Queijo fundo direito Queijo fundo direito

Nhoque da fortuna dia 29: conheça essa tradição italiana que atrai dinheiro

28 de novembro de 2024

Por Galbani

Na imagem, há um prato com nhoque à bolonhesa e queijo parmesão ralado, com uma nota de dinheiro debaixo do prato

Você já ouviu falar no nhoque da fortuna? Existe uma lenda muito antiga que diz que comer nhoque todo dia 29 traz dinheiro e prosperidade. A tradição é de origem italiana, mas também se fortaleceu nos países da América do Sul, como o Brasil. Porém, não basta apenas comer nhoque nesse dia, existe um ritual para que dê certo. Entenda a história curiosa por trás do dia do nhoque da fortuna e como funciona a simpatia!

Por que dia 29 é dia de comer nhoque? Entenda a história por trás da tradição!

Qual o dia do nhoque da fortuna? Dia 29 de todo mês! A escolha da data tem relação com uma história que supostamente aconteceu na Itália, no século IV. Em um dia 29, um santo cristão chamado São Pantaleão estava perambulando por um vilarejo na região de Vêneto, norte da Itália. Ele sentia muita fome e resolveu bater em uma casa para pedir comida. Mesmo desconfiada, a família aceitou receber o homem e compartilhou a pouca comida que tinha com ele. No total, cada um só tinha apenas 7 bolinhas de nhoque para comer. 

Após comer, o santo agradeceu e foi embora. Depois que ele saiu de casa, a família descobriu que São Pantaleão havia deixado muitas moedas de ouro embaixo de cada um dos pratos. Assim, desde esse dia, surgiu a tradição do nhoque da fortuna que diz que deve-se comer essa massa no dia 29 de todos os meses para ganhar dinheiro, sorte e fartura. 

Veja também: Italianos comem massa todos os dias?

Qual é o ritual do nhoque da fortuna?

Se você quer testar a tradição do nhoque da fortuna, saiba que não basta apenas comer a massa no dia 29. Existe um ritual bem específico para garantir bons frutos e que deve ser seguido à risca. Confira o passo a passo do que fazer no dia do nhoque da fortuna:

1) Coloque uma nota de qualquer valor embaixo do prato de nhoque. 

2) Separe 7 bolinhas de nhoque, levante-se e coma uma a uma. Algumas pessoas acreditam que você deve fazer um pedido para cada nhoque.

3) Sente-se e coma o restante do seu nhoque.  

O que fazer com o dinheiro do nhoque da fortuna?

Existem diferentes interpretações do que deve ser feito com o dinheiro usado no dia do nhoque da fortuna. Uma delas afirma que ele precisa continuar guardado embaixo do prato utilizado até o próximo mês. Já outra teoria diz que a melhor solução é dar esse dinheiro para alguém que necessite. Existe até uma possibilidade que une as duas situações: guardar até o dia 29 e, depois, entregá-lo como doação para quem precisa. Por fim, há quem diga que o dinheiro pode ser usado novamente no próximo dia do nhoque da fortuna (ou seja, o dia 29 seguinte). 

Qual é o nhoque consumido no dia do nhoque da fortuna? 

A tradição do nhoque da fortuna não especifica qual deve ser o nhoque consumido nesse dia. Portanto, qualquer tipo está valendo: de batata, aipim, batata-doce, ricota, abóbora e todos os outros que existem. Como o nhoque de batata é o mais tradicional, ele costuma ser a principal escolha para essa data. Uma curiosidade interessante, porém, é que as batatas ainda não eram um alimento consumido na Europa na época em que aconteceu o episódio com São Pantaleão. O tubérculo existia apenas no “novo mundo” e só chegaria no continente no século XVI. Provavelmente, o santo comeu um nhoque de farinha. 

Como fazer nhoque da fortuna caseiro: veja receita!

