19 de setembro de 2024
Cacio e pepe preparado com massa longa, queijo Grana Padano Galbani e pimenta do reino. Finalizado com queijo Grana Padano Galbani ralado e pimenta do reino moída.
O cacio e pepe tem um nome mais pomposo mas, na realidade, é uma das receitas italianas mais fáceis de se reproduzir. Mas afinal, o que é cacio e pepe? Trata-se de um macarrão de massa longa com queijo e pimenta. Normalmente, é utilizado o macarrão tipo linguine ou spaghetti, justamente porque eles possuem fios bem compridos.
Apesar de não ter uma data exata, acredita-se que foram os pastores de ovelhas romanos que criaram, há muitos anos atrás, o cacio e pepe. Receita tem uma origem humilde mas, com o tempo, se tornou um típico prato italiano famoso no mundo inteiro.
O motivo do cacio e pepe ser tão prático é porque sua lista de ingredientes é extremamente pequena: macarrão, queijo Grana Padano e pimenta-do-reino. Com apenas esses três produtos você consegue fazer um legítimo pepe e cacio em casa em apenas 30 minutinhos. Mas por que se chama cacio e pepe? A explicação é mais simples ainda: cacio significa “queijo” e pepe significa “pimenta” em alguns dialetos da Itália.
A receita original de macarrão cacio e pepe usa o queijo Pecorino. Acredita-se que o motivo pelo qual esse laticínio era o escolhido tem a ver com a praticidade: o queijo Pecorino é feito a partir do leite de ovelha, e foram os pastores de ovelhas romanos que teriam criado este prato. Além disso, o sabor deste queijo é muito intenso e marcante, o que o torna um ótimo acompanhamento para massas no geral.
Porém, é muito comum utilizar o Grana Padano na hora de cozinhar um cacio e pepe. Este queijo de origem italiana também possui um sabor bastante marcante, mas consegue ser menos intenso que o Pecorino. Além disso, é um pouco menos salgado. Por isso, muitas pessoas preferem utilizá-lo na hroa de preparar esta receita.
O Grana Padano é um queijo que possui o selo DOP (Denominação de Origem Protegida), o que significa que ele só pode ser produzido em regiões regulamentadas da Itália e deve ter características bem específicas para ser denominado dessa forma. No Brasil, o autêntico Grana Padano Galbani é importado diretamente do território italiano e possui o selo DOP, garantindo sua qualidade de sabor e produção.
O prato italiano pepe e cacio pode ser servido tanto no almoço quanto no jantar. Trata-se de uma receita muito fácil de ser preparada e, por isso, é uma boa pedida para quem precisa cozinhar uma refeição em poucos minutos, mas também quer um prato mais sofisticado. O grande segredo para essa receita dar certo está no molho cacio e pepe: a própria água do macarrão cozido é usada para fazer o molho de queijo e pimenta. Seguindo o passo a passo com cuidado, o resultado fica delicioso em apenas meia hora.
O macarrão cacio e pepe é um prato de sabor poderoso, pois une a ardência da pimenta com o gosto marcante do Grana Padano. Por isso, ele harmoniza bem com vinhos mais intensos, já que dão equilíbrio ao prato e nenhum sabor se sobressai. Rótulos como o Merlot ou o Carmenere são boas recomendações para acompanhar um jantar de Cacio e Pepe.