24 de outubro de 2024
Macarrão à putanesca preparado com massa fusilli e molho de tomate feito com alho refogado no azeite, pimenta calabresa e manteiga extra com sal. Finalizado com Parmigiano Reggiano ralado, azeitonas pretas e alcaparras.
O macarrão à putanesca é uma deliciosa invenção da culinária italiana. Acredita-se que ele tenha surgido em meados do século XX em Nápoles. Existem algumas versões que explicam a origem do prato, apesar de não haver um consenso sobre a sua verdadeira história. Uma das principais teorias diz que o termo “spaghetti alla puttanesca” seria algo como “macarrão à moda das prostitutas”. Segundo essa hipótese, o molho putanesca teria sido inventado pelas prostitutas italianas que recebiam os marinheiros.
Além disso, muitos acreditam que o prato teria sido inventado por ficar pronto em pouco tempo, sendo assim uma receita bem prática. Existe ainda a teoria de que o termo “ puttanesca” seja uma referência à frase “qualche puttanata”, que significa “qualquer besteira”. Quem acredita nessa história afirma que o molho teria sido criado a partir de um improviso, o que teria originado esse nome.
A massa utilizada no macarrão à putanesca pode ser variada, mas normalmente opta-se pelo espaguete ou pelo penne. Além do macarrão, existem dois ingredientes indispensáveis no molho putanesca: azeitonas e alcaparras. A anchova também pode ser utilizada no preparo dessa receita. O tomate, alimento típico da culinária mediterrânea, também está sempre presente no macarrão à putanesca. Receita leva também alguns temperos especiais, como cebola, alho e pimenta calabresa.
O segredo para fazer um bom macarrão à putanesca está no tempo e na ordem dos ingredientes. Comece refogando o alho com azeite em uma frigideira para, em seguida, adicionar o tomate pelati. É importante esperar cerca de 5 minutos até colocar o resto dos ingredientes: manteiga, sal e pimenta.
A manteiga no preparo do molho putanesca é importante porque ajuda a dar uma encorpada. Esse ingrediente evita que o molho fique muito líquido e o torna mais cremoso, tornando a textura final do prato mais interessante e saborosa. A Manteiga Galbani com Sal é deliciosa e possui a consistência perfeita para deixar qualquer molho mais encorpado. Uma dica final é adicionar um pouco da água do próprio cozimento do macarrão na hora de misturá-lo com a massa.
O grande diferencial do macarrão à putanesca está nas azeitonas e nas alcaparras. Por isso, não deixe de salpicar esses ingredientes após colocar o macarrão com o molho no prato fundo. São eles que vão proporcionar o verdadeiro sabor do macarrão à putanesca. Uma boa sugestão é também salpicar um pouco de Parmigiano Reggiano. O queijo é um dos alimentos mais consumidos na gastronomia italiana e costuma ser adicionado em uma grande variedade de receitas. No macarrão à putanesca, ele acrescenta uma maior intensidade ao paladar e proporciona uma textura diferenciada ao prato.
O Parmigiano Reggiano Galbani possui o selo DOP (Denominação de Origem Protegida), indicativo de que foi produzido apenas pelos produtores autorizados por lei a fabricar esse queijo na Itália. Ele conta com um delicioso sabor intenso, marcante e levemente adocicado, garantindo um toque especial ao macarrão à putanesca.