Queijo fundo direito Queijo fundo direito

Qual queijo usar na tábua de frios? Confira opções de queijos italianos no mercado

18 de outubro de 2024

Por Galbani

Tábua de frios com queijos, grissini, salame, presunto e azeitonas

Uma tábua de frios e queijos é um verdadeiro deleite para os olhos e também para o paladar. Perfeita para acompanhar um vinho ou receber os amigos em casa, ela chama a atenção, estimula a curiosidade e abre qualquer apetite. Se você está sem tempo para cozinhar, uma tábua de queijos pode facilmente substituir o almoço ou jantar. A única regra é caprichar na variedade e nos sabores acima de tudo!

Na Itália, as tábuas de frios e queijos são um aperitivo clássico que nunca sai de moda. Por lá, a qualidade dos ingredientes é levada muito a sério, assim como o cuidado de criar a melhor harmonia de sabores. Para te inspirar a preparar algo bem italiano, selecionamos quatro opções de queijos típicos, além de dicas valiosas para você montar a tábua de queijos e frios perfeita. Veja a seguir! 

Ideias de queijos para tábua de frios – todos italianos!

Grana Padano DOP Galbani – Agora no Brasil, você consegue encontrar o famoso Grana Padano da Galbani, a marca de queijos preferida dos italianos. Seu sabor delicado e aroma marcante são uma excelente adição a qualquer tábua de frios. Mas atenção: de preferência, parta-o em lascas com a ajuda de uma faca própria para queijos duros, pois isso realça a sua textura granulada – característica, inclusive, que nomeou a primeira parte do seu nome!

Parmigiano Reggiano DOP Galbani – Apesar de ter algumas semelhanças com o Grana Padano, como o formato e a textura quebradiça, o parmesão italiano apresenta um sabor mais intenso, aveludado e salgado. Ele também deve ser servido em lascas para evidenciar suas características e não comprometer a experiência sensorial. Se você gosta de sabores contrastantes, experimente combinar o Parmigiano Reggiano da Galbani com um fiozinho de mel.

Queijo Gorgonzola – Com uma massa cremosa e sabor forte característico, essa antiga variedade de queijo azul também tem o seu lugar em uma tábua de frios com inspiração italiana. Você pode servi-lo inteiro, para que seus convidados cortem na hora, ou já deixá-lo em fatias ou cubos pequenos. Certifique-se de providenciar uma faca só para o gorgonzola, evitando a mistura de sabores com outros queijos.

Queijo Provolone – Os brasileiros também amam essa iguaria de origem italiana e, por isso, ele não pode faltar no mix de queijos para tábua de frios. Seu gosto levemente defumado complementa muito bem os outros sabores. Basicamente, há duas formas de servir o provolone: em fatias finas, para apreciar melhor o seu sabor, ou cubos, para todo mundo poder combiná-lo com os outros itens da tábua.

Como montar tábua de frios e queijos? Veja as dicas!

Seja para montar uma tábua de frios simples ou uma tábua de frios chique, algumas dicas podem te ajudar a alcançar o resultado perfeito.

Os queijos, por exemplo, devem ser limitados a três ou quatro tipos no máximo. Caso contrário, o prato ficará “confuso” e seus convidados não vão conseguir saborear cada item como deveriam. Além disso, os queijos devem ser servidos à temperatura ambiente, para permitir que os aromas se expressem. Dessa forma, é importante retirá-los da geladeira pelo menos uma hora antes de servir.

Na hora de posicionar os queijos na tábua, você pode separá-los: frescos e macios de um lado, duros e de maior maturação do outro. Se desejar, coloque perto dos queijos alguns potinhos com os doces e geleias que mais combinam (mel, cebola caramelizada, geleia de jabuticaba, entre outras ideias). 

Em relação aos frios, selecione cinco ou seis opções, mas em pequenas quantidades – duas ou três fatias por pessoa. O salame e o presunto de parma, por exemplo, são ótimos para acompanhar queijos como o Parmigiano Reggiano e o Grana Padano. O “salgadinho” de ambos combina perfeitamente com a textura granulada e o sabor intenso dos queijos curados.

A sua tábua também pode acomodar mortadela, presunto cozido, peito de peru, copa, rosbife e até linguiça. E novamente, não exagere na quantidade, pois as carnes curadas em particular devem ser consumidas imediatamente ou dentro de 12 horas, desde que sejam armazenadas corretamente na geladeira.

E para deixar tudo ainda mais saboroso, complete os espaços vazios da tábua com azeitonas, castanhas, torradinhas, pastinhas e algumas frutas de sua preferência.
Agora é só abrir um bom Chianti ou Barolo e aproveitar. Buon appetito!

Queijo fundo esquerdo

Produtos

Queijo fundo direito