21 de novembro de 2024
Macarrão ao pesto de manjericão servido com massa tipo espaguete. Molho pesto preparado no liquidificador com manjericão fresco, pinoli, azeite e parmesão.
O macarrão ao molho pesto é um clássico da culinária italiana apreciado no mundo todo. Com seu sabor refrescante e aromático, o molho garante um toque rico e diferenciado para massas variadas. O molho pesto foi criado na cidade de Gênova, na Itália, região conhecida pela grande produção de ervas, já que possui um clima apropriado para o cultivo. Assim, o pesto surgiu como uma forma de valorizar sua planta típica local: o manjericão, que dá a tradicional cor verde do molho.
A receita se expandiu para o mundo todo e, hoje em dia, pode ser usada em diversos pratos. Saladas, filé de frango, sanduíches, pizzas e muitos outros preparos ficam deliciosos quando acompanhados do refrescante molho pesto. Apesar de combinar com tantas receitas, ele é usado principalmente com massas, como o tradicional macarrão espaguete italiano.
Veja também: Farfalle com Pesto de Espinafre: receita deliciosa para inovar
O segredo para fazer molho pesto no liquidificador ter um bom resultado é bater os ingredientes na ordem certa e em velocidade baixa. Primeiro, deve-se bater o azeite, o Grana Padano Galbani ralado e o pinoli (ou nozes) até triturar bem. Em seguida, você deve adicionar o manjericão com 2 pedras de gelo, o que é importante para o manjericão não oxidar. Tudo isso deve ser triturado em velocidade baixa e com intervalos. Esses cuidados são fundamentais para evitar o aquecimento do molho, processo que pode acabar oxidando o manjericão.
O manjericão é a grande estrela do macarrão ao molho pesto, mas os outros ingredientes também têm papéis importantes para garantir o resultado final. O Grana Padano, por exemplo, ajuda a dar maior intensidade ao paladar. Esse queijo italiano traz um sabor marcante e, ao mesmo tempo, delicado. Por isso, garante um toque especial ao molho pesto sem “roubar a cena” da refrescância do manjericão. Além disso, o grana padano tem seu próprio toque de frescor que o torna ainda mais perfeito para a receita de macarrão ao pesto. O queijo parmesão e o pecorino também são boas alternativas.
O Queijo Grana Padano Galbani apresenta o selo DOP (Denominação de Origem Protegida), indicativo de que foi importado pelos produtores italianos autorizados a fabricar esse produto. Sua textura é elástica e seu gosto é bastante delicado e intenso, garantindo uma grande riqueza de sabores ao paladar.
Veja também: https://galbani.com.br/dicas/grana-padano-5-formas-de-usar-o-queijo-italiano-em-receitas/
Como o macarrão ao pesto de manjericão é bem natural e possui um sabor refrescante, é importante ter cuidado na hora da harmonização com vinhos. Rótulos muito intensos e encorpados podem não favorecer o aroma e paladar desse prato típico italiano. O vinho branco Sauvignon Blanc é uma boa escolha para acompanhar o macarrão ao pesto, pois conta com notas herbáceas que harmonizam com o manjericão. Dentre os vinhos tintos, a dica é apostar em rótulos que também apresentam aromas de ervas, como o Carmenère.