13 de dezembro de 2024
Arancini recheados com bacon e Grana Padano Galbani, empanados na farinha de trigo, ovos batidos e farinha panko e preparados no airfryer.
O arancini é uma das receitas mais adoradas da culinária italiana. Trata-se de um bolinho frito de arroz e empanado com farinha panko. Acredita-se que o aperitivo tenha surgido na Sicília entre os séculos IV e XI, quando a ilha era dominada por árabes que gostavam de modelar pequenas bolinhas de arroz temperadas e recheadas com carne. O que torna essa receita diferente de qualquer outro bolinho de arroz é que o arancini é feito apenas com arroz arbóreo ou carnaroli, os tipos mais utilizados para fazer risoto – outro prato típico da Itália. Por isso, é muito comum que italianos façam arancini a partir das sobras do risoto.
O verdadeiro arancini precisa ser bem cremoso por dentro e contar com uma casquinha crocante por fora. Uma curiosidade é que a palavra “arancini” (plural de “arancino”) vem do termo italiano “arancio”, que significa “laranja”. O nome foi adotado por causa da sua coloração alaranjada graças à crosta frita do bolinho.
Veja também: Receita de risoto de camarão com creme de ricota
Nessa receita, arancini conta com recheio de queijo grana padano e bacon. Para prepará-lo, não tem mistério: basta misturar o bacon já frito com o queijo ralado e reservar. Já para a massa de arroz, é importante ter atenção a um detalhe: o arroz arbóreo já deve estar cozido e frio na hora de misturar com o molho branco, o sal e a pimenta. O molho é importante para dar liga e cremosidade para a massa, enquanto o sal e a pimenta dão o tempero especial.
O ideal é pegar pequenas porções do arroz para moldar as bolinhas. Para rechear, abra um espaço no centro da massa e adicione a mistura de grana padano e bacon. Então, feche novamente a massa e boleie. O empanado é bem simples, mas é fundamental seguir a ordem certa dos ingredientes: passe o arancini primeiro na farinha de trigo, depois nos ovos e finalize com a farinha panko para dar a crocância característica dessa receita. Basta deixar os arancini na airfryer por 12 a 15 minutos (mexendo na metade) e pronto: você terá várias porções desse aperitivo tão saboroso!
O arancini é uma tradicional receita italiana, então nada mais justo do que usar um verdadeiro queijo italiano em seu preparo! O Grana Padano é um queijo duro de textura granulada e sabor intenso. Ele apresenta um gosto marcante mas, ao mesmo tempo, delicado ao paladar. O sabor do Grana Padano tem ainda um toque levemente amendoado, o que combina com o defumado do bacon no recheio do arancini.
O Grana Padano Galbani, marca nº1 de queijos na Itália, possui o selo DOP por ser importado diretamente dos produtos italianos autorizados a produzir esse produto. Ele apresenta um sabor delicado, fresco e levemente adocicado. O Grana Padano Galbani de produção 100% artesanal conta ainda com um toque frutado e amanteigado, deixando o arancini com um sabor ainda mais marcante e surpreendente.
Veja também: Grana Padano: 5 formas de usar o queijo italiano em receitas
O arancini é um aperitivo prático e delicioso que pode ser servido no happy hour, em reuniões com amigos e como entradinha de festas. Ele fica delicioso quando acompanhado de uma deliciosa cerveja gelada, mas como não deixa de ser uma receita italiana também fica gostoso com vinho rosé, branco e espumantes. O arancini também pode ser servido com algumas geleias especiais para acompanhar, como a geleia de frutas vermelhas ou de pimenta. Ketchup, molho barbecue, mostarda e mel e molho de ervas finas também ficam saborosos quando misturados com o arancini.