21 de novembro de 2024
Parmegiana de carne preparado com bife de filé mignon empanado na farinha de trigo, farinha de rosca e ovo, frito no óleo e levado ao forno para gratinar com molho de tomate e Queijo Mussarela Galbani. Acompanhado de uma massa tipo fettuccine na manteiga com Queijo Parmesão Galbani.
Para massa:
Para o parmegiana de carne:
O parmegiana de carne é uma receita muito popular no Brasil. O prato traz uma combinação de filé mignon à milanesa, molho de tomate e muito queijo, resultando em uma refeição suculenta e deliciosa. Muitas pessoas acreditam que o bife à parmegiana é uma invenção da culinária italiana, mas você sabia que ele surgiu no Brasil? Sua origem possui uma forte influência da Itália, já que foi inspirado nos famosos pratos alla parmegiana criados na cidade de Parma. Essas receitas ganharam fama no país europeu pela deliciosa finalização com molho de tomate e queijo.
Na Itália, a versão mais famosa é a berinjela alla parmegiana, mas rapidamente novas receitas foram surgindo em todos os cantos do mundo. Os imigrantes italianos no Brasil trouxeram esse prato delicioso e os brasileiros logo fizeram questão de fazer sua própria versão. Assim, mais precisamente no estado de São Paulo, surgiu o bife à parmegiana. Uma curiosidade é que, apesar desse prato estar sempre presente nos restaurantes italianos do Brasil, ele não é encontrado na Itália. Por lá, você só consegue comer outros pratos alla parmegiana ou o bife à milanesa, mas não os dois juntos.
Veja também: Italianos comem massa todo dia?
O primeiro passo de como fazer parmegiana de carne é preparar o bife à milanesa – e é exatamente aí que muitas pessoas erram. Para que a receita dê certo, é importante ter muita atenção na hora de empanar. Primeiro, deve-se passar o bife de filé mignon na farinha de trigo. Ela vai ajudar a absorver um pouco da umidade, fazendo com que o ovo cole com mais facilidade. É por isso que o segundo passo é justamente passar o bife enfarinhado nos ovos. Nessa etapa, o importante é escorrer bem o excesso. A terceira e última etapa é passar o bife na farinha de rosca ou farinha panko. Ela é a responsável por dar aquela crocância saborosa na receita final. Seguindo essa ordem, você consegue fazer uma parmegiana de carne suculenta e deliciosa.
O diferencial da parmegiana de carne é sua finalização com molho de tomate e queijo. A dica é colocar parte do molho em uma travessa antes dos bifes e depois adicionar mais um pouco por cima, banhando todos os filés.
Na hora de escolher o queijo para a receita de parmegiana de carne, a dica é apostar no queijo mussarela. Seu sabor é delicado e suave, complementando o frescor do molho de tomate e contrastando com a intensidade do filé mignon. Além disso, a mussarela é um queijo que derrete com grande facilidade. Por isso, é sempre uma boa pedida para finalização de receitas, já que o prato não fica tanto tempo no forno.
O Queijo Mussarela Galbani já vem preparado em fatias leves e soltinhas, ideais para colocar por cima da parmegiana de carne. Ele traz um sabor fresco, leve e suave, garantindo um toque de delicadeza para essa receita especial.
Veja também: Conheça os principais tipos de queijo italiano
A parmegiana de carne pode ser consumida com vários acompanhamentos, como arroz e batata frita ou macarrão. Para quem é fã da gastronomia italiana, vale a pena apostar em uma massa fresquinha e deliciosa, como o fettuccine. Você também pode incrementar a refeição com uma salada verde ou legumes gratinados. Para beber, um prato que leva carne e massa sempre pede um bom vinho!
A receita de parmegiana de carne com massa harmoniza muito bem com vinhos tintos e equilibrados, como o Chianti ou o Corbelli Sangiovese. Rótulos com notas frutadas, como o Malbec e o Cabernet Sauvignon também são ótimas escolhas, pois conseguem complementar os sabores da mussarela e do molho de tomate ao mesmo tempo que harmonizam com a textura da carne empanada.