Aproveite o dia do nhoque da fortuna para fazer um tradicional nhoque de batata! A receita é simples e a massa pode ser finalizada com o molho de sua preferência, como o clássico bolonhesa, que leva molho de tomate e carne moída. Confira a seguir o passo a passo de como fazer nhoque de batata à bolonhesa! 

Ingredientes para o nhoque de batata:

  • 4 batatas asterix média
  • 1 ovo
  • 1 colher de manteiga
  • 1 colher de chá de sal
  • ½ xícara de queijo Parmigiano Reggiano Galbani 

Modo de preparo:

1) Cozinhe as 4 batatas médias até que elas fiquem macias. Amasse-as com um garfo e passe por uma peneira. 

2) Coloque as batatas peneiradas e frias em um recipiente. Adicione a gema do ovo, a manteiga, o sal e o Parmigiano Reggiano Galbani. 

3) Misture bastante e, aos poucos, vá adicionando a farinha de trigo sem exagerar. O excesso desse ingrediente pode acabar deixando a massa muito densa. 

4) Assim que chegar na consistência de enrolar, pare de enrolar. Em seguida, coloque farinha na bancada (para não grudar) e enrole a massa. Faça cortes em formatos de quadradinhos, sempre lembrando de dar uma apertadinha no centro porque isso ajuda a pegar mais molho. 

5) Cozinhe a massa do nhoque em água fervente. Quando as bolinhas tiverem subido até a superfície, o nhoque está pronto!

Ingredientes para o molho à bolonhesa: 

  • 1 Kg de patinho moído
  • 1 cebola
  • 2 dentes de alho
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 2 xícaras de leite
  • 2 latas de tomate pelado com líquido
  • Sal a gosto
  • Noz-moscada a gosto
  • Pimenta-do-reino a gosto

1) Coloque azeite em uma panela grande e refogue a cebola e o alho até que fiquem transparentes. Adicione a carne moída e deixe fritar.

2) Salpique sal e pimenta-do-reino e continue refogando a carne até que ela não esteja mais com a coloração rosada. 

3) Jogue o leite na panela e mexa até evaporar. Adicione noz-moscada e, caso queira, 2 xícaras de vinho branco seco até evaporar. 

4) Diminua o fogo e adicione os tomates com o líquido da lata. Abaixe o fogo e deixe cozinhar por aproximadamente 3h com a tampa entreaberta. Esse é o tempo da receita original de nhoque à bolonhesa, mas você pode diminuir o tempo de cozimento caso seja necessário.

5) Desligue o fogo após esse tempo e sirva por cima do nhoque. 

No dia do nhoque da fortuna, não esqueça do Parmigiano Reggiano Galbani!

Todo nhoque fica ainda mais gostoso com queijo! Ele é usado tanto no preparo da massa quanto na finalização do prato. A receita tradicional de nhoque leva o parmigiano reggiano, queijo duro de origem italiana com sabor intenso e levemente adocicado. Feito de forma 100% natural, sua textura granulosa e seu gosto salgadinho fazem com que o produto seja ideal para a massa de nhoque, garantindo mais sabor e consistência. 

Além disso, o parmigiano reggiano pode ser usado na finalização do nhoque. Por contar com notas frutadas, ele fica delicioso quando gratinado. Basta salpicar um pouquinho do queijo ralado por cima da massa e do molho para garantir um toque especial de intensidade que faz toda a diferença no paladar. 

O Queijo Parmigiano Reggiano Galbani é importado dos produtores italianos autorizados a fabricar esse produto. Ele apresenta o selo DOP (Denominação de Origem Protegida) que autentifica sua qualidade de produção. Além do sabor intenso e marcante, o queijo Parmigiano Reggiano Galbani apresenta cristais que garantem textura crocante na degustação. O Parmigiano Reggiano Galbani tem sabor muito intenso, com notas frutadas e toque adocicado.

Queijo Parmigiano Reggiano

Saiba mais


Veja também: Como comer queijo parmigiano reggiano?

Queijo fundo esquerdo

Produtos

Queijo fundo direito