24 de outubro de 2024
Pizza romana preparada com uma massa de pizza caseira feita com farinha de trigo, fermento instantâneo seco, açúcar, sal, azeite e água. Coberta com mussarela, tomate cereja, pesto de manjericão e folhas de manjericão.
A pizza romana leva esse nome justamente porque é uma invenção que surgiu na cidade de Roma, na Itália. Apesar disso, ela não é considerada exatamente uma pizza tradicional. Na verdade, a versão romana – também chamada de pinsa – é a precursora da pizza que conhecemos hoje. Um dos seus principais diferenciais é que ela leva azeite ou óleo na massa, o que proporciona maior crocância.
Além disso, as bordas não são tão altas. A massa da pizza romana é bem macia por dentro e super crocante por fora. Normalmente, a pinsa passa por um longo período de fermentação e pode ficar descansando até mesmo de um dia para o outro. Por isso, se preferir, você pode reproduzir essa receita e deixar a massa repousando por mais tempo. Assim, consegue uma deliciosa pizza romana de longa fermentação.
Um outro fator determinante que faz qualquer um reconhecer logo de cara a pizza romana é seu formato. Ela não é redonda, como a versão mais tradicional que conhecemos: a pizza romana é retangular. Na hora de preparar essa receita, tenha certeza de encontrar uma assadeira neste formato, como a de 31cm x 21cm. Uma dica é untar a forma como um fio de azeite para evitar que a massa grude. Além disso, tenha o cuidado de espalhá-la apertando com os dedos. Não tente ficar esticando muito a massa porque isso pode acabar fazendo com que ela volte para o tamanho que tinha antes de descansar e crescer.
A pizza romana pode levar uma variedade de recheios mas, como um bom prato italiano, a dica é sempre apostar em ingredientes mais frescos. Afinal, o uso de alimentos leves e naturais é uma característica comum nas receitas da Itália. O pesto de manjericão traz uma grande refrescância para a pizza romana, além de uma cremosidade ao paladar. Essa erva é tradicional na Itália e, por isso, muito apreciada em sua culinária. O tomate cereja é outro ingrediente típico da pizza romana – e de praticamente qualquer prato que tenha surgido na Itália.
Por fim, o queijo mussarela é o toque especial desse prato. Essa versão do laticínio é mais levinha, o que a torna perfeita para combinar com o sabor refrescante do pesto de manjericão. Além disso, a mussarela derrete com mais facilidade. Assim, é sempre uma das principais escolhas para receitas de recheio de pizza. O Queijo Mussarela Galbani, marca nº1 de queijos na Itália, possui um sabor bem suave e delicado. Ele tem a textura super macia e fica delicioso quando derretido no forno por cima da massa de pizza romana.