Queijo fundo direito Queijo fundo direito

Massa fresca x seca: qual a diferença entre os tipos de massa de macarrão?

18 de outubro de 2024

Por Galbani

Pessoa passando o macarrão na máquina de macarrão

Você sabe o que é massa fresca e massa seca? Macarrão não é tudo igual e pode ser dividido em diversas categorias. Existem os de massa longa e os de massa curta, por exemplo. Também é possível organizá-los de acordo com suas funções e formatos: penne, fettuccine, espaguete, farfalle, ravioli e tantos outros. A divisão de massa fresca e seca é mais uma forma de categorizar o macarrão, dessa vez levando em conta os ingredientes e modo de preparo de cada massa.

Tanto o macarrão massa fresca quanto o massa seca são muito usados na culinária, mas cada um deles tem um método de fabricação único. Por conta disso, possuem características diferentes, seja na textura, no sabor ou no tempo de cozimento. Mas você sabe quais são as diferenças entre eles? Confira tudo sobre o macarrão massa fresca e massa seca!

Fresca ou seca? Saiba quais são os tipos de massa de macarrão

A massa de macarrão fresca é preparada com água, ovos e farinha de trigo. Durante sua produção, é utilizada a semolina de trigo, que é considerada a sua parte mais nobre. Esse macarrão é feito de forma artesanal e, graças ao ovo, apresenta uma textura elástica, delicada e macia. Sua cor é um amarelo mais intenso e seu sabor é bem marcante, já que possui ovo em sua composição. Além disso, a massa de macarrão fresca é mais úmida e absorve melhor os molhos. Normalmente, ela é produzida de forma artesanal em casa ou em restaurantes especializados em culinária italiana.

Ao contrário da massa fresca, a massa de macarrão seca não leva ovos na sua composição. Ela é feita apenas com água e farinha de trigo, sem necessariamente usar a semolina. Seu processo é industrial e, por não ter ovo, sua textura é mais firme. O sabor da massa seca é mais neutro e ela não absorve o molho tão bem. Normalmente, é produzida em larga escala. A maioria dos macarrões vendidos em pacotes no supermercado são de massa seca.

Como cozinhar massa fresca de macarrão?

Existe uma grande diferença no cozimento dos dois tipos de massa de macarrão. O processo de como cozinhar massa fresca é mais rápido, já que ela é naturalmente mais úmida. O preparo costuma levar de 3 a 4 minutos para ficar pronto, mas pode demorar mais um pouco em alguns casos.

Já a massa seca passa por um processo de secagem, que faz com que ela tenha uma vida útil mais longa, mas também retira sua umidade. Por isso, ela leva mais tempo para cozinhar. Normalmente, a massa de macarrão seca precisa de 8 a 10 minutos de cozimento.

Qual dura mais: massa de lasanha fresca ou seca?

Como a massa de lasanha seca passa pelo processo de secagem, ela dura por muito mais tempo que a massa fresca. Normalmente, seu prazo de validade persiste por alguns meses. Porém, para isso, o macarrão deve ser bem armazenado no saco ou em um pote apropriado no armário de cozinha. Já a massa de lasanha fresca é feita de forma artesanal para consumo imediato. Por isso, costuma ter uma vida útil curta de, no máximo, 5 dias.

O que é melhor: macarrão massa fresca ou massa seca?

Os dois tipos de massa de macarrão são bons para diferentes tipos de uso. A massa de macarrão fresca é mais saborosa e, por isso, é mais indicada quando se quer preparar uma refeição especial. Além disso, é a opção perfeita para pratos com molhos cremosos ou delicados. Por absorver melhor, o macarrão massa fresca consegue trazer o melhor do molho e deixa o prato com um sabor mais rico.

Já o macarrão massa seca é mais indicado quando se preza pela praticidade. Ele é muito mais fácil de encontrar nos supermercados e é simples de ser preparado no dia a dia. A massa seca também fica bem gostosa em pratos mais simples e com molhos mais encorpados. Por ser mais densa que a massa fresca, que é naturalmente mais leve, a massa seca consegue aguentar melhor aqueles molhos mais densos sem risco de ser quebrada.

