Cada queijo tem características únicas que os tornam bem diferentes entre si. Além das texturas e sabores, cada um tem um método de armazenamento diferente. Queijos frescos como o minas, por exemplo, não podem ficar muito tempo fora da geladeira, pois sua alta umidade faz com que estrague rápido sem uma refrigeração adequada. Mas e o queijo parmesão: é preciso guardar na geladeira para preservar sua qualidade? Descubra tudo a seguir!
Veja também: Como conservar queijo parmesão? Siga dicas e aumente o tempo de consumo
Queijo parmesão se guarda na geladeira?
O queijo parmesão pode ser guardado tanto dentro quanto fora da geladeira. Ele é um queijo duro e maturado que, consequentemente, não possui tanta umidade. Por conta disso, consegue ficar mais tempo fora da geladeira sem tanto risco de estragar. Porém, o ideal é que ele não fique em um local com temperatura acima de 25ºC. Por isso, nos meses e cidades mais quentes, o recomendado é sempre guardar o queijo parmesão na geladeira. Já em locais mais frios, pode ser armazenado fora do refrigerador.
Quanto tempo dura queijo parmesão na geladeira?
Seguindo todos os cuidados de como guardar queijo parmesão na geladeira, ele costuma ter uma boa duração. Se estiver em peça, pode ficar bem conservado por até um mês. Já o queijo parmesão ralado fresco, recomenda-se consumir em até 15 dias. Não esqueça de verificar a data de validade indicada na embalagem.
A prateleira da geladeira em que é armazenado também faz toda diferença. Muitas pessoas têm o costume de guardar o queijo parmesão ralado na porta da geladeira. Esse compartimento é o menos indicado para armazenar queijos no geral, já que costuma ficar em constante contato com a temperatura externa.
A parte superior é mais refrigerada e, portanto, a mais indicada para os laticínios mais frescos. Queijos duros e maturados, no geral, devem ser armazenados nas porções inferiores, como a gaveta de legumes. Essa parte é menos fria e tem uma boa umidade para mantê-los conservados por mais tempo sem ressecar.
Vale ressaltar que, quando colocamos a peça inteira de queijo nessa parte do refrigerador, o produto pode até continuar seu processo de maturação até ser consumido. Isso resulta em um sabor ainda mais marcante.
Veja também: Conheça os principais tipos de queijos italianos
Como guardar queijo parmesão: ralado ou inteiro?
Existe diferença de como guardar queijo parmesão quando está inteiro (ou em peça) ou ralado. A casca do queijo ajuda a proteger o interior e, assim, manter a umidade. Por conta disso, o queijo parmesão em peça pode ser armazenado em temperatura ambiente (fora da geladeira) desde que não esteja muito quente.
No caso do queijo parmesão ralado fresco, porém, a casca já não consegue fazer mais essa proteção da parte interior, que está exposta. Por isso, a melhor forma de como preservar o queijo ralado parmesão é sempre na geladeira. Esse cuidado é ainda mais importante em locais cuja temperatura ambiente oscila com muita frequência. Essa mudança constante acaba fazendo com que o queijo parmesão perca água e gordura, resultando na modificação da textura e até mesmo do sabor.
Como não deixar ressecar queijo parmesão na geladeira?
O método ideal de como conservar queijo parmesão para evitar o ressecamento na geladeira é evitar que ele tenha contato com o oxigênio. A melhor forma de conseguir isso é embrulhando o produto em plástico filme. Algumas pessoas têm o costume de usar o papel manteiga, mas ele não é indicado porque ainda permite uma certa passagem de ar, o que pode acabar ressecando o queijo.
Aprecie o sabor marcante e delicioso do Queijo Parmesão Galbani
O Queijo Parmesão Galbani, marca nº 1 de queijos na Itália, conta com um sabor especial levemente amanteigado e salgadinho, garantindo assim um gosto único e marcante para qualquer receita. Quando armazenado corretamente, mantém seu sabor sequinho, fresco e intenso por bastante tempo, fazendo toda a diferença na hora de preparar pratos deliciosos.