21 de novembro de 2024
Almôndegas preparadas com carne moída de patinho, temperadas com cominho em pó, alho, sal e pimenta do reino, leite, pão francês e grelhadas no azeite. Acompanha molho picante preparado com passata de tomate, alho e pimenta calabresa e gratinado com Mussarela Galbani ralada.
Em um refratário redondo, de 22 cm de diâmetro despeje o molho apimentado. Assente as almôndegas e salpique a Mussarela Galbani por cima. Leve ao forno por 10 minutos ou até que gratine. Sirva ainda quente;.
Almôndegas ao molho é aquela receita clássica dos almoços em família! A bolinha de carne moída faz um enorme sucesso por sua praticidade no preparo e por seu sabor delicioso, que fica ainda melhor quando bem temperado. Muitas pessoas acreditam que as almôndegas surgiram na Itália, já que elas são normalmente consumidas com macarrão. Porém, sua história começou na antiga Pérsia, por volta do século XII. As almôndegas eram uma espécie de kafta moldada no formato de bolinhas. O nome do prato veio a partir da palavra árabe “al-búndiga” que significa “a bolinha”.
Com a invasão árabe, a receita de almôndega começou a se espalhar e a sofrer variações dependendo do lugar. Cada país começou a usar as carnes de maior produção local. Quando chegou em Portugal, passou a se chamar almôndega e era feita com carne bovina. A receita chegou no Brasil a partir dos portugueses, mas começou a ganhar ainda mais popularidade por causa de sua combinação com molho de tomate e macarronada.
Almôndega e porpeta (ou polpeta) são a mesma coisa! Os dois são bolinhos de carne bem temperados que podem ser fritos ou assados. A única diferença é que almôndega é o nome em português enquanto polpeta é o nome em italiano. Já o polpettone é uma versão maior da polpeta que normalmente leva algum recheio. Uma curiosidade é que a tão famosa almôndega ao molho de tomate com macarrão não é uma criação da Itália! Por mais difícil que seja imaginar, essa mistura se originou nos Estados Unidos e ganhou fama no Brasil. Na Itália, a polpeta é considerada um aperitivo e costuma ser servida em tamanhos bem pequenos, como os de uma bola de gude.
Veja também: Receita de Macarrão à Putanesca
O preparo da receita de almôndega ao molho picante é muito mais simples do que se pode imaginar! O grande segredo para dar certo é usar um pouco de pão francês umedecido no leite para dar liga. Essa combinação ajuda a aumentar a umidade e o tamanho da massa. Outra dica de como fazer almôndegas ao molho do jeito certo é caprichar nos temperos. Cominho, alho, salsinha e pimenta são ótimas escolhas que ajudam a dar o gostinho intenso e marcante que esse prato deve ter.
Após misturar bem todos os ingredientes, deve-se fritar as almôndegas em uma frigideira em fogo alto. O toque final é adicionar o molho picante em um refratário e, depois, jogar as bolinhas por cima. Isso faz com que toda a carne seja banhada pelo molho. Por fim, o queijo mussarela traz um toque especial na gratinagem. O resultado são almôndegas ao molho picante super saborosas, intensas e apimentadas.
Gratinar a receita de almôndegas ao molho picante é uma forma de complementar e evidenciar ainda mais o sabor do prato. O toque final no forno dá aquela sensação gostosa de sentir o queijo puxando após dar uma mordida na bolinha de carne. Para isso, o ideal é apostar no queijo mussarela. Essa versão do laticínio apresenta maior facilidade para derreter e, como as almôndegas devem ficar pouco tempo no forno, é importante escolher um queijo que consiga gratinar rapidamente.
O Queijo Mussarela Galbani de produção nacional tem um sabor delicado e suave ao paladar. Leve e bem fresco, possui ainda uma consistência macia que derrete facilmente, trazendo um gostinho marcante após ser gratinado.
Veja também: Como harmonizar queijos e vinhos?