2 de dezembro de 2024
Tábua de frios com queijo Parmesão Galbani, Grana Padano Galbani, queijo camembert, geleia de amora, queijo gorgonzola, grissini, rabanete, ricota, queijo burrata, sal grosso, pêra e pimenta calabresa.
Seja em uma reunião de amigos, no Natal, Ano Novo ou em qualquer outro tipo de confraternização, a tábua de frios chique é sempre uma boa ideia! A combinação de queijos e acompanhamentos é sofisticada, criativa a ponto de agradar muitos paladares e proporciona petiscos fáceis de comer enquanto os convidados colocam a conversa em dia.
Dentre as inúmeras formas de preparo, a tábua de frios chique e bem incrementada é uma das mais buscadas para ocasiões especiais, como jantares e Dia dos Namorados. Para começar, o ideal é apostar em ao menos 4 tipos de queijos com diferentes texturas e sabores. No caso dos acompanhamentos, vale a pena investir em ingredientes menos comuns no dia a dia e que sejam fáceis de combinar com os queijos, como rabanete e broto de agrião. O grissini – famoso biscoito de palitinho – é um clássico das tábuas de frios chiques e que combina bastante com pastas e creme de ricota. Dentre as frutas, a pêra traz um sabor suave e delicado para a tábua de queijos.
Quer deixar sua tábua de frios chique? Então aposte nos queijos italianos! Eles são conhecidos por seus sabores bem marcantes e desenvolvidos, além de passarem por minuciosos processos de produção. Por isso, trazem sofistacão, elegância e, é claro, muito sabor. O parmesão é um queijo italiano muito conhecido no Brasil, então vale a pena incluí-lo na tábua de frios. Seu sabor é fresco e levemente adocicado, além de ter uma crocância deliciosa.
Se quiser ainda mais sofisticação, vale apostar no Grana Padano. Esse queijo italiano passa por no mínimo 9 meses de maturação e apresenta um sabor intenso, marcante e levemente frutado. A ricota, por outro lado, tem um gosto mais suave e uma textura bem macia, trazendo um bom contraponto. Camembert, gorgonzola e burrata são outros queijos italianos que complementam bem a tábua de frios chique.
Veja também: Qual queijo usar na tábua de frios?
Para deixar sua entrada ainda mais sofisticada, a dica é apostar em produtos de alta qualidade. Com os queijos Galbani, marca nº1 da Itália, você traz um pouquinho da culinária italiana diretamente para sua tábua de frios. O Queijo Grana Padano Galbani passa por um período de 12 meses de maturação e apresenta o selo DOP, que indica que foi importado diretamente dos produtores italianos autorizados a fabricar o produto. Com produção 100% artesanal, seu sabor é delicado e levemente adocicado.
Já o Queijo Parmesão Galbani de produção nacional apresenta uma crocância deliciosa que proporciona uma explosão de sabores, além de contar com uma intensidade acentuada ao paladar.
Veja também: 10 pratos para ter uma verdadeira experiência gastronômica na Itália
Queijos e vinhos é uma combinação que não tem erro e ainda traz maior sofisticação para a tábua de frios chique. A dica para uma boa harmonização é escolher rótulos que equilibram os sabores dos ingredientes, proporcionando um gosto mais intenso, saboroso e harmônico no paladar. Como a tábua de frios chique leva vários tipos de queijos, é importante apostar em mais de um rótulo para garantir uma experiência gastronômica completa.
Os vinhos brancos são sempre uma aposta segura pois combinam com qualquer tipo de queijo, principalmente os mais leves, macios e frescos. O Chardonnay, por exemplo, fica delicioso com a ricota, enquanto os brancos da uva Cabernet Sauvignon são perfeitos para o camembert.
Já os vinhos semiduros, duros e/ou de sabores mais intensos harmonizam bem com vinhos tintos mais encorpados. O queijo parmesão, por exemplo, combina com rótulos frutados, como o Lambrusco. Já o grana padano tem seu sabor evidenciado quando combinado com os tintos da uva Cabernet Sauvignon, assim como o gorgonzola.
Veja também: Qual queijo harmoniza com vinho Merlot?