa de um mito cultural.

Consumo de massa na Itália ainda é maior que outros países

Apesar de a maioria dos italianos comerem massa apenas 2 ou 3 vezes na semana, o consumo deste alimento ainda é maior do que em outros países. Segundo a Organização Mundial de Pasta (IPO), cada italiano consome, em média, 23,1 kg de massa por ano. Isso equivale a cerca de 2 kg por mês. O número é gigante comparado com o Brasil, já que os brasileiros consomem aproximadamente 6 kg por ano. Na França, o consumo de massa por pessoa é de 8,3 kg anualmente, enquanto no Reino Unido o número fica bem abaixo, chegando a 3,5 kg por ano.

Por que os italianos comem tanta massa?

O alto consumo de massa na Itália tem uma forte influência cultural. Esse alimento é um símbolo da culinária italiana e faz parte da identidade do país. Os italianos são um povo naturalmente apegado às suas raízes e gostam de consumir os produtos nacionais. Além disso, eles não têm o costume de comer fast-food e pedir comidas prontas. Na Itália, a culinária caseira é extremamente importante e valorizada.

Além disso, os italianos costumam receber muitas pessoas em casa e ter famílias bem grandes. Pratos com massa são ótimos para servir em grande quantidade, o que traz mais uma vantagem ao seu preparo. Vale ressaltar ainda que a produção de massa na Itália é diferente da brasileira: ela costuma ser artesanal e mais leve, pensando menos durante a digestão.

Como o italiano come massa?

O italiano não tem apenas um jeito de comer massa, mas vários. Esse prato é extremamente versátil e pode ser preparado de muitas maneiras, atendendo assim a todos os gostos. Existe, por exemplo, o famoso cacio e pepe, que é preparado com queijo e pimenta. Já o macarrão à carbonara, que leva ovos em sua receita, é outro grande clássico da culinária da Itália.

Há ainda uma grande variedade de molhos e formas de preparo, permitindo que os italianos sempre se reinventem na cozinha. Essas diferentes receitas criam muitas possibilidades de incluir a massa na alimentação.

Uma curiosidade é que, apesar de haver milhares de formas de preparar esse prato, os italianos costumam prezar por ingredientes naturais. Por isso, gostam de aproveitar alimentos frescos e de origem italiana – um traço marcante da gastronomia do país.

Qual a massa mais consumida na Itália?

A Unione Italiana Food fez um levantamento no país e descobriu que a massa preferida dos italianos é o espaguete, um dos tipos de macarrão mais versáteis. O segundo lugar fica com o também famoso penne. Os dois juntos representam 78% das massas mais vendidas na Itália na categoria que se refere ao mesmo formato, segundo a pesquisa.

O que não pode faltar na massa italiana?

Os ingredientes naturais, principalmente se forem de origem e produção italianas, costumam estar sempre presentes nas mais variadas receitas. Tomate (fresco ou em molho), manjericão, orégano e pimenta-do-reino são alguns exemplos. Outro ingrediente marcante é o queijo. Esse alimento é uma grande paixão dos italianos, que adoram colocá-lo em quase todo tipo de prato. Nas massas, o queijo parmesão normalmente é utilizado para dar crocância e deixar um sabor acentuado.

Parmigiano Reggiano é um dos queijos mais utilizados da Itália

Os italianos costumam usar muito o Parmigiano Reggiano – o queijo parmesão original. Ele tem o selo DOP (Denominação de Origem Protegida), que estabelece que sua produção só pode acontecer em determinadas regiões da Itália e deve seguir características bem específicas. Seu sabor é intenso e levemente adocicado.

Grana Padano e mussarela são outros tipos populares na gastronomia do país

Já o queijo Grana Padano costuma ser utilizado para gratinar massas, pois apresenta um toque frutado que se sobressai nessa técnica. Ele também tem o selo DOP e só pode ser produzido em determinadas regiões do país. Enquanto isso, o queijo mussarela é um pouco mais suave. Normalmente, é utilizado em molhos ou em pratos mais cremosos, já que fica delicioso quando derretido.

No Brasil, os autênticos Grana Padano e Parmigiano Reggiano são oferecidos pela Galbani, a marca nº1 de queijos na Itália. Eles são importados de produtores italianos e trazem os sabores marcantes, intensos e deliciosos que só esses queijos conseguem proporcionar. A Galbani também oferece o Queijo Parmesão de produção nacional e o Queijo Mussarela, famoso no Brasil por seu sabor leve e sua versatilidade.

Queijo fundo esquerdo

Produtos

Queijo fundo direito