A tão famosa pizza napolitana é uma especialidade da cozinha italiana que surgiu há centenas de anos. Apesar de hoje ser conhecida no mundo inteiro, muita gente não sabe que ela tem uma origem bastante humilde e curiosa. Seu sabor e textura únicas a tornaram tão popular que atualmente existe até mesmo uma associação internacional que dita regras para sua fabricação. Afinal, preparar uma pizza napolitana vai muito além de cozinhar: para os italianos, é uma arte! Conheça a história impressionante da pizza de Nápoles e saiba suas principais características!
Pizza napolitana surgiu entre os italianos humildes de Nápoles
A história da pizza napolitana começou na cidade de Nápoles, na Itália, no século XVII. Naquela época, os italianos já comiam pães achatados, mas ainda não era uma pizza. A receita surgiu quando os moradores mais humildes da cidade começaram a adicionar o molho de tomate por cima das massas. Na época, muitos europeus achavam que o fruto era tóxico e, por isso, apenas os mais pobres o consumiam.
Posteriormente, eles também passaram a colocar queijo por cima das massas, dando origem à pizza. A receita era boa para eles porque levava poucos ingredientes, era fácil e matava a fome. Porém, ela também era tão gostosa que começou a se espalhar e a fazer sucesso até mesmo entre os mais abastados.
Massa da pizza napolitana foi se aperfeiçoando
Na época em que os napolitanos inventaram a receita que viria a se tornar a pizza napolitana, a massa era bem simples e feita de pão. Ao longo dos anos, os italianos foram aprimorando a técnica e, no século XIX, a massa começou a ficar bem parecida com a que conhecemos hoje. Assim, a partir da camada mais humilde dos italianos de Nápoles, surgiu a pizza napolitana.
Verdadeira pizza napolitana segue regras rígidas de associação internacional
A arte da pizza napolitana é tão específica que, em 1984, foi fundada a Associação de Pizza Napolitana (AVPN), uma entidade internacional que serve para garantir a autenticidade da receita. Eles estabeleceram diretrizes envolvendo técnicas de cozimento, ingredientes de qualidade, métodos de preparação da massa e até mesmo o tempo de cozimento adequado.
A verdadeira pizza napolitana é aquela que segue todas as normas da AVPN. Essa é uma forma de garantir que as pessoas desfrutem da verdadeira experiência de se comer uma autêntica pizza napolitana em qualquer lugar do planeta. Apesar de existirem diversos estabelecimentos que reproduzem a receita, existem pouco mais de mil pizzarias pelo mundo que são credenciadas pela AVPN, sendo 28 delas no Brasil. Anualmente, a associação avalia cada pizzaria napolitana para saber se podem renovar ou não sua certificação.
Como é feita a massa de pizza napolitana?
Segundo a AVPN, existem algumas características que toda pizza napolitana precisa apresentar. Confira:
- A pizza napolitana é fina, macia e elástica. Ela precisa ter até 35cm de diâmetro e formato arredondado.
- As bordas da pizza napolitana são altas e levemente inchadas.
- A massa da pizza napolitana leva os seguintes ingredientes: água, farinha, sal e fermento natural.
- Os ingredientes da pizza napolitana precisam ser de origem 100% italiana.
- A farinha usada na massa da pizza napolitana deve ser do tipo 0 ou 00. Essa marcação define o refinamento da massa, sendo que a 00 é a mais pura de todas.
- A pizza napolitana deve passar pela fermentação natural, processo que garante um melhor desenvolvimento dos sabores e aromas, melhor digestibilidade da massa e maior riqueza de textura. A duração da longa fermentação da pizza napolitana pode ser de até 24h em temperatura ambiente.
- O preparo da massa da pizza napolitana deve ser artesanal: ou seja, a pizza deve ser aberta com as mãos.
- A pizza napolitana é preparada em forno a lenha em temperatura muito alta, entre 435ºC e 480ºC. A massa deve ser cozida rapidamente, ficando no forno por apenas cerca de 60 a 90 segundos. Esse cozimento ágil é o que torna a base mais crocante e a borda levemente chamuscada, mas sem queimar.
O que vem na pizza napolitana?
Quando a pizza napolitana foi inventada, o molho de tomate era o protagonista. Aos poucos, foram adicionando outros ingredientes, como queijo, alho e manjericão. O que muita gente não sabe é que a pizza napolitana é um estilo de pizza. Isso quer dizer que existem diferentes tipos de pizza napolitana, sendo a marguerita uma das mais conhecidas no mundo todo.
Qual a diferença entre pizza napolitana e marguerita?
