22 de setembro de 2024
Carbonara cremoso preparado com espaguete, ovos, gema, bacon, Parmigiano Reggiano Galbani e finalizado com salsinha crespa e crispy de bacon.
A Itália é conhecida por sua forte contribuição na gastronomia e a carbonara pode ser considerada uma das invenções de maior sucesso no mundo inteiro. Essa receita é tão popular que nem fica restrita a restaurantes especializados em cozinha italiana. Ela pode ser encontrada nos mais diversos estabelecimentos e conta até com algumas variações específicas. Mas você já se perguntou o que significa o nome carbonara?
Essa palavra quer dizer “carvão”, o que dá algumas dicas sobre sua origem. A história do macarrão carbonara tem diversas versões que causam polêmicas entre os historiadores. Alguns acreditam que esse nome tem relação com o fato de que os grãos de pimenta lembram o carvão. O fato é que a receita de macarrão à carbonara ganhou força após a segunda guerra mundial.
O prato teria se popularizado entre os oficiais americanos que estavam na Itália em 1944. Não há certeza se eles ajudaram na criação da receita ou se ela já existia, mas é verdade que a carbonara traz uma mescla do bacon – alimento muito consumido entre os norte-americanos – e a massa italiana. Desde então, esse prato se espalhou pelos Estados Unidos e, depois, para o mundo todo.
A Carbonara é um prato bem simples de ser preparado e leva poucos ingredientes: macarrão espaguete, ovos, bacon, queijo e pimenta-do-reino. Na receita original do prato, era utilizado o queijo Pecorino. Porém, muitas pessoas preferem usar o Parmigiano Reggiano por alguns motivos relacionados principalmente ao sabor. O queijo Pecorino é bem mais intenso e apimentado do que o Parmigiano Reggiano.
Além disso, o Pecorino também é muito mais salgado. Por isso, o Parmigiano Reggiano é uma boa opção para a Carbonara. Receita continua tendo um sabor marcante, mas também mais suave. O Queijo Parmigiano Reggiano Galbani possui o selo DOP (Denominação de Origem Protegida), garantindo que ele foi importado das regiões autorizadas de produção na Itália e segue os padrões internacionais que fazem dele um autêntico queijo parmesão. Ele possui um sabor marcante com notas frutadas que fazem a massa carbonara ainda mais deliciosa.
O grande segredo para o macarrão à carbonara perfeito está na sua finalização cautelosa. Deve-se utilizar um pouquinho da água do caldo do macarrão cozido para alcançar o ponto perfeito do molho saboroso. Além disso, é importante ter cuidado para evitar a coagulação do ovo. Para isso, você deve mexer rapidamente na hora de juntar o macarrão com o creme e ter atenção para evitar o cozimento excessivo ao colocar a água do cozimento.
A massa carbonara é um prato de sabor muito intenso, já que conta com a presença do queijo Parmigiano Reggiano Galbani e da pimenta-do-reino. Por isso, ela harmoniza bem com vinhos mais encorpados e estruturados. Alguns exemplos são o branco Chardonnay e o tinto Merlot. Ao servir o espaguete à carbonara em um jantar especial, vale também apostar em entradinhas como biscoitos de parmesão ou torradinhas.