Queijo fundo direito Queijo fundo direito
À moda brasileira

Farfalle com Pesto de Espinafre

29 de outubro de 2024

Por Gigi Vilela

Farfalle com pesto de espinafre
Duração

20 minutos

Porções

2 pessoas

Produtos

Manteiga sem sal pote
Queijo Parmesão Ralado

Ingredientes

Modo de preparo

  1. Coloque a massa para cozinhar em água fervendo com sal grosso.
  2. Para o molho: O ideal é usar um pilão para preparar o pesto, isso vai liberar os óleos essenciais e deixar o sabor ainda mais delicioso. Se não tiver um pilão, ao usar o liquidificador, coloque uma pedra de gelo, isso vai diminuir a temperatura das hélices e evitar que as ervas fiquem amargas.
  3. Antes de usar o espinafre, faça o branqueamento. Isso vai deixá-lo mais verde e eliminar os antinutrientes.
  4. Branqueamento: Coloque água com sal numa panela. Assim que ferver, mergulhe o espinafre e deixe por 2 minutos. Depois escorra e está pronto para usar.
  5. No pilão, comece amassando os alhos com o pinhão e o sal, em seguida, adicione os outros ingredientes e bata até ficar na consistência desejada.
  6. Numa panela, coloque duas colheres de manteiga Galbani e em seguida o farfalle, que deve estar ao dente. Misture o molho e vá colocando água do cozimento da massa aos poucos para que o molho fique mais cremoso e crie aderência na pasta.
  7. Finalize com Queijo Parmesão Ralado Galbani.

Uma ode à inovação

 

Mas pesto não é de manjericão? O que faz um espinafre nessa receita?

 

“Non cambiare mai le ricette italiane”. Jamais mudar uma receita italiana. Esta foi a primeira frase que aprendi em italiano. Dá para imaginar por quê, não é mesmo?

 

O pesto é original de Gênova, conhecida por ter o melhor manjericão do mundo, o porto mais famoso da Itália e a origem do jeans. Tem também uma infinidade de pinheiros, de onde vem uma frutinha, prima do nosso pinhão, o pinoli, raro e caro aqui no Brasil. Foi por isso que substituí por pinhão na receita.

 

Se um americano, Levi Strauss, usou o tecido “blue jeans”, do francês “bleu-de-Gênes” (azul de Gênova), para criar o jeans, por que não poderíamos usar os nossos ingredientes para criar um pesto inspirado no original, não é mesmo?

 

Essa é uma ode às metamorfoses da vida. Aos que mergulham na origem em busca de um novo destino. Por isso, nada melhor que um prato de farfalle (borboletas).

Queijo fundo esquerdo

Produtos

Queijo fundo direito