Massa de lasanha fresca: conheça as vantagens!

Além do macarrão, outras massas também podem ser divididas em fresca e seca. A lasanha, por exemplo, pode ter uma grande variedade de tipos de massa. Dentre todas as opções, a massa fresca de lasanha costuma ser a preferida e existe um bom motivo para isso. Como a lasanha é um prato com muitos recheios. Por isso, a massa fresca mais levinha acaba sendo um bom contraponto. Ela consegue deixar o prato bem mais delicado e leve. Além disso, possui um sabor mais rico, o que deixa a receita ainda mais sofisticada e deliciosa.

Como fazer massa de macarrão fresca? Confira o passo a passo!

Ingredientes:

  • 400g de farinha de trigo
  • 4 ovos
  • 3 colheres de sal
  • Cerca de 5L de água
  • Farinha de trigo para polvilhar a bancada

Vale ressaltar que, normalmente, é utilizada a proporção de 1 ovo a cada 100g de farinha de trigo.

  1. O primeiro passo de como fazer massa de macarrão fresca é misturar a farinha de trigo com o sal em uma tigela grande e fazer um buraco no meio.
  2. Adicione os ovos nesse buraco e mexa-os com um garfo para incorporar melhor a clara e a gema. Então, misture os ovos com a farinha. A dica é realizar movimentos circulares do centro em direção à borda da tigela.
  3. Depois que a mistura estiver mais homogênea, continue a misturar com as mãos e forme uma bola com a massa.
  4. Leve a massa para uma bancada e amasse bastante. Ela deve ficar bem lisa e macia.
  5. Após cerca de 15 minutos, cubra a massa com um filme e deixe que ela descanse em torno de 30 minutos até 2 horas.
  6. Coloque a água e o sal em uma panela para ferver.
  7. Desembale a massa e transfira para uma bancada já polvilhada com farinha. Divida a massa em 4 partes e use um rolo de macarrão para abrir as massas no formato de um retângulo. Ela deve ficar bem fininha
  8. Corte a massa no formato que desejar: talharim, fettuccine ou massa fresca de lasanha.
  9. Após o corte, coloque a massa na panela com água e sal fervente e misture um pouco com um garfo para que os fios soltem bem. A massa deve demorar cerca de 7 minutos para ficar al dente e, então, é só desligar o fogo e escorrer.
  10. Depois disso, é só colocar o macarrão em um prato e servi-lo com o molho de sua preferência.

Como finalizar o macarrão? Veja dicas!

Seja o macarrão massa fresca ou o massa seca, a finalização é um detalhe importante que influencia bastante no resultado final. Existem diversas opções de molho para utilizar com massas. A bolonhesa, feita com molho de tomate e carne moída, é um dos mais tradicionais. Outra sugestão é o molho bechamel, que é o famoso molho branco. Ele é feito com leite, manteiga e amido de milho.

Uma forma muito popular de finalização o macarrão é colocar um pouco de queijo parmesão por cima. Trata-se de um queijo duro e salgadinho que dá um toque extra ao prato, além de um pouco de crocância ao paladar. O Queijo Parmesão Galbani tem um sabor de intensidade acentuada que é perfeito para massas frescas ou secas.

Queijo Parmesão fracionado

Saiba mais

Outra ideia de finalização é gratinar o macarrão. Essa técnica consiste em tostar um pouco de queijo na parte de cima do prato. Os queijos mais indicados para isso são o Parmigiano Reggiano e o Grana Padano. Eles têm sabores bem marcantes e com toques frutados, detalhe que se evidencia quando gratinado.

Esses dois queijos possuem o selo DOP e só podem ser fabricados por produtores autorizados em determinadas regiões italianas. No Brasil, o Parmigiano Reggiano e o Grana Padano autênticos são vendidos pela Galbani, marca nº1 de queijos na Itália. Eles são importados diretamente das regiões italianas autorizadas e trazem o selo DOP, garantindo sua qualidade de sabor e fabricação.

Queijo fundo esquerdo

Produtos

Queijo fundo direito