Você sabia que existe um jeito certo de cortar queijo? Há uma variedade de queijos no mundo com suas características diferentes, desde sua textura até seu sabor: parmesão, Grana Padano, Parmigiano Reggiano, mussarela, pecorino, gorgonzola e tantos outros degustados em diversos países.
Na hora de cortar queijo para servir em uma tábua de frios, petiscos e mesa de frios, é importante escolher o formato que vai trazer a melhor experiência ao comer cada tipo de queijo. De modo geral, cada fatia deve sempre conter partes da borda e do meio, afinal, a casca do queijo geralmente tem uma textura diferente e o centro é onde o sabor se concentra.
Por isso, o melhor pedaço é o que conta com as duas partes, pois garante que o queijo seja aproveitado em sua totalidade. A seguir, veja qual a forma correta de cortar cada formato de queijo:
Como cortar queijos triangulares?
Os principais tipos de queijos triangulares são o parmesão, Grana Padano e o Parmigiano Reggiano. Por serem queijos duros, o ideal é que sejam quebrados em pedaços irregulares com uma faca afiada.
Os queijos duros também podem ser cortados em lâminas para variar a ornamentação da tábua de frios ou finalização de pratos como saladas, massas e pizzas.
Como se cortar queijo redondo?
O queijo redondo é um dos que mais causa dúvida na hora do corte. Porém, é bem simples! Eles podem ser cortados em formato de triângulo, da mesma forma que se corta uma fatia de bolo. Alguns exemplos são o Camembert e o Brie.
No caso dos queijos redondos altos, como Gorgonzola e Emmental, há uma diferença: eles precisam ser divididos ao meio e também cortados em formato de triângulo. Porém, deve-se fazer cortes paralelos na fatia, formando novos triângulos. Esse cuidado é importante principalmente na hora de compor uma mesa de frios, pois evita pedaços muito grandes de um mesmo queijo.
Como cortar queijo cilíndrico?
Queijos com formato de cilindro podem ser cortados de duas maneiras diferentes. A forma mais simples é em rodelas. Mas existe uma maneira de aproveitar melhor esse produto: pegue cada uma dessas fatias redondas e faça cortes horizontais e verticais paralelos como em um jogo da velha, formando cubos. Assim, a apresentação fica perfeita para uma mesa de frios. O principal exemplo de queijo cilíndrico é o Provolone e o parmesão em versão cilíndrica.
Como cortar queijo bola?
O queijo bola, também conhecidos como Queijo do Reino e queijo Gouda, são um pouco diferentes do redondo, pois não possuem uma base tão firme. Portanto, primeiro deve-se cortar o queijo bola ao meio, depois fazer um novo corte em fatias mais finas. Em seguida, deite cada fatia e faça cortes radiais. Para isso, posicione a faca no centro da casca e faça os cortes em direção ao centro.
Como cortar queijos retangulares?
Queijos retangulares também são fáceis de serem cortados. A mussarela e o queijo prato são os maiores representantes dessa categoria. Basta cortar o queijo retangular em fatias retangulares. No dia a dia, esse formato já está ótimo para acompanhar sanduíches e tapiocas. Já para uma mesa de frios, vale cortar essas fatias em formato de palitos. Outra sugestão é dividir essas fatias em triângulos.
Como cortar queijos em pirâmide?
Queijos como o Roquefort e o Blue Cheese são exemplos de queijos com formato de pirâmide. Para cortar, você vai precisar posicionar a faca no centro da parte superior e corte em 6 ou 8 partes, como se fosse uma estrela. Os queijos que são mais altos podem ser divididos na metade primeiro. Então, cada metade deve ser cortada seguindo essa técnica das 6 ou 8 partes.
Qual a faca certa para cortar queijo?
Se você se pergunta qual a faca certa para cortar queijo, saiba que a resposta varia dependendo do tipo. Para queijos mais cremosos, como o Brie e Camembert, a dica é apostar em facas com furos no meio. Esse detalhe evita que a fatia grude enquanto estiver sendo cortada.
Já para queijos duros, como o Parmigiano Reggiano, o Grana Padano e o parmesão, aposte em uma faca de ponta afiada. Essa pontinha é boa para cavar as lasquinhas do queijo. Já os queijos mais macios, como a mussarela e o gorgonzola, podem ser cortados com facas sem cerdas e mais lisas, pois eles já são naturalmente fáceis de cortar.