24 de outubro de 2024
Risoto de camarão preparado com camarão cinza fresco temperado com suco de limão, alho, sal e pimenta do reino a gosto. Risoto preparado com arroz arbóreo, vinho branco, cebola, manteiga, Grana Padano e caldo de legumes. Finalizado com Grana Padano ralado e cebolinha picada.
O risoto de camarão é mais um dos deliciosos presentes que a culinária italiana ofereceu para o mundo. A receita de risoto é muito antiga e acredita-se que tenha surgido no século XI, na região da Lombardia, norte da Itália. O arroz arbóreo é a base deste prato – o que ajuda a entender porque o risoto também é tão consumido no Brasil. Durante o preparo, o arroz é cozido com cebola e banhado com caldo e vinho branco. O risoto pode ser apresentado em uma grande variedade de versões. O risoto de camarão é um dos mais famosos por contar com esse fruto do mar de sabor tão marcante e delicioso.
Nessa receita, primeiro é preciso preparar o arroz arbóreo com caldo de legumes, cebola, vinho branco e queijo Grana Padano. É importante ter paciência para adicionar os ingredientes na ordem correta e ficar sempre de olho para chegar no ponto ideal. Já o camarão deve ser grelhado com muito cuidado em uma frigideira em fogo alto. Após o fim da receita, basta servir o risoto em um prato e adicionar os camarões por cima, lembrando ainda de finalizar com Grana Padano ralado e cebolinha picada. O risoto de camarão é uma opção deliciosa para servir em um jantar especial a dois ou com os amigos.
Para adicionar um sabor especial e adicionar sofisticação à receita, o Grana Padano é um dos queijos mais indicados para risoto. Ele é um queijo duro, granuloso, de sabor marcante e irresistível. Ao mesmo tempo que é intenso, traz delicadeza ao paladar – combinação muito elegante! Assim como o arroz para risoto, o queijo é um ingrediente clássico da culinária italiana e pode entrar na receita de risoto incorporado ao preparo e na finalização. O Grana Padano combina com receitas de massas e risotos, justamente por proporcionar mais intensidade para a receita, mas sem predominar o sabor da comida.
O Grana Padano Galbani, marca nº1 de queijos na Itália, apresenta o selo DOP (Denominação de Origem Protegida). Ele é um indicativo de que o produto foi fabricado na Itália apenas nas regiões autorizadas por lei a produzir esse queijo. O Grana Padano Galbani passa por um longo processo de maturação de pelo menos 9 meses e apresenta um alto padrão de qualidade. Seu sabor é delicado, marcante e possui a intensidade acentuada de um autêntico Grana Padano italiano.
O vinho é um componente importante na hora de preparar o risoto de camarão. Durante o cozimento, ele faz o arroz liberto mais amido. Com isso, a receita fica bem mais cremosa. Mas qual vinho usar no risoto de camarão? O ideal é optar por rótulos brancos e secos. Eles ajudam a equilibrar a acidez do prato ao mesmo tempo que evidenciam os sabores dos ingredientes. Os vinhos brancos Chardonnay e Sauvignon Blanc são ótimas escolhas na hora de preparar o risoto. Além de combinarem com o arroz em si, eles conseguem harmonizar com o camarão. Por serem vinhos brancos bem encorpados, também harmonizam bem com o queijo Grana Padano.
Veja também: O que harmoniza com queijo grana padano? Confira as melhores bebidas