A pizza marguerita é um tipo de pizza napolitana! Isso quer dizer que sua massa é preparada seguindo o estilo da culinária napolitana. A pizza marguerita é feita com tomate, queijo mussarela e manjericão. Uma curiosidade é que ela foi inventada em 1889 pelo padeiro Raffaele Esposito. Ele trabalhava em uma pizzaria napolitana quando a Rainha Margherita de Sabóia fez uma visita na cidade de Nápoles.
Para homenagear a monarca, o padeiro criou uma pizza com ingredientes que lembram as cores da bandeira da Itália: tomate (vermelho), queijo (branco) e manjericão (verde). Existem ainda outros tipos de pizza napolitana além da marguerita, como a pizza marinara. Ela não leva queijo e seus ingredientes são tomate, alho, orégano, azeite e, às vezes, anchova.
Qual a diferença entre pizza napolitana e romana?
A pizza napolitana é aquela que foi criada em Nápoles, enquanto a pizza romana foi criada em Roma. As principais diferenças entre as duas são que a versão romana é mais fina, estaladiça e menos fofa (já que a massa é menos hidratada). Ela leva um pouco de óleo e é levemente mais crocante que a pizza napolitana. A pizza romana também tem um tempo de forno maior (cerca de 3 minutos), o que dá mais crocância.
Veja também: Meio pizza romana e meio focaccia: a pinsa italiana viraliza com novas versões
Como fazer pizza napolitana? Veja receita tradicional italiana!
Ficou com vontade de preparar uma pizza napolitana? Apesar de ter muitas regrinhas, é uma receita relativamente simples por levar poucos ingredientes em sua composição. Você pode fazer em casa até mesmo se não tiver forno a lenha – basta usar o convencional. Confira a seguir uma receita de pizza napolitana tradicional!
Ingredientes da massa:
- 560g de farinha do tipo 0 ou 00 (são mais difíceis de encontrar, então pode usar farinha de trigo se não achar)
- 360g de água
- 12g de sal
- 6g de fermento biológico fresco
Ingredientes do recheio:
- 400g de tomate pelado
- 15g de alho picado
- 30g de azeite
- 60g de manjericão
- 200g de mussarela
Modo de preparo:
- Adicione a farinha de trigo na batedeira (use o gancho para massas pesadas). Por cima da farinha, adicione o fermento e ligue o utensílio em velocidade baixa.
- Adicione sal e metade da água na massa. Aos poucos, vá adicionando o restante da água até que a massa comece a soltar da lateral, juntando-se totalmente ao gancho. Você deve bater por aproximadamente 10 minutos.
- Coloque a massa em uma superfície e a boleie, trazendo as extremidades para dentro. Então, enfarinhe a superfície e cubra a massa (pode usar a própria tigela da batedeira para isso). Deixe descansar por 2h (se estiver quente) ou 3h (se estiver frio).
- Após esse tempo, divida a massa em 3. Boleie novamente e cubra com um pano, deixando-a descansar por mais 40 minutos.
- Durante esse tempo, deixe o forno pré-aquecendo em temperatura máxima. Leve ao forno uma frigideira de ferro ou uma fôrma com diâmetro de 30cm.
- Adicione o tomate, o manjericão, o alho, metade do azeite e sal em uma tigela. Você deve apertar o tomate pelado com as mãos para ele formar um molho de tomate rústico.
- Abra a massa descansada em uma superfície enfarinhada empurrando com os dedos do meio para as bordas. Lembre-se de não apertar a borda porque ela precisa crescer.
- Remova a frigideira do forno, adicione azeite e coloque a massa aberta. Espalhe o molho pela pizza, lembrando de não colocar nas bordas. Adicione a mussarela e leve ao forno até que a borda fique bem inflada (cerca de 90 segundos). Retire do forno, finalize com manjericão e sirva a pizza napolitana!
Queijo mussarela é ingrediente tradicional na receita de pizza napolitana
Hoje em dia, é possível encontrar pizzas napolitanas preparadas com outros tipos de queijo, como o parmesão. Porém, a receita original leva a mussarela – e existe um motivo para isso! Quando entra em contato com o calor, o queijo mussarela consegue amolecer e derreter com mais facilidade. A pizza napolitana fica pouquíssimo tempo no forno e, por isso, é importante usar um queijo que derreta rapidamente.
O Queijo Mussarela Galbani apresenta um sabor suave e fresco. Além de deliciosa, sua textura é bem macia e delicada. O Queijo Mussarela Galbani tem um ponto de derretimento ideal para gratinar, garantindo o toque especial perfeito para a pizza napolitana.
Veja também: 8 curiosidades sobre o queijo mussarela