Queijo fundo direito Queijo fundo direito

Selo DOP: entenda como funciona a regularização da produção de queijos italianos

18 de outubro de 2024

Por Galbani

Tábua de madeira com diferentes tipos de queijo

O que é DOP queijo? Essa sigla pode ser encontrada em diversos produtos e costuma despertar curiosidade. Não se trata exatamente de um tipo de queijo, como mussarela ou prato. Na verdade, diversos queijos bem diferentes entre si podem entrar nessa categoria. 

DOP é a sigla para Denominação de Origem Protegida, uma indicação que ajuda a reconhecer um determinado produto, levando em conta características e principalmente sua localização geográfica. Entenda a seguir o que é um produto DOP e o que é DOP queijo!

O que é um produto DOP?

Para determinar o que é um produto DOP é preciso levar em conta o local onde ele é produzido. A Denominação de Origem Protegida é uma indicação criada pela União Europeia com o objetivo de proteger os nomes das cozinhas regionais dos países e suas técnicas tradicionais. Além disso, é uma forma de garantir a autenticidade e a qualidade do produto. 

A lei garante que os produtos com selo DOP só podem ser produzidos em um determinado local e comercializados pelos produtores desta região. Além disso, devem ser identificados com o nome que lhe foi determinado – normalmente, o nome da própria região de origem é usado na denominação do produto. 

Portanto, quando vir um produto com o logotipo da DOP, saiba que ele está protegido por essa lei e foi produzido diretamente no local que o originou. Dentre os produtos que podem ser DOP, estão queijos, vinhos, massas, cervejas, frutos, azeite, mel, óleos vegetais, entre outros.  

O que é DOP queijo?

Após descobrir o conceito da sigla, fica mais fácil entender o que é queijo DOP. São aqueles que carregam a receita original e o nome de sua região, portanto, é a única que pode exportá-lo com o nome que foi determinado. 

Um exemplo de queijo DOP é o queijo parmesão Parmigiano Reggiano. Existem diversos tipos de queijos parmesão espalhados pelo mundo e produzidos em locais diferentes. Porém, só pode ser chamado de queijo parmesão Parmigiano Reggiano, aquele que foi produzido nas regiões de Parma, Reggio Emilia, Módena, Bolonha e Mântua, na Itália.

Quantos queijos DOP existem?

Existem diversos queijos DOP espalhados pelo mundo. A Itália é um dos maiores produtores de queijo do mundo e é o maior do continente europeu. Atualmente, existem 53 queijos italianos que possuem o selo DOP, segundo o relatório “Itália: a Identidade de seu Território e sua Indústria Queijeira em 53 DOPs”. O laticínio é produzido em quase todo o território do país, o que explica sua dominância. Em segundo lugar vem a França, com 46 queijos DOP.

Quais são os queijos DOP?

A lista de queijos DOP é bem extensa e inclui produtos de diversos países, como Itália, Portugal e França. Alguns deles são bem famosos, enquanto outros são pouco conhecidos. O que todos eles têm em comum é que estão protegidos pela lei da Denominação de Origem Protegida. Veja alguns queijos italianos DOP mais conhecidos!

1) Grana Padano 

O Grana Padano é um queijo bastante famoso no Brasil por seu gosto bem intenso e saboroso. Ele é originalmente da Itália e é considerado um queijo DOP. Só pode ser chamado de Grana Padano aquele queijo que foi produzido nas regiões de Piemonte, Lombardia, Trentino Alto-Adige, Veneto e Emilia-Romagna, na Itália. Trata-se de um queijo duro, bem amarelado e com textura granulosa. 

2) Parmigiano Reggiano

O Parmigiano Reggiano é o autêntico queijo parmesão. Existem diversos modelos de queijo parmesão no mundo, mas o saboroso Parmigiano Reggiano é produzido apenas nas regiões de Parma, Reggio Emilia, Módena, Bolonha e Mântua, na Itália. Trata-se de um queijo bastante parecido com o Grana Padano e os dois são frequentemente confundidos. Porém, existem algumas diferenças. O Grana Padano, por exemplo, é um pouco mais salgado. Uma curiosidade é que o Parmigiano Reggiano é produzido ao sul do Rio Pó, enquanto o Grana Padano é produzido ao norte. 

3) Gorgonzola 

Você com certeza já ouviu falar no queijo gorgonzola. Esse famoso produto italiano também é DOP. Ele é produzido nas regiões de Lombardia e Piemonte, na Itália. Seu nome é uma homenagem à cidade de Gorgonzola, onde ele foi criado. Esse queijo tem uma consistência mais mole, é mofado e possui um sabor bem forte e característico.

4) Mozzarella Di Bufala Campana

A famosa mussarela de bufala campana também é uma DOP. A Mozzarella Di Bufala Campana é produzida nas regiões de Campania, Lazio, Puglia e Molise. Ela é feita a partir do leite de búfala e faz um grande sucesso em muitos países. Existem diversos tipos de mussarela pelo mundo, mas a autêntica Mozzarella Di Bufala Campana é uma DOP. Trata-se de um queijo gordo com massa filada e mole.

Galbani traz queijos italianos para o território brasileiro

Apesar de serem produzidos na Europa, também é possível encontrar queijos italianos DOP em território brasileiro. A Galbani, marca nº 1 de queijos na Itália e que também está presente no Brasil, oferece os autênticos Grana Padano e Parmigiano Reggiano. Eles são importados da Itália e possuem o selo de Denominação de Origem Protegida, garantindo que foram produzidos em território autorizado e possuem o padrão oficial de qualidade dos queijos italianos. Confira nossos queijos italianos!

Queijo fundo esquerdo

Produtos

Queijo fundo direito