13 de dezembro de 2024
Panetone salgado de Parmesão Galbani preparado com farinha de trigo, fermento biológico, ovos, óleo e sal.
É impossível pensar em Natal e não lembrar do panetone! A sobremesa é um clássico da ceia em muitos países da América do Sul e da Europa. Seu sucesso é tão grande que ele tem diferentes versões: panetone clássico, panetone salgado, chocotone… mas você sabia que a receita pode ter surgido a partir de um erro na cozinha? Segundo uma lenda, o panetone foi criado por acidente pelo ajudante de cozinha Toni, que trabalhava na corte do duque de Milão, Ludovico Sforza, no final do século XV
Durante a véspera de Natal, seu chef pediu que ele tomasse conta do forno onde um bolo estava sendo assado, já que estava ocupado com outras coisas. Porém, Toni estava muito cansado pelo trabalho exaustivo e acabou deixando o bolo queimar. Desesperado, o ajudante de cozinha sacrificou o próprio fermento natural que tinha guardado para sua ceia familiar e começou a adicionar ingredientes para tentar salvar a receita.
Após misturar farinha, açúcar, ovos, passas e frutas cristalizadas, chegou a uma massa bem fofinha e doce. Em uma reviravolta, o duque Ludovico e toda a corte adoraram a receita, que passou a se chamar “Pan de Toni” (“O Pão de Toni”) e, futuramente, panetone. Existem outras teorias sobre a origem do panetone, mas não se sabe ao certo qual é a verdadeira história do panetone.
Veja também: Culinária italiana: conheça as diferenças entre as regiões Norte e Sul do país
A receita original de panetone é doce, mas existe sua versão salgada. Ao invés de frutas cristalizadas, é utilizado queijo parmesão, sal e um pouco de açúcar. O verdadeiro “panetone salato” de origem italiana é feito com uma massa doce, sem recheio e com queijo parmesão. Apesar da diferença nos ingredientes, também é bem macio e fofinho. Caso queira, você pode apostar em recheios variados, como calabresa e presunto.
O panetone salgado é uma ótima alternativa para quem não é tão fã de doce e quer inovar na receita clássica. Outra vantagem é que ele fica delicioso tanto como sobremesa quanto uma entradinha, além de ainda poder ser aproveitado no café da manhã do dia 25 de dezembro.
Veja também: Italianos comem massa todo dia?
Quer saber como fazer um panetone e não sabe por onde começar? Fica tranquilo, pois é mais simples do que parece! A primeira dica para o panetone caseiro perfeito é começar batendo ovos, açúcar, fermento, leite, óleo e água no liquidificador. Os ingredientes mais sólidos (farinha e sal) devem ser misturados em uma tigela à parte. Apenas quando estiverem incorporados, é hora de jogar a mistura líquida aos poucos na tigela, sempre esperando a farinha absorver bem para adicionar mais.
O descanso é outra etapa importante no processo de como fazer panetone. Depois de bater a massa com a colher por 5 minutos, cubra a tigela e deixe-a descansar por cerca de 40 minutos em temperatura ambiente. Esse tempo é importante para que a massa do panetone salgado cresça e tenha seu sabor desenvolvido. Após esse período, é hora de incluir o queijo Parmesão Galbani, mexer bem e jogar a mistura nas formas de panetone. A dica final é deixar que a massa descanse por mais 30 minutos antes de colocar no forno. A massa deve assar por cerca de 40 minutos a 200ºC, mas cheque se ela está grande e douradinha antes de tirar do forno. Além disso, espere esfriar totalmente antes de servir seu saboroso panetone salgado caseiro!
O queijo parmesão no panetone salgado é o toque especial que o torna tão diferente e gostoso. Esse tipo do laticínio já é naturalmente mais salgadinho, além de ter um sabor mais intenso. Ele também tem um leve toque adocicado, o que o torna perfeito para a massa do panetone salgado, que precisa ter essa dualidade de doce e salgado.
Na hora de preparar sua receita, aposte no Queijo Parmesão Galbani, marca nº1 da Itália. Ele apresenta uma textura crocante e intensidade bem acentuada. Além disso, tem um sabor fresquinho, salgado e levemente amanteigado, ideal para o preparo de panetone salgado.
Veja também: Como escolher queijo parmesão no supermercado?
Por ter um formato arredondado, muitas pessoas acabam fazendo bagunça na hora de cortar o panetone, mas existe um truque que torna mais fácil! Primeiro, coloque o panetone caseiro na horizontal em um prato grande ou tabuleiro. Depois, pegue uma faca de pão e retire a parte de cima. Então, siga cortando no mesmo sentido em fatias grossas (com cerca de dois dedos). Depois disso, você terá cerca de seis rodelas. Para aumentar o rendimento, corte cada uma delas como se fosse uma pizza de oito fatias. Assim, você terá muito mais pedaços de panetone caseiro cortados de forma prática e sem bagunça.