25 de outubro de 2024
Berinjela à parmegiana preparada com molho de carne moída e tomar. Finalizada com molho e queijo grana padano ralado gratinado.
A berinjela à parmegiana não é tão comum no Brasil quanto o bife à parmegiana, mas você sabia que ela é a receita “original” que levou a todos os outros pratos alla parmigiana? A receita surgiu na Itália, mais precisamente na região de Sicília. A finalização da berinjela com molho de tomate e queijo começou a fazer sucesso em todo o território e rapidamente se espalhou para fora da fronteira. Assim, surgiram outros pratos no mundo todo que contam com a mesma técnica: os famosos alla parmigiana!
Uma curiosidade é que o tão adorado bife à parmegiana é uma criação brasileira inspirada na culinária italiana. Na verdade, se você for à Itália, nem vai encontrar esse prato por lá. É muito mais fácil achar a berinjela à parmigiana, que é um verdadeiro clássico da cozinha italiana.
Veja também: Italianos comem massa todo dia?
As receitas da culinária italiana costumam ser mais simples do que parecem, já que levam poucos ingredientes e utensílios para cozinhar. A berinjela à parmegiana fica pronta em menos de 1h e rende uma ótima quantidade de porções. Para que o prato fique bem saboroso, é importante temperar bem a berinjela com sal, pimenta-do-reino e azeite, deixando que o legume cozinhe no forno por cerca de 10 minutos.
A carne moída é um detalhe que vai deixar a receita ainda mais robusta e suculenta. Durante o seu preparo, adicione os tomates pelados na panela para garantir um molho bem saboroso. O grande segredo para a berinjela à parmegiana ficar perfeita está na hora da montagem. Se você apenas jogar o molho com carne por cima do legume, ele vai se espalhar totalmente e não se manterá no topo. A dica é pressionar levemente o centro da berinjela com uma colher. Isso cria uma “caminha” onde o molho ficará concentrado sem derramar para todos os lados.
O toque especial da berinjela à parmegiana é o queijo grana padano salpicado por cima do molho. Esse queijo é um dos mais indicados para gratinar pratos, pois possui notas amendoadas e frutadas que garantem um sabor bem marcante depois de derretido no calor. Além disso, por ser um queijo duro de consistência elástica e firme, consegue derreter com facilidade e ainda formar aquela casquinha deliciosa por cima da berinjela à parmegiana.
O Grana Padano Galbani tem um sabor levemente adocicado, fresco e delicado. Feito com produção 100% artesanal, ele apresenta uma textura elástica e o ponto perfeito para gratinar. O Grana Padano Galbani possui o selo DOP (Denominação de Origem Protegida) de qualidade, o que garante que foi importado diretamente dos produtores italianos autorizados a fabricar esse produto.
Veja também: Grana Padano: 5 formas de usar o queijo italiano em receitas