20 de dezembro de 2024
Nhoque italiano de batata cozido e servido com molho bolonhesa preparado com carne moída, passata de tomate, legumes e a casca do queijo Parmesão Galbani. Finalizado com queijo Parmesão Galbani ralado.
Para o molho:
Finalização:
O nhoque à bolonhesa é um dos pratos da culinária italiana mais famosos mundialmente. A massa cilíndrica feita de batata combina muito bem com o molho, preparado com passata de tomate e carne moída, além de outros ingredientes especiais. Tanto o nhoque quanto a bolonhesa são duas receitas bem antigas que surgiram na Itália. Acredita-se que o nhoque tenha sido inventado ainda na Roma Antiga, mas era preparado apenas com farinha de trigo e água. Já o tradicional nhoque de batata surgiu no norte da Itália a partir do século XIX.
O molho bolonhesa, por sua vez, foi inventado por volta do século XVIII. Ele recebe esse nome pois foi criado na cidade de Bolonha, também no norte da Itália. A receita oficial de molho bolonhesa foi registrada oficialmente em 1982 na Câmara de Comércio de Bologna pela Academia Italiana de Cozinha. Não se sabe exatamente quando a mistura de nhoque à bolonhesa surgiu, mas a combinação com certeza deu certo. A maciez da massa com a intensidade do molho criam uma deliciosa explosão de sabores ao paladar, o que explica seu sucesso no mundo inteiro até hoje.
Veja também: Nhoque da fortuna dia 29: conheça essa tradição italiana que traz dinheiro
O primeiro passo para preparar um verdadeiro molho à bolonhesa para nhoque é escolher a carne adequada. Na receita original, era utilizado apenas o diafragma bovino, mas como se tratava de uma carne difícil de encontrar, novos cortes do boi começaram a ser aceitos. Hoje em dia, o mais comum é apostar no patinho ou acém moído.
Depois de preparar a carne com cebola e alho, deve-se adicionar os outros ingredientes que fazem parte da receita de bolonhesa: cenoura, salsão, folha de louro, passata de tomate e casca de queijo parmesão. Após misturar e temperar bem, o molho precisa ficar cozinhando por cerca de 20 minutos. Nas receitas mais tradicionais, ele pode passar até 3 horas no fogo. Depois que o molho bolonhesa estiver pronto, é só servi-lo com o nhoque de batata, criando assim uma refeição super completa e deliciosa.
Veja também: Como fazer nhoque de batata: passo a passo simplificado
Por que colocar a casca do queijo parmesão na panela se depois precisa retirá-la antes de servir? Essa parte do queijo também é repleta de sabor e, quando adicionada na receita, transfere o gosto e aroma para o molho bolonhesa. Isso ajuda a torná-lo ainda mais rico e especial. Porém, a casca do queijo parmesão também é extremamente dura e, por isso, praticamente impossível de comer. Por isso, você deve removê-la da panela antes de servir o molho. O queijo já vai ter feito seu papel de dar mais sabor para a bolonhesa, então não há problema nenhum em retirá-lo da panela.
Além de deixar o molho com um toque especial, o queijo parmesão também pode ser usado na finalização do nhoque à bolonhesa. Nesse caso, ele precisa estar ralado. Basta salpicar o queijo parmesão por cima do nhoque à bolonhesa para deixar o resultado bem mais bonito e delicioso graças ao seu sabor especial.
O Queijo Parmesão Galbani, marca nº1 de queijos na Itália, apresenta uma crocância deliciosa que promove uma experiência gastronômica mais rica ao paladar. Seu sabor é intenso e levemente adocicado, promovendo um gosto marcante para qualquer receita, como a de nhoque à bolonhesa.
O nhoque à bolonhesa é uma massa de molho mais robusto. Por isso, o ideal é apostar em vinhos que sejam mais encorpados e tenham maior acidez. Os tintos, como o Cabernet Sauvignon e o Syrah, são os mais indicados para esse prato. O Malbec e o Carmenére também combinam bastante com o molho à bolonhesa.