Egidio Galbani e seu pai Davide começam sua aventura no mundo dos laticínios como “segundo
emprego”. No início, seu filho Egidio parece determinado a seguir seus passos, mas depois ele
descobre uma verdadeira paixão por queijos e pela atividade empresarial e decide investir nesse
setor.
1896
Em 1896, o jovem Egidio Galbani demonstra suas habilidades empreendedoras ao alugar a fazenda
Cascina Triulza, em Melzo, onde ele começa a processar o leite com sete funcionários e a ajuda
técnica de um motor de 3 cavalos. Na pequena queijaria de Cascina Triulza, é o próprio Egidio
que se ocupa pessoalmente do funcionamento da caldeira. Como sempre um verdadeiro profissional,
o jovem Egidio se compromete profundamente e, com a persistência que lhe é típica, consegue sua
permissão de condutor e garante o aquecimento ideal para toda a sua pequena fábrica.
1898
Galbani não é mais uma empresa familiar, mas uma sociedade que emprega 12 funcionários. Não
somente a produção aumenta como também o sucesso: a fama de Davide e Egidio Galbani e seus
produtos atravessa as fronteiras nacionais e seus queijos são exibidos (e premiados!) nas
exposições de Bruxelas, Paris, Munique. É o início de uma carreira cujos pontos fortes são a
expansão ao exterior e a atenção às necessidades dos consumidores além das fronteiras.
1906
Nascimento do Bel Paese, o queijo principal de Galbani, que seria até mesmo chamado de “Rei dos
queijos” e que enfrentará a forte concorrência francesa. Egidio deseja criar um queijo que
retome as características dos produtos franceses, mas apresentando, ao mesmo tempo, um gosto
mais suave e um odor menos forte. Uma outra coisa que Egidio preza muito é a “não localização”
desse novo queijo: seu objetivo é criar um produto moderno, que não seja característico de uma
área em particular, mas com o qual todos possam se sentir em casa, não importando onde. As
intenções de Egidio se refletem não somente no nome “Bel Paese” (“Belo País”), mas também na sua
embalagem moderna. A etiqueta é inovadora para a época, não somente pelo seu tamanho particular,
que envolve todo o queijo, mas também por seus detalhes gráficos. Ela mostra em primeiro plano o
Abade Stoppani, autor do livro “Il Bel Paese” – no qual o nome do queijo se inspira – e, ao
fundo, uma Itália moderna, representada pelo mapa da recente rede ferroviária. Egidio estudou
tão bem todos os detalhes que o Bel Paese é, ainda hoje, um verdadeiro sucesso.
1900
Egidio recebe a confirmação de seus primeiros sucessos e sua carreira na indústria láctea "dá
uma guinada decisiva", como ele mesmo narra com essas palavras. “O fato do Júri da Exposição de
Paris de 1900 (da qual participavam produtores deste setor de todos os países) ter me conferido
o Primeiro Prêmio constitui a prova mais evidente e irrefutável de que minhas especialidades
podem rivalizar com as de todos os outros países” - Egidio Galbani -
1956
Galbani entrou no coração de todos os italianos com seu famoso slogan “Galbani quer dizer
confiança”. No mesmo ano, a muçarela Santa Lucia foi lançada no mercado, se tornando um dos
principais agentes da história dessa marca. A Muçarela Santa Lucia, tal como concebida em 1956,
é caracterizada por sua forma particular: ela lembra uma esfera alongada, apertada no meio,
fazendo-a parecer com um “8”; ela é ainda acondicionada em caixas de madeira com gelo.
1965
Até então, a Muçarela Santa Lucia tinha uma forma característica “de 8”.
Em 1965, o “Carosello”, uma série de filmes (frequentemente esquetes cômicos do tipo leve ou
intermédios musicais) seguidos de mensagens publicitárias, fez a propaganda da muçarela em uma
versão nova e inovadora: a Santa Lucia envolvida por seu líquido de conservação em uma embalagem
selada. Isso mesmo, a primeira versão “moderna” da muçarela foi inventada por Galbani!
1911
A sede histórica da Cascina Triulza é fechada. A Sociedade Galbani se instala em Melzo, uma
cidadezinha situada a alguns quilômetros de Milão. O estabelecimento é composto por um hall
principal, salas para o recebimento do leite, abrigos para cavalos, depósitos para as
mercadorias e algumas casas (inicialmente para a família Galbani, mas depois para funcionários).
1920
A Sociedade Galbani sai praticamente ilesa da Primeira Guerra Mundial, pois sua produção de
queijos de pasta mole para as forças armadas e hospitais é garantida pela implementação do
consórcio obrigatório.
Com o fim da Primeira Guerra Mundial, Egidio reage modernizando ainda mais sua Sociedade,
instalando sistemas de refrigeração inovadores na fábrica de Melzo.
Ainda aproveitando esse período de crescimento, ele constitui a “Sociedade Anônima Egidio
Galbani” em 26 de maio de 1920.
A Sociedade declara como atividade a “indústria e comercio de laticínios em geral e seus
derivados”. Essa nova sociedade é composta pelos irmãos Egidio e Giuseppe, Giacomo (filho de
Giuseppe) e outros empresários locais.
1925
A queijaria de Giussago (no departamento de Pavie) começa suas atividades; é aqui que são
produzidos o famoso Bel Paese e o delicioso Mascarpone Galbani, perfeito para o preparo do
tiramisù, a tradicional sobremesa italiana, famosa também no exterior
1934
Galbani emprega mais de 1.000 funcionários em seus 56 depósitos nas principais cidades italianas
e continua sua expansão para o exterior com 4 filiais, 32 depósitos e 108 sedes de
representação, sendo a mais distante na Argentina.
1936
Galbani entra no mundo das carnes ao comprar a fábrica de charcutaria de Melzo, especializada na
produção de mortadela, presunto cozido e embutidos.
1945
Durante a Segunda Guerra Mundial, 62 fornecedores de leite trabalham para a Galbani. O leite
chega na fábrica em carroças puxadas por cavalos, que por muito tempo marcaram a paisagem das
estradas e dos campos ao redor das fábricas.
1959
A estratégia de comunicação de Galbani já havia mostrado seu valor desde a invenção da
“embalagem” especial para o Bel Paese, mas esse novo achado é a confirmação de que Galbani tinha
o talento de estar sempre à frente de seus concorrentes no mundo dos queijos.
Em 1959, Paolo Panelli assumiu pela primeira vez o papel de um personagem em um programa de
televisão para crianças, “Ercolino sempre in piedi”, e entra para a história de toda uma geração
de crianças. Simpático, popular e famoso, Ercolino toca o coração não apenas das crianças, mas
dos adultos também.
1961
O mundo das “carruagens”, veículos típicos que lembravam carroças, utilizados até então no
transporte do leite, se desfaz definitivamente com os progressos tecnológicos dos anos 60. É a
chegada das caminhonetes!
O leite ainda é transportado nas clássicas garrafas e entregue e recolhido de manhã e à noite,
mas algo mudou: a quantidade de leite aumenta, assim como os quilômetros a serem percorridos por
dia. Para ser um “menalatte” (transportador de leite) da Galbani, é preciso ter personalidade.
Confira algumas histórias, contadas diretamente por estes homens incansáveis...
1970
Foi em Novarra que nasceu o primeiro Consórcio oficial de Gorgonzola; Galbani é uma das
sociedades fundadoras do Consórcio, cuja meta/objetivo é “proteger e fiscalizar a produção e o
comércio do Gorgonzola e o emprego de seu nome”.
Existe um grande número de regras relativas à produção desse queijo e é importante que elas
sejam respeitadas. Por exemplo, você sabia que somente duas regiões italianas estão autorizadas
a produzir o Gorgonzola?
Segundo a lei (e, claro, segundo a tradição), somente alguns departamentos em Piemonte e na
Lombardia têm o direito de produzir o famoso Gorgonzola.
2006
Galbani se junta à Lactalis, o líder mundial dos laticínios à base de queijo. A marca se torna
ainda mais internacional.
2008
Nascimento do grupo Lactalis Italia, que reúne marcas históricas do cenário queijeiro italiano,
como Invernizzi e Cademartori, e, claro, Galbani.
2012
Galbani comemora seu 130º aniversário.
130 anos de pessoas, histórias, curiosidades, produtos e escolhas. A trajetória da marca passa
também pela sua logomarca!
2022
Galbani comemora 140 anos